Teses em Artes (Doutorado) - PPGARTES/ICA

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  • TeseAcesso aberto (Open Access)
    Processos criativos, interativos e autodeterminados: uma proposta pedagógica de intervenção no campo de saberes e práticas em Arte/música
    (Universidade Federal do Pará, 2024-10-23) SILVA, Silene Trópico e; DEFREITAS JÚNIOR, Áureo Déo; http://lattes.cnpq.br/9902320223569217; SILVA, Joel Cardoso; COSTA, Lucian José de Souza Costa e; TOURINHO, Ana Cristina Gama dos Santos; http://lattes.cnpq.br/6918547599708778; http://lattes.cnpq.br/5400506440871336; http://lattes.cnpq.br/9544709180409048
    Esta tese compreende a associação entre participação, envolvimento e engajamento com a motivação para o movimento estético de um processo criativo, interativo e autodeterminado para interferir no aprendizado musical e no desempenho escolar de 17 estudantes de Arte/música do Ensino Médio. O objetivo geral é compreender como a motivação para a vivência de um movimento estético no desenvolvimento de um processo criativo, interativo e autodeterminado no Campo de Saberes e Práticas de Ensino de Arte/Música interfere na aprendizagem e no desempenho escolar de estudantes do Novo Ensino Médio. Os objetivos específicos são: descrever as principais implicações teóricas e práticas relacionadas tanto à vivência do movimento estético, à criatividade, à interatividade e à motivação autodeterminada em Arte/música quanto à estruturação de uma proposta pedagógica de intervenção e uma pesquisa quase-experimental; analisar a motivação para a vivência do movimento estético de um processo criativo, interativo e autodeterminado a partir do encaminhamento de uma proposta pedagógica de intervenção em Arte/música e por intermédio de uma pesquisa quase-experimental e refletir sobre a motivação para a vivência do movimento estético de um processo criativo, interativo e autodeterminado desenvolvido em campo por meio de uma pesquisa quase-experimental. Os resultados mostraram a mudança da motivação que antes era controlada para autônoma após a nossa intervenção. A autonomia do estudante para autorregular seu comportamento foi modificada do estágio introjetado para o identificado. O envolvimento e o engajamento passaram do estágio externo para o introjetado, sendo parcialmente autônomo após a intervenção. A análise dos resultados sugere que a prática pedagógica pautada no diálogo criativo e autodeterminado pode contribuir para aumentar a autonomia e a autoestima do estudante, mas também convida o/a professor/a para repensar a necessidade de modificar o ambiente de ensino para torná-lo mais democrático, solidário e transparente. Dessa forma, é possível concluir que a motivação para a vivência do movimento estético do processo artístico, fundamentada em diálogos criativos e interativos, pode incentivar outros/as professores/as a aperfeiçoar seus conhecimentos musicais, melhorar a qualidade e a equidade do ensino e da aprendizagem em Arte/música. Isso inclui, inclusive, mobilizar a reflexão sobre como torná-lo mais justo e relevante para os estudantes de música do Ensino Médio na formação acadêmica e continuada de docentes de Arte/música.
  • TeseAcesso aberto (Open Access)
    Da rosa salta gafanhoto: trânsitos entre kata pessoal e poesia corpórea
    (Universidade Federal do Pará, 2023-01-20) PINHEIRO, Silvia do Socorro Luz; ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim; http://lattes.cnpq.br/5012937201849414; https://orcid.org/0000-0001-8277-5210; MENDES, Ana Flávia de Mello; SOUZA, Iara Regina da Costa; SANTOS, Adriana Maria Cruz dos; SANTOS, Mayrla Andrade Ferreira dos; http://lattes.cnpq.br/6144243746546776; https://orcid.org/0000-0002-4807-0775
    Esta é uma tese memorial que foi dividida em cinco livros, que tem como espaço de pesquisa o processo de criação da obra cênica Da Rosa salta Gafanhoto, assumindo-a como poética e metodologia da pesquisa, que transita pela dimensão feminina da Samurai, Gueixa e Criança Luz inerente à pesquisadora e suas relações com as poéticas corpóreas de cada uma delas. A pesquisa declara ser o gafanhoto que salta da rosa e assume como corpo da pesquisa esse salto que ele dá e se metamorfoseia nas três figuras femininas que aparecem na tese, as quais são fantasmas que orbitam à pesquisadora, ou fendas por onde o processo de criação se espalha. A poética e método investigativo usado na pesquisa, perpassa no processo de perceber a metamorfose da palha que ao secar e começar a morrer, se torna flexível, se enrola em flor para depois saltar em forma de gafanhoto. Alguma coisa que se desenrola, mas, primeiro ela seca e vai em direção à morte, seria uma metodologia da morte? Do perecimento? Uma poética do perecimento, um método poético de trabalho, mas, o que é isso? Um método de flexibilidade poética, onde contém o treinamento Kata pessoal, os três mascaramentos. Apresento como suporte teórico o conceito de pesquisa performativa que abraça essas proposições para os estudos práticos realizados e para a construção da escrita que emana das práticas da sala de trabalho. A pesquisa performativa aqui é entendida conforme os preceitos de Brad Haseman (2015). O condutor da pesquisa é essa metodologia poética flexível – Da Rosa salta gafanhoto -, onde a artista-marcial apresenta o conceito de autocriação, por assegurar que enquanto gera a obra vivencia muitos devaneios, indagações lugares vazios da artista marcial e afinamentos de coerência diante do mundo que a cerca e a si mesma, passando a autocriarse, sendo assim um processo de criação da obra e autocriação de si diante das diferenças de si.
  • TeseAcesso aberto (Open Access)
    O teatro precisa de teatro? territorialização, (des)territorialização e (re)territorialização do movimento teatral em Belém do Pará nas conexões e trânsitos periferia-centro-periferia (1980 a 2000)
    (Universidade Federal do Pará, 2023-06-29) FURTADO, Paulo Roberto Santana; ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim; http://lattes.cnpq.br/5012937201849414; https://orcid.org/0000-0001-8277-5210
    Esta tese investiga processos de (des)territorialização e (re)territorialização do movimento teatral contemporâneo de Belém do Pará, a partir da conexão e trânsitos periferia-centroperiferia de artistas e grupos. A reflexão crítica sobre o espaço-tempo e o movimento teatral na cidade de Belém – o teatro precisa do teatro? – pelo viés da geografia, utilizando como referências os teóricos que norteiam o entendimento do fazer teatral, Milton Santos, Marcos Aurélio Saquet, Valdir Roque Dallabrida, Rogério Haesbaert, Yi-Fu Tuan. O tema foi investigado a partir da problemática de que a natureza do lugar teatral é importante para se refletir o fazer teatral. Por ser artista e fundador do Grupo de Teatro PALHA, me metamorfoseei em cobra anfíbia, entre a água e a terra, trocando de pele e submergindo para tratar da trajetória dos artistas e grupos, suas experimentações cênicas e sua relação com o lugar da ação, periferiacentro-periferia e subjetividade do fazer, tempo e lugar. Todavia, precisei retornar à superfície e permanecer bastante tempo iriado para compreender o preço da profundidade e tentar especificar certos princípios de coesão que unificaram as imagens superficiais dessa trajetória. Vivida pelo tempo de fazer teatro e de seu reordenamento, a partir do amadurecimento de um fenômeno ainda definido de forma “tateante”, como globalização. Cujo objetivo maior, ao fazer a comparação, é o de procurar compreender um fenômeno contemporâneo que capturou a todos: o da aceleração do tempo histórico, pois falar das questões do tempo e da modernidade seria então refletir sobre como este processo influenciou e influencia o fazer artístico desses artistas e grupos, resistentes e sobreviventes. Dialogando com a filosofia teatral, a história do teatro e dos estudos teatrais, na linha das teorias e interfaces epistêmicas, em conexões Inter e transdisciplinares com outras áreas de conhecimento.
  • TeseAcesso aberto (Open Access)
    FENOMENOLOGIA TEATRAL: Da Crise ao Despertar de um Artista-Pesquisador
    (Universidade Federal do Pará, 2025-07-04) PARAGUASSU, Renan Delmontt Souza; MENDES, Ana Flavia de Melo; http://lattes.cnpq.br/6144243746546776
    A presente tese investiga a articulação entre experiência fenomenológica e metodologia poética na pesquisa em artes, a partir da perspectiva do pesquisador-artista. Inspirando-se na estrutura narrativa da Divina Comédia, o trabalho propõe uma travessia simbólica por territórios afetivos e conceituais que representam os principais desafios metodológicos enfrentados durante a criação artística. A problemática central reside na busca por uma metodologia em artes que reconheça e valorize a subjetividade, a poética e a complexidade da experiência vivida. Para isso, adota-se uma abordagem metodológica fenomenológica encarnada, que entrelaça escrita poética, análise crítica e experiências performativas. Cada capítulo simboliza a superação de um “pecado” — metáforas dos entraves enfrentados no percurso criativo — e propõe deslocamentos conceituais progressivos, culminando na formulação de sete conceitos originais: Nutrição Cênica, Economia Generosa da Cena, Desarme Cênico, Dramaturgia Flutuante, Desejo Criador, Atuação como estado de ser e Atuação Coletiva. Os resultados evidenciam que a integração entre fenomenologia teatral e escrita poética não apenas gera uma metodologia singular, como também permite a emergência de uma consciência criadora expandida. Conclui-se que a pesquisa em artes pode constituir-se como prática estética e epistemológica, e que o método, ao invés de ser uma fórmula fixa, pode assumir forma viva, relacional e aberta.
  • TeseAcesso aberto (Open Access)
    ONDE ESTÁ AQUELE POVO BARULHENTO? Uma etnografia musical para compreender os corinhos pentecostais da Assembleia de Deus em Maracanã-PA.
    (Universidade Federal do Pará, 2024-01-31) LUZ, Jefferson Aloysio de Melo; COHEN, Líliam Cristina Barros; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784
    Neste trabalho, de cunho etnomusicológico, o autor lança um olhar sobre suas memórias com o objetivo de compreender a natureza, significados, função litúrgica e estruturas musicais dos corinhos pentecostais no culto. Através de uma cartografia da memória mesclada a uma abordagem autoetnográfica. os caminhos percorridos atravessaram as noções de acustemologia, de Feld (2015, 2020) conjugada a doutrina do Ethos musical (SILVA, 2019; GROUT e PALISCA, 2007), conectada a noção mito fundador (SALDANHA, 2018), levando em conta a trajetória do movimento pentecostal e da Igreja Assembleia de Deus na história (FRESTON, 1994; MATOS, 2006; OLIVEIRA 2013), além de buscar entender a dinâmica icônica dos elementos rituais na liturgia pentecostal que conduz o crente à experiência de entusiasmo religioso (STEPHENSON, 2019; ALBRECHT, 1999). Sua conclusão é de que os corinhos pentecostais são elementos estruturantes da liturgia pentecostal dispostos entre elementos litúrgicos fixos a fim de dinamizar o caminho até o entusiasmo ou êxtase religioso, que é o alvo principal da espiritualidade pentecostal; e que a simplicidade da estrutura, contornos musicais e das letras configura uma estratégia de conversão simbólica que transmuta os valores e crenças fundamentais da fé pentecostal em ícones sonoros rituais para realizar função análoga a um dos ícones medievais.
  • TeseAcesso aberto (Open Access)
    DIVINA CASA: Arte, ancestralidade e pertencimento nos espaços sagrados da Festa do Divino de Dona Benedita no Quilombo Urbano Liberdade
    (Universidade Federal do Pará, 2025-04-04) SILVA, Adriana Tobias; LEAO, Ana Claudia do Amaral; http://lattes.cnpq.br/3091200390689592
    “DIVINA CASA: arte, ancestralidade e pertencimento nos espaços sagrados da Festa do Divino de Dona Benedita no Quilombo Urbano Liberdade” é uma pesquisa realizada a partir das possibilidades de interpretar e imagens da Festa do Divino Espírito Santo em análise dos espaços e de suas hierarquias de acordo com os rituais que ali acontecem. Neste sentido tento o que seja além de mera análise de imagens, mas uma autoescrita, do meu eu, minha tia-avó a partir do lugar que fazem esse rito. É uma escrita que parte de uma ausência que venho preenchendo com imagens não vividas enquanto minha avó estava viva e que, agora, as vivencio por meio do meu olhar atravessado por uma pandemia. Escrevo pelas minhas ancestrais, em especial minha tia-avó, caixeira da Festa, por mim e por outras mulheres que não puderam dar continuidade em seus ofícios para uma nova geração, por conta do racismo religioso. Neste trabalho, parto da escrevivência da escritora Conceição Evaristo e faço das minhas fotografias um diálogo entre minha tia-avó e eu dos espaços imaginários, físicos e aqueles que são redesenhados com propósitos ritualísticos. É uma tese sobre ancestralidade e pertencimento de exaltação da história de uma mulher negra, mineira e avó de todos. Reescrevo vozes que não puderam se expressar a partir de um ensaio fotográfico, com base em meu olhar e falas dos participantes e realizadores da Festa do Divino no Bairro da Liberdade, o maior Quilombo urbano do Brasil.
  • TeseAcesso aberto (Open Access)
    Políticas públicas educacionais para o ensino de música na educação básica: Múltiplas vozes sobre o ensino de música na rede municipal de educação de Belém do Pará.
    (Universidade Federal do Pará, 2025-06-16) SILVA, Társilla Castro Rodrigues da; SILVA, Jessika Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/7731127373088878; FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de; http://lattes.cnpq.br/9902320223569217
    As políticas públicas educacionais, responsáveis por garantir que mais pessoas tenham acesso à educação e promover medidas para corrigir distorções sociais, podem assegurar um ensino de qualidade em um país com dimensões continentais, mas não é tarefa fácil. O ensino de música na escola pública de ensino regular tem percorrido caminhos de descobertas frente às novas realidades que se apresentam no cenário educacional atual. Assim sendo, ainda há uma efervescência de pensamentos acerca de como trilhar um “novo” caminho da educação musical, que rumos estão sendo dados à educação musical na escola e como nós, pesquisadores, pretendemos contribuir para o direcionamento desse ensino. A tese defendida é que há múltiplas interpretações sobre o ensino de música na escola, as quais afetam a prática e impedem possibilidades de políticas públicas para a efetivação dos direitos ao respectivo ensino, especificamente em Belém do Pará. Portanto, o objetivo geral desta pesquisa é analisar a inserção da música nas escolas públicas da rede municipal de educação em Belém do Pará, a partir das concepções das múltiplas vozes, agentes do ensino de música. O referencial teórico utilizado para fundamentar as discussões desta pesquisa abrangeu: a) A análise de políticas educacionais à luz da Abordagem do Ciclo de Políticas de Bowe et al. (1992) e Ball (1994) proposta por Mainardes (2006); e b) As políticas educacionais da legislação brasileira vigente sobre o ensino de música nas escolas de educação básica. Trata-se de uma pesquisa Exploratória, com abordagem quanti-qualitativa, com procedimento de Pesquisa Estudo de Caso. Quanto ao local de realização, foi Pesquisa de Campo em que houve coleta dados e análise documental, entrevista semiestruturada e questionário. Como técnica de análise de dados, foi aplicada análise de conteúdo e estatística de Análise Exploratória de Dados, também chamada de Descritiva Básica. Os resultados encontrados abordaram as concepções da Secretaria Municipal de Educação, do NACE e dos Professores de Arte da Rede Municipal de Educação de Belém que foram analisadas junto ao ciclo de políticas educacionais. A análise do ensino de música nas escolas públicas de Belém do Pará revelou tanto avanços quanto desafios. As Diretrizes Curriculares da SEMEC buscam qualificar e diversificar a educação musical, com professores efetivos da rede e projetos musicais no contraturno, além de oficinas com mestres tradicionais. No entanto, a falta de infraestrutura adequada, recursos materiais e mais professores limitam a implementação plena da disciplina. A criação da Escola Municipal de Artes de Belém (EMAB) enfrenta dificuldades políticas, e muitos professores atuam de maneira polivalente, o que contraria as diretrizes curriculares. Portanto, considera-se que a falta de valorização institucional e a descontinuidade das políticas públicas dificultam a consolidação do ensino de música nas escolas. A pesquisa sugere que, para superar esses desafios, é necessário garantir uma formação inicial e continuada robusta, valorizar as tradições culturais locais e adaptar o currículo ao contexto regional. O ensino de música deve ser tratado como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento crítico e cultural dos estudantes, além da urgência de regularização de concursos públicos e promoção de políticas públicas educacionais mais consistentes.
  • TeseAcesso aberto (Open Access)
    Travessia: Do íntimo ao político: A memória como agente de resistência na produção de livro de artista
    (Universidade Federal do Pará, 2025-03-21) GIUSTI, DESIREE COSTA; MANESCHY, ORLANDO FRANCO; http://lattes.cnpq.br/6198572031091761
    Esta tese memorial-poética investiga o atravessamento de fronteiras geoartísticas, compreendendo tanto deslocamentos físicos de Paris para Belém, quanto deslocamentos simbólicos das narrativas íntimas às políticas, a partir de uma abordagem autoetnográfica. A pesquisa articula memória, saudade, paisagem e fotografia na construção de um livro de artista, no qual a materialidade do suporte se torna um campo expandido para experimentações poéticas e visuais. O diálogo entre o fazer artístico e a reflexão teórica se estabelece por meio de autores como Susan Sontag, que discute a fotografia como escrita do tempo, Orlando Maneschy, que pesquisa e produz arte contemporânea na Amazônia, Paes Loureiro, que reflete sobre a estética amazônica e a memória cultural, Elaine Arruda, que explora o livro de artista como campo de experimentação, e Monique Malcher, cuja escrita atravessa territórios afetivos e políticos da Amazônia. A esquisa também dialoga com a obra de François Soulages, que trata das fronteiras geoartísticas. O conceito de livro de artista é explorado em sua potência narrativa e visual, inserindo-se na tradição de obras que ressignificam o objeto livro enquanto suporte de memória e experimentação estética.
  • TeseAcesso aberto (Open Access)
    Mercado do artesanato brasileiro: Aspectos socioeconômicos em um paralelo com as artes e seus sistemas
    (Universidade Federal do Pará, 2024-01-26) GOMES, Paulo Henrique de Oliveira; SOUZA, José Afonso Medeiros; http://lattes.cnpq.br/6045766440369156
    O mercado do artesanato brasileiro ainda é um segmento que recebe pouca atenção do campo de estudo acadêmico, principalmente na área das artes. Normalmente os olhares acadêmicos voltados a esse segmento recebem enfoque mais voltado aos campos da economia e do desenvolvimento. A tese, resultado dessa pesquisa, busca ampliar esse olhar, considerando a natureza interdisciplinar, na qual está inserida a atividade de produção e circulação das obras artesanais no contexto brasileiro, e criar um quadro que estimule uma visão multidisciplinar sobre esse fenômeno, mostrando onde se conectam arte, economia, mercado, desenvolvimento e políticas públicas. A pesquisa foi desenvolvida por meio de investigação fenomenológica, considerando ainda, a complexidade própria do tema. Assim sendo, tem como objetivo apresentar um quadro sistematizado das relações do artesanato com o mercado de obras e produtos e, também, mostrar como esse mercado conecta diversos aspectos e campos de estudo como: Artes, Economia e desenvolvimento Social, procurando identificar situações nas quais essas áreas são reconhecidas e de que forma elas atuam em conjunto. Para isso, foram utilizadas diversas ferramentas para se obter as respostas mais esclarecedoras para cada caso com o objetivo de responder questões que exploram a relação do mercado do artesanato com a produção e circulação das obras, assim como os impactos e reflexos dessa cadeia em aspectos da vida social e no processo criativo dos artesãos. Desse modo, a pesquisa também apresenta e analisa algumas políticas públicas que atuam para o desenvolvimento, sistematização e fortalecimento do setor. Além disso, indicar pontos que aproximam e que distanciam esse mercado do outro, o da arte contemporânea, também fazem parte da abordagem. Portanto, essa pesquisa apresenta números, dados e fatos relacionados ao tema por meio de experiências postas no Brasil, buscando apresentar o cenário de forma atualizada trazendo, sempre que possível, a percepção dos agentes envolvidos nesse circuito e apresentando casos aplicados que atuam diretamente na dinâmica desse mercado.
  • TeseDesconhecido
    MULHER-CASA-CIDADE: A(fia)ções performáticas de uma artista fronteiriça-jurunense-afro e indígena religiosa- ‐feminista em escrituras com escritoras brasileiras em um olhar periférico a partir da Amazônia paraense
    (Universidade Federal do Pará, 2022-08-29) BARROS, Ana Carolina Magno de; SARÉ, Larissa Latif Plácido; http://lattes.cnpq.br/3313460196086035
    Este memorial pretende compreender o caminho (a)fiado no projeto de doutorado “MULHER-CASA-CIDADE: a(fia)ções performáticas de uma artista fronteiriça-jurunense-afro e indígena religiosa-feminista em escrituras com escritoras em um olhar periférico a partir da Amazônia paraense”, no qual propus três a(fia)ções performáticas, isto é, ações performáticas (TAYLOR: 2013) alinhavada pelas categorias de pensamento mulher-casa-cidade interseccionalizadas (AKOTIRENE: 2018) por uma artista que compreende literatura feminina nacional a partir de uma experiência periférica em deslocamento e criação entre mundos, centros e periferias e fia suas próprias teias. A imagem que agencia a poética é a da aranha, um devir que transita por imagens arquetípicas ocidentais, mas que tem como referências primeiras a africana Ananse (DEUS: 2019) e ameríndias como Kokyang Wuhti (MULLET: 1979) e Buhpu (KEHÍRI; PÃRÕKUMU: 1995) presentes nas três ações-séries-obras.
  • TeseAcesso aberto (Open Access)
    Práticas educativas em artes visuais e as questões ambientais na Escola Bosque
    (Universidade Federal do Pará, 2024-10-30) FONSECA, Nelia Lucia; MAGALHÃES, Ana Del Tabor Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0310909316607481; BRITTO, Rosangela Marques de; http://lattes.cnpq.br/3188863381591509; https://orcid.org/0000-0001-9458-3515
    A presente tese tem como temática o ensino/aprendizagem da Arte em diálogo com o meio ambiente, tendo como objeto de pesquisa as práticas educativas em Artes Visuais articuladas ao eixo ambiental. O objetivo geral é analisar como estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) da Escola Bosque, em Outeiro (Belém-PA), revelam, por meio de seus processos de criação artística, o tema do meio ambiente e seus desdobramentos. A pesquisa fundamenta-se no contexto sociopolítico regional e nacional, também influenciados pela crescente preocupação mundial com as mudanças climáticas, com o desmatamento da Amazônia, com a expressiva produção de resíduos sólidos nos centros urbanos e com a poluição dos oceanos por microplástico; considerando esse cenário, propõe caminhos que se fundamentam na pedagogia freireana e na transversalidade das questões ambientais, com ênfase na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A metodologia adotada possui enfoque qualitativo e descritivo, tendo sido utilizados, como instrumentos de coleta de dados, diário de bordo, questionários aplicados via Google Forms, blog, planos de ensino e de aula com experiências artísticas, estéticas e culturais, além de documentos oficiais, como o Estatuto e o Projeto Político Pedagógico da Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira (Funbosque), bem como diretrizes do Ministério da Educação (MEC) e da Secretaria Municipal de Educação de Belém (Semec). Durante a pesquisa, foram analisados os materiais artísticos produzidos pelos(as) alunos(as) da EJAI e pela professora, como fotografias, pinturas, desenhos e vídeos, a fim de compreender como são produzidos registros por meio de dispositivos técnicos para expressar as marcas territoriais do ambiente em que vivem, investigando se essas criações apontam para linhas de fuga frente às formas e formatos vigentes ou se apenas refletem clichês visuais. É importante destacar que as aulas ocorreram no contexto da pandemia de Covid-19, em 2021, o que exigiu uma revisão das formas de ensinar e aprender Arte, considerando os desafios impostos pelo cenário pandêmico. Esses desafios demandaram resistência e criatividade para superar as dificuldades didático-pedagógicas, socioeconômicas e sanitárias do período.
  • TeseAcesso aberto (Open Access)
    Caminho Sonoro: O corpo em escuta performativa
    (Universidade Federal do Pará, 2024-12-01) AMÉRICO, Waléria.; MANESCHY, Orlando Franco; http://lattes.cnpq.br/6198572031091761; https://orcid.org/0000-0001-8917-1348
    O Caminho Sonoro trata da relação do corpo e paisagem usando o deslocamento como espaço de criação artística. O corpo diante do horizonte de rio-floresta teve como objetivo desenvolver sonoridades na duração do caminho. Procedimentos de escuta da paisagem sonora, desenhos de partituras e colaborações com pessoas e seres da natureza compõem as performances ou transmissões sonoras. A reflexão parte da escrita de partituras experimentais entre lugares e a prática de escuta da paisagem sonora ao norte do Brasil, na capital Belém, localizada no estado do Pará. A experiência do corpo no território amazônico floresceu para ações de arte em ressonância com a espécie árborea Samaúma.
  • TeseAcesso aberto (Open Access)
    COM QUANTOS NARIZES SE FAZ UMA PALHAÇA BEIJA FLOR? O desvelar dos modos de ser e de existir de Aurora Augusta.
    (Universidade Federal do Pará, 2024-09-17) CORRÊA, Suani Trindade; ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim; http://lattes.cnpq.br/5012937201849414
    Esta pesquisa de doutoramento em Artes se insere no campo epistemológico da Comicidade, especialmente da Palhaçaria, esgarçando os modos de ser e de existir de minha persona palhacesca – Aurora Augusta, no intuito de desvelar sua ânima palhacesca, isto é, seus estados, temperaturas, características. Ao esgarçar o olhar sobre Aurora Augusta, lanço-me em um escarafunchamento da dualidade existente entre mim, a atriz, e ela, palhaça. Ao mergulhar nessa pesquisa, sou lançada em um campo de investigação que me faz pensar na seguinte questão: que persona é essa que eu trago comigo, que é o próprio espelho de mim, mas que reflete diferente? Hipoteticamente inquieta, vislumbro que nas fricções existentes neste emaranhado atriz-palhaça, Aurora Augusta mantém seus próprios traços, uma ânima própria, seja em cena ou fora dela. Mas Aurora é um ente, uma persona que já nasceu comigo, herança familiar ou foi/vem sendo construída ao longo dos meus processos artísticos? No desfiar da pesquisa que se apresenta movente e afetiva, clownverso com vários estudos teóricos, artísticos e literários, numa bricolagem de saberes epistêmicos, mas principalmente da Palhaçaria: Marton Maués (20212; 2004), Romana Melo (2016), Alessandra Nogueira (2009), Alana Lima (2019), Marcelo Colavitto (2016), Alice Viveiros de Castro (2005), Andréa Flores (2020; 2019), Ana Elvira Wuo (2016), Rodrigo Robleño (2015), Ricardo Puccetti (2009), Renato Ferracini (2003) Wládia Correia (2020); da atuação cênica do Ator: Eugenio Barba (1994); da Ontologia do ser: David Lapoujade (2017), Jung (2002; 1984), Greganich (2010), Pedro Cesarino (2008); e da criação poética: Manoel de Barros (2018, 2022, 2023). Em termos metodológicos, lanço-me a trabalhar na dimensão da Bricolagem, procedimento cujo produto gerado mostra, de alguma forma, um pouco do que é o artista, a maneira como se comunica com o mundo, expondo seu universo, seu imaginário e sua capacidade de articular discursos distintos (Denzin e Lincoln, 2006). E ainda no desfiar da pesquisa, ancoro-me nas discussões de Sylvie Fortin (2009) ao tratar das contribuições da Autoetnografia para a pesquisa na prática artística. Aciono essa metodologia por enveredar pelo processo de composição e criação de Aurora Augusta, que vai incidir na minha prática artística. Logo, irei bricolar e autoetnografar meus procedimentos artísticos (junto com os Palhaços Trovadores), os escritos de poetas e literatos que fazem parte de minhas leituras e prazeres, as conversas com os parceiros de cena e de palhaçaria da cidade, além de escarafunchar os diários (impressos e virtuais) com as discussões de e sobre a minha palhaça, os álbuns de fotografias e relatos de família, amigos. Ao desvelar os modos de existência dessa palhaça chamada Aurora Augusta, que atua na Amazônia Paraense, deixo e comungo a contribuição que minha pesquisa de doutoramento trará para o campo das Artes, principalmente da Palhaçaria, principalmente no movimento da Palhaçaria e Comicidade feitas por mulheres palhaças que estão cada vez mais intenso. Portanto, esgarçar e desfiar as pesquisas sobre nossas palhaças é de extrema importância, política e historicamente falando.
  • TeseAcesso aberto (Open Access)
    Memórias das Artes Circenses de Rua em Belém-Pará
    (Universidade Federal do Pará, 2024-02-29) MARTINS, Yure Lee Almeida; MARTINS, Benedita Afonso; http://lattes.cnpq.br/6379814397024971
    Essa tese se propôs a pensar os artistas circenses de rua atuais da região metropolitana de Belém como sujeitos históricos, sujeitos da memória. Pessoas e artistas com uma origem e trajetórias catapultadas por artistas formados pelas primeiras turmas de escolas de circo do Brasil e da América Latina (“viajeiros”). Artistas circenses de rua que são a todo instante invisibilizados por optarem pela rua como palco principal. A escrita se segue como um estudo sobre memória, adotando a descrição da estrutura de um espetáculo de circo de rua. Em um primeiro capítulo pretende-se realizar uma discussão sobre memória e os lugares de memória circense na cidade de Belém como a Escola Circo Mano Silva. Destacar a peculiaridades das artes circenses recentes na cidade. Fazer uma contextualização de como o circo itinerante ganha uma nova roupagem através de artistas circenses de rua no Brasil e especificamente em Belém. Em um segundo capítulo tentarei apresentar em linhas gerais a permeabilidade de artistas, grupos e trupes na cidade de Belém. Destacar aspectos ímpares de se trabalhar com linguagens do circo na região como existência de trupes e circos não itinerantes. Destaco principalmente a análise de memórias e trajetórias de vida dos sujeitos envolvidos com o movimento cultural circense na cidade. Como o “Encontro Semanal de Malabares e Circo”, um impulsionador para os muitos artistas circenses locais. Bem como o “Palco aberto”, uma forma de formação de plateia para o circo de rua em Belém autogerida e comunitária muito importante para o desenvolvimento de movimentos, grupos e coletivos de arte de rua envolvidos com circo (como Circopaíba e Circo Nós Tantos). E por fim apresentar de forma mais pormenorizada a minha relação com o circo, minhas memórias complementadas por outras memórias, nossas poéticas e dramaturgias.
  • TeseDesconhecido
    O brega cibermórfico de Wanderley Andrade: pontos de inflexão no mercado musical contemporâneo
    (Universidade Federal do Pará, 2023-01-30) SAGICA, Frank de Lima.; CHADA, Sonia Maria Moraes; http://lattes.cnpq.br/1004865944722134
    A presente tese propõe investigar como se desenvolveram a produção, a circulação e o consumo da música durante e após o enfrentamento da pandemia ocasionada pelo vírus SARS-CoV-2, tendo como recorte etnográfico o cantor Wanderley Andrade, abordando com olhar interpretativo a sua produção, sua adaptabilidade e suas articulações nas principais plataformas digitais, que foram ferramentas rentáveis para o artista se manter no período de isolamento social imposto como forma de contenção do contágio e proliferação da COVID-19. Proponho focalizar o ponto de inflexão que demarcou as mudanças significativas na acepção mercadológica e posicional nas paragens digitais nos anos de 2020/2021, focalizando o surgimento e a aplicação de editais emergenciais e festivais culturais criados pelo Governo do Estado do Pará, que foram: Lei Aldir Blanc, Te Aquieta em Casa e Minha Banda na Cultura. Para isso, foi realizada entrevista com o artista da música, compositor, pesquisador, produtor musical e diretor do departamento de música da Secretaria de Estado de Cultura do Pará (SECULT) – Allan Carvalho. Todas essas medidas foram essenciais para a sobrevivência de muitos profissionais, contemplando não somente artistas, mas também outros profissionais da música, como roadies, iluminadores, técnicos de som, DJs entre outros. Mediante às transformações promovidas pelo avanço tecnológico, esta tese propôs um novo modelo conceitual-analítico, definido por mim como neopersona cibermórfica, utilizado para um melhor enquadramento teórico sobre o fenômeno do novo perfil identitário que transita nos ciberespaços, que tem a individualidade afetual, o nomadismo virtual e a metamorfose identitária, particularidades estas que dão sustentáculo para a construção de uma mentalidade que se metamorfoseia constantemente, em consequência do avanço tecnológico em constante fluxo, padrão representativo das sociedades contemporâneas. Pode-se inferir que o brega, além de sua concepção fundamentada como um ritmo, também compreende uma série de conflitos, de relações sociais e de poder; de oposições frente às classes dominantes; de adaptações que foram feitas em contrapartida às novas tendências musicais surgidas ao longo da história. Nesse sentido, Wanderley Andrade é o estereótipo perfeito dessa mutação cibermórfica, evidenciada ao longo de toda a sua jornada como um artista brega, seja no ecletismo do seu repertório musical, na sua indumentária peculiar ou na fusão da estética local com a global. Esta proposição intelectual também tem a intenção de lançar um material que possa servir de base bibliográfica para futuras pesquisas que venham a se relacionar com aspectos voltados a uma suposta pós-modernidade cibernética. Foi utilizada como ferramenta metodológica a etnografia virtual, dado a dificuldade na recolha de dados de modo presencial, por consequência das medidas de isolamento do período pandêmico. O uso de novas tecnologias e mídias, as adaptabilidades do mercado da música, bem como a análise das particularidades cotidianas de uma sociedade em transição são temas caros a este estudo, tendo a etnomusicologia como chave elementar para elucidar os entremeios nos quais sojornam confluências e disrupturas, entre os quais: mercado musical, glocalização, tribalismo, tradição e tecnologia, temas estes que podem, consequentemente, trazer contribuições não apenas para o campo teórico como também para o âmbito cultural.
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    DATUM - Interface eletrônica como meio de expressão da experiência
    (Universidade Federal do Pará, 2023-10-27) CARVALHO, Márcio Lins de; SAMPAIO, Valzeli Figueira; http://lattes.cnpq.br/6142863342585522
    A presente tese aborda a experiência de criação de um jogo eletrônico (game, para dispositivos móveis, celulares) experimental chamado “DATUM” (trabalho em processo) desenvolvido a partir e durante o período do doutorado. Este escritos e seus anexos abordam três perspectivas diferentes e complementares: a primeira sobre as reflexões acerca do método e criação artística na academia; a segunda sobre as concepções teóricas derivadas da criação artística do jogo eletrônico; a terceira sobre os subprocessos e acasos do desenvolvimento do jogo; para além destes a tese também é composta pelo jogo em si. Levando essas persperctivas, a tese propõe experimentar a imagem, no sentido abstracional, usando uma dinâmica de construir constelações para incitar a projeção de imagens ao conectar estrelas; e o virtual com suas possibilidades interativas dentro de um espaço tridimensional.
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    A Existência das obras performáticas de Berna Reale e Lúcia Gomes nas coleções de Jorge Alex Athias e no Fundo Z - Casa das Onze Janelas em Belém do Pará
    (Universidade Federal do Pará, 2024-03-08) CABRAL, Marcela Guedes; LEÃO, Ana Cláudia do Amaral; http://lattes.cnpq.br/3091200390689592
    A presente pesquisa teve como objetivo compreender como se dá o colecionamento, em específico, a preservação das informações e da poética dos processos artísticos de caráter performático, por meio da aquisição e produção de documentação dessas obras, o que possibilita sua existência em diversos modos e sua entrada em acervos de coleções públicas e particulares. Como objetivos específicos tivemos: verificar a representação da informação intrínseca e extrínseca desses processos artísticos adotados pelas artistas e nas duas coleções estudadas; entender como se deu a aquisição das obras estudadas e qual o impacto desse procedimento na preservação das informações destas obras assim, investigar como a documentação, ou sua falta, permitiu, ou não, a preservação dos trabalhos artísticos de caráter efêmero, e verificar as perspectivas do colecionador e dos representantes da instituição sobre a presença de performances no acervo. Para observação empírica, a pesquisa se debruça sobre a obra de duas artistas paraenses que produzem expressivamente obras performáticas e sobre duas coleções, na cidade de Belém-PA, uma pública e outra particular - onde as das duas artistas obras foram expostas, a saber, Berna Reale e Lúcia Gomes na Coleção Fundo Z da Casa das Onze Janelas, pública, e na Coleção de Arte de Jorge Alex Athias, particular. Considerando que a obra de arte contemporânea de caráter performativo, a exemplo da performance e o do happening, desafiam os/as profissionais de museus em suas ações de preservação por meio da documentação das informações e das poéticas desenvolvidas pelos/as artistas, compreendemos que se faz necessária a investigação sobre as perspectivas desse tipo de preservação, com o apoio das enunciadoras do discurso da arte e das instituições, que produzem os discursos sobre arte. Deste modo, trata-se de uma pesquisa configurada como análise associativa de abordagem qualitativa. Parte- se de uma perspectiva teórico-empírica e associativa entre o processo de musealização da obra performática de duas artistas em duas coleções, sendo uma pública e outra privada. Envolve também observação in loco do processo documentado das artistas nas Coleções, bem como análise da documentação, informações intrínsecas e extrínsecas e os discursos sobre e das artistas. Também se recorre a entrevistas semiestruturadas com as artistas, com o colecionador e com os profissionais da Casa das Onze Janelas.
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    A encruzilhada de Zé Pelintra com três Mestres-Salas paraenses: por uma ancestralidade artística
    (Universidade Federal do Pará, 2024-02-26) GONÇALVES, Arianne Roberta Pimentel; SANTA BRÍGIDA JÚNIOR, Miguel de; http://lattes.cnpq.br/6889411521648199
    Esta pesquisa versa sobre a instauração poética da noção de Ancestralidade Artística assentada pelas dimensões encruzas entre Zé Pelintra – o grande ancestral malandro da Umbanda – e o Mestre-sala, emblemático artista do carnaval brasileiro de escola de samba, na relação mítica, sagrada e artística da espetacularidade ancestral do samba. É uma pesquisa-encruzilhada de construção epistemológica afrocentrada e de guerrilha decolonial que propõe desconstruções de perspectivas emolduradas e hierarquizadas estabelecidas ao corpo. Exu é o grande ancestral epistemológico, força transgressora e movente, a encruzilhada enquanto motriz de atravessamentos e a malandragem enquanto filosofia e poética dos homens-malandros pesquisados. Zé Pelintra e Mestre-sala são corpos encantados, homens da rua, do terreiro, do samba, assim denominados pela observação das diversas e profundas relações destes espaços-territórios em suas poéticas. A pesquisa apresenta uma iconografia própria, com símbolos e significados específicos atrelados aos fundamentos da Escrita Sagrada da Umbanda, os pontos riscados, e do riscado dançado dos mestres-salas Nando Elegância, Bené Brito e Fábio de Cássio, três “entidades”, negros, afro-religiosos, célebres mestres-salas do carnaval paraense, sujeitos-protagonistas da pesquisa que evidenciam a espetacularidade do riscado na Amazônia. A Metodologia-Etno-Encruza é uma instauração autoral da pesquisa, assentada pelo processo de escuta sensível do fenômeno, sustentada pela Etnocenologia, principal base teórico-metodológica e pelas imersões ancestres e criações artísticas da pesquisadora exuística enquanto mulher, mãe-artista-porta-bandeira.
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    Memórias da Educação Museal em Belém : Uma Cartografia de Experiências Plurais
    (Universidade Federal do Pará, 2024-01-31) LIMA, Janice Shirley Souza; SOUZA, José Afonso Medeiros; http://lattes.cnpq.br/6045766440369156
    A pesquisa detém-se nos processos de educação museal experienciados em diversos museus públicos de Belém/PA por mim – artista, professora, pesquisadora, gestora e técnica cultural. Ocorre numa cartografia dessas experiências, situando-me como profissional de museu, em diversos espaços museológicos de Belém/PA ao longo de trinta anos, especialmente no Museu de Arte de Belém (MABE), onde, além de exercer o cargo de técnica em assuntos culturais, na função de pesquisadora, atuei em sua gestão no período de 2017 a 2021. Teórica e metodologicamente, os processos cartográficos tratados por Deleuze; Guattari (1995; 1997; 2012) e Rolnik (2016), além de outros autores, são referenciados, valendo-me das noções mobilizadoras de rizoma, dispositivo de memórias, território e ritornelo, que compõem o seu vocabulário. Aciono três questões que orientam os percursos da pesquisa: Na desocultação e no tensionamento das políticas de estruturação e organização dos museus públicos, especialmente do MABE, qual o lugar da educação no museu? Que experiências podem fundamentar uma prática educacional em museus, capaz de enfrentar a hierarquização dos campos de conhecimento dos profissionais nesses espaços? Como decolonizar esse espaço museológico em processos de educação museal? A imagem-memória do pássaro mítico sankofa e a imagem-força da embarcação de Klinger Carvalho, obra de arte escultórica intitulada “Entre duas margens”, que compõe o acervo do MABE, são as linhas imaginárias de agenciamento que deslocam, conduzem e ancoram os processos de navegação cartográfica da tese, misturas de minhas leituras e experiências museológicas na composição de um mapa dessas práticas, em seus desenvolvimentos e devires. Esse mapa constitui-se em sete camadas cartográficas de nove capítulos, que, em virtude de sua elaboração rizomática, podem ser lidos de forma não sequencial, a partir de qualquer uma de suas partes, de traz para a frente ou do início para o final, à escolha da leitora, do leitor.
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    Corpos alterados: gesto, performance e paixão entre torcedores do Paysandu
    (Universidade Federal do Pará, 2023-07-03) COUTINHO, Lucienne Ellem Martins; CAMARGO, Giselle Guilhon Antunes; http://lattes.cnpq.br/2551648142775344; https://orcid.org/0000-0003-2662-8704
    A presente Tese tem como tema central a performance do torcedor apaixonado do Paysandu. No caminho que trilhei, trabalhei com a noção de “comportamento restaurado”, de Richard Schechner (2003); e com a ideia de “torcida como comunidade”, do antropólogo Roberto da Matta. Começo fazendo uma retrospectiva histórica do futebol, mostrando sua evolução, desde a Idade Antiga até os dias atuais, quando passa a ser regido por regras e caracterizado como esporte. Os dados históricos acerca da chegada do futebol em Belém do Pará foram coletados nas obras de Gaudêncio (2007) e Costa (2007). Aquino (2002) apresenta os primeiros indícios de uma prática semelhante ao que hoje se conhece como ‘futebol’; Zainaghi (1998) nos coloca em contato com os primórdios do futebol no Brasil; Leal (2000) nos fala sobre a prática do Tsuchu (século II), considerada a mais antiga forma de jogo na China; Grisard (2003) discorre sobre o manejo da bola nos jogos; Brustolin (2008) lança um olhar sobre o futebol como um dos fenômenos sociais e culturais mais importantes do século XX; Carioba (2017) reflete sobre o lado sombrio do futebol enquanto prática elitista no século XIX. O coração do trabalho – descrição etnográfica das performances dos torcedores apaixonados do Paysandu – encontra se no capítulo intitulado ‘Domingo de Payxão’. Nele, levanto hipóteses de como nasceu a paixão do “maior e melhor” time de futebol da Região Norte – o Paysandu.