Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15785
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVENTURIERI, Leonardo Vieira-
dc.date.accessioned2023-06-29T16:03:10Z-
dc.date.available2023-06-29T16:03:10Z-
dc.date.issued2023-01-26-
dc.identifier.citationVENTURIERI, Leonardo Vieira. Diálogos Atemporais de Música e Imagem: Ressignificando a obra de Clemente Ferreira Júnior (1864-1917). Orientadora: Líliam Cristina Barros Cohen. 2023. 351 f. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2023. Disponível em:https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15785. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15785-
dc.description.abstractIn the present thesis, ‘Timeless dialogues between music and image: resignifying Clemente Ferreira Júnior’s work (1864-1917)’, the author aims to promote a dialogue between Clemente Ferreira Júnior’s work (his great grandfather), composer, pianist and conductor, with his own work, considering epistemologies in the study of music and image. The author presents a historical summary, presenting an overview of the composer’s sociocultural surroundings, subsequently making an analysis of his pianistic work, utilizing an semiologic and semiotic perspective (musical and visual), aiming do unveil creative (poietic) and perceptive (estesic) aspects, considering its covers, the musical object and a few historical aspects. Develops, therefore, a musical product as a result of the epistemological and phenomenological dialogue, the Imaginary landscapes catalog, throughout artistic and compositional processes (“transmelodies” e “pictoscores”), transforming and resignifying Clemente’s work, to be released in parallel as this thesis. The author aimed to establish, therefore, a transdisciplinary artistic and epistemological dialogue, combining musical semiology and semiotics, proposing an outline for a kinesthetic sign, grounded in different notions from various authors: Nattiez (1990), Molino (1990), Tarasti (1994).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2023-06-29T16:02:44Z No. of bitstreams: 3 Tese_DialogosAtemporaisMúsica.pdf: 434444667 bytes, checksum: 87a7f60b0c6a287fedf016f288488a65 (MD5) Catalogo_PaisagensImaginárias.pdf: 240462135 bytes, checksum: 3918ea3bd553cc3b8d819ed307777c9d (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2023-06-29T16:03:10Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Tese_DialogosAtemporaisMúsica.pdf: 434444667 bytes, checksum: 87a7f60b0c6a287fedf016f288488a65 (MD5) Catalogo_PaisagensImaginárias.pdf: 240462135 bytes, checksum: 3918ea3bd553cc3b8d819ed307777c9d (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-29T16:03:10Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Tese_DialogosAtemporaisMúsica.pdf: 434444667 bytes, checksum: 87a7f60b0c6a287fedf016f288488a65 (MD5) Catalogo_PaisagensImaginárias.pdf: 240462135 bytes, checksum: 3918ea3bd553cc3b8d819ed307777c9d (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2023-01-26en
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectSemiótica Musicalpt_BR
dc.subjectSemiologia Musicalpt_BR
dc.titleDiálogos Atemporais de Música e Imagem: Ressignificando a obra de Clemente Ferreira Júnior (1864-1917)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Artept_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.contributor.advisor1COHEN, Líliam Cristina Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0286644614789784pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7709391115834967pt_BR
dc.description.resumoNa tese “Diálogos Atemporais de Música e Imagem: Ressignificando a obra de Clemente Ferreira Júnior (1864-1917)”, o autor busca promover um diálogo entre a obra musical de Clemente Ferreira Júnior (seu tataravô), compositor, pianista e maestro, com a sua própria obra, considerando vias epistemológicas ligadas ao estudo da música e da imagem. O autor apresenta um apanhado histórico, com um panorama do cenário sociocultural do entorno do compositor, e realiza a análise de sua obra pianística, munido da perspectiva semiológica e semiótica (musical e visual), objetivando desvelar os aspectos criativos (poiéticos) e perceptivos (estésicos), ao considerar as capas das partituras, o objeto musical e alguns aspectos históricos. O estudo desenvolve, por fim, um produto musical, resultado do diálogo epistemológico e fenomenológico: o catálogo Paisagens imaginárias , que, através de processos artísticos e composicionais (“transmelodias” e “pictopartituras”), transforma e ressignifica a obra do compositor Clemente, lançado paralelamente à publicação da tese. O autor buscou estabelecer, ademais, um diálogo artístico e epistemológico transdisciplinar, que envolve estudos da semiologia musical e semiótica musical e propõe o esboço de uma teoria do signo sinestésico, munido de noções de autores de diversas áreas, como Nattiez (1990), Molino (1990) e Tarasti (1994).pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.subject.linhadepesquisaTEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTESpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoARTESpt_BR
Aparece nas coleções:Teses em Artes (Doutorado) - PPGARTES/ICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_DialogosAtemporaisMúsica.pdf424,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Catalogo_PaisagensImaginárias.pdf234,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons