Teses em Artes (Doutorado) - PPGARTES/ICA
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Tese Acesso aberto (Open Access) O camelo, o leão e a criança que brinca: transmutações da busca de si em três atos-poéticos(Universidade Federal do Pará, 2019-04-05) MIRANDA, Michele Campos de; LIMA, Wladilene de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4769018199137074Este é um memorial poético composto por escritos intitulados “O Camelo, O Leão e A Criança Que Brinca: transmutações da busca de si em três atos-poéticos; e por uma obra cênica, Árvore de Mim. Igualmente os componho pelo desenho simbólico de uma árvore, me valendo dos estudos em minha árvore genealógica pela Metagenealogia (JODOROWSKY, 2009c), para resgatar minhas origens e transformá-las em poesia no espaço. Recupero nas raízes, as lembranças de minha infância, as memórias tão guardadas dentro. Ritualizo o (des)encontro de meus ancestres (as três linhagens que estão acima de mim, ou, a baixo, pois gosto de pensar que estou erguida em seus ombros); como tronco desta pesquisa-árvore apresento a construção da Dramaturgia do Si-mesmo, criada a partir de imagens-força, de arquétipos, mitos, estudos filosóficos, ritualísticos, místicos, alquímicos e pela ferramenta metafisica do Tarot, como aceso fundamental a criação e a abertura de consciência e conexão com quem somos. Nasce assim, como fruto da descoberta desta árvore uma Trilogia da Escuridão, na cria-ação de três atos-poéticos: Ritos (2011), Para você... (2014) e Árvore de Mim (2018). Que assinam um fazer artístico que se dá na realização lúdica de tudo que se encontrava escondido, e de repente irrompe o limite entre vida e o poético de forma bela e cruel por se dar no afeto, no compartilhar com o outro quem realmente somos e por isso se revela um fazer curativo.Tese Acesso aberto (Open Access) Minha viola é de buriti: uma etnomusicologia aplicada-participativa-engajada sobre a musicalidade no quilombo Mumbuca, no Jalapão (TO)(Universidade Federal do Pará, 2019-06-25) BONILLA, Marcus Facchin; CHADA, Sonia Maria Moraes; http://lattes.cnpq.br/1004865944722134Esta tese é resultado de uma pesquisa em Etnomusicologia Aplicada, uma pesquisa participante nos termos de Brandão (1999). O trabalho buscou, dentro de interesses comuns entre pesquisador-pesquisados, investigar a musicalidade e a Viola de Buriti produzida no quilombo do Mumbuca, localizado na região do Jalapão, no Estado do Tocantins. Entre as ações desenvolvidas, trabalhou-se para a viabilização do registro da Viola de Buriti como Patrimônio Imaterial junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Para tanto, foi produzido um inventário participativo com metodologia do IPHAN (2016) e um documentário audiovisual. Também como demanda do quilombo, foi criado um Caderno de Partituras com a transcrição das canções do quilombo e a produção de textos acadêmicos de escrita coletiva, envolvendo um grupo de pesquisadoras desse quilombo. A participação em editais de fomento à cultura que beneficiaram os sujeitos envolvidos foi outra ação que fez parte deste trabalho. A pesquisa foi inter e transdisciplinar, envolvendo a grande área das Artes, incluindo a Etnomusicologia e a Educação do Campo, área que fundamentou a metodologia adotada baseada nos princípios freirianos. A fundamentação teórica principal da tese foi a poética do próprio quilombo, considerando a indissociabilidade entre o intelecto e a sensibilidade (MAFFESOLI, 1998) - as músicas serviram de guia para a escrita do trabalho. Também nesse sentido, optou-se pela autoetnografia, baseando-se em Fortin (2009) e Aschieri (2018) como ferramenta de campo e na reflexão sobre os dados coletados. Além dos resultados para a comunidade, foi possível compreender que a musicalidade do quilombo possui aspectos que refletem uma resistência ao pensamento musical hegemônico, como do uso de estruturas modais, corporais e também no modo de pensar, como no tipo de raciocínio que classifiquei como intelorgânica musical, uma espécie de pensamento orgânico que imbrica necessidades estéticas com recursos naturais.Tese Acesso aberto (Open Access) Sons, textos e visualidades: arte e ativismo político na história de artistas ligados ao cenário do Rock paraense(Universidade Federal do Pará, 2019-10-10) SILVA, Jaddson Luiz Sousa; SOUZA, José Afonso Medeiros; http://lattes.cnpq.br/6045766440369156; SILVA, Joel Cardoso da; http://lattes.cnpq.br/6918547599708778No presente trabalho, o cenário do rock em Belém do Pará é abordado a partir de suas características sociais, culturais, artísticas e econômicas para, com isso, investigar como três artistas paraense foram formados cultural, política e artisticamente por ele, bem como, para entender também de que forma estes artistas fizeram deste cenário, a partir de suas vivências, o palco de suas atuações artísticas. Os artistas são: Alexandre Washington, Cosme Luiz e Marcos Moraes. O primeiro artista, que também atende pelo pseudônimo Joker Índio, desenvolveu uma forte ligação entre a sua participação no Movimento Anarco-Punk e a sua produção nas áreas da poesia, do fanzines, da performance e do vídeo-poema. O segundo artista, por sua vez, atuou enquanto cantor e compositor de uma banda de punk rock e hardcore chamada Sem Deus Nem Pátria, além de também ter trabalhado com teatro de rua, teatro de bonecos, e com performance. Já com relação ao artista Marcos Moraes, destaca-se que este também atuou enquanto músico e compositor em muitas bandas de rock em Belém, além de possuir uma fecunda trajetória na produção de fanzines, trabalhando, assim, com o desenvolvimento de textos e imagens em projetos que, a seu modo, articularam a sua vivência no Movimento Anarquista, no Movimento Anarco-Punk e a sua inclinação para o campo das artes. Desta forma, a atual pesquisa desenvolve uma análise interdisciplinar no campo da história da arte, articulando a história, a antropologia e a filosofia da arte no intuito de rastrear a contribuição destes artistas para a história social da arte em Belém do Pará. As fontes historiográficas que deram base para estas reflexões foram: relatos orais, os fanzines e panfletos feitos principalmente pelos artistas aqui estudados, assim como, as produções destes artistas, desde a escrita de poemas, até às vídeo-performances. Neste sentido, as fontes foram compreendidas enquanto documento/monumento e serviram de bases para as reflexões históricas por agora apresentadas. Já como principal base para as reflexões teóricas, a história social da arte e a relação entre história e biografia cederam contribuições importantes para o entendimento da forte ligação entre arte e vida no desenvolvimento de uma historiografia da arte que se estendesse para além dos cânones artísticos estabelecidos pelas academias e circuitos elitistas da arte.Tese Acesso aberto (Open Access) Mestres que criam: a produção do conhecimento no Mestrado Profissional em Artes no Estado do Pará(Universidade Federal do Pará, 2020-02-13) MENEZES, Joaquim Augusto Souza de; SILVA, Joel Cardoso da; http://lattes.cnpq.br/6918547599708778A tese analisa por meio da subjetividade e de forma narrativa, a produção do conhecimento no Mestrado Profissional em Artes, visando elaboração de referencial teórico que subsidie o fortalecimento de Política Educacional para a melhoria da Educação Básica. Para tanto foi necessário estudar e refletir, respectivamente, acerca das vinte e cinco produções textuais e produtos dissertativos; além de identificar um conjunto mínimo de diretrizes. A pesquisa foi de abordagem qualitativa na análise das vinte e cinco produções geradas pelos mestrandos das turmas de 2014 e 2016. Os referenciais teóricos estão embasados na Sistematização da Educação Brasileira. Os resultados dos estudos enfatizam que o Estado paraense, por meio das Universidades Públicas, pode e deve fortalecer os Programas de Pós-Graduações centrados na Educação Básica. E recomenda a necessidade de estudos futuros, tais como: identificar quais os cursos de formação profissionais necessários para a promoção do desenvolvimento dos municípios e das mesorregiões estudadas, tanto em nível de graduação e pós-graduação; analisar os impactos provenientes pela participação dos docentes no Curso de Mestrado Profissional em Artes; como também, avaliar a capacidade das Universidades Públicas do Estado do Pará em instalar o Curso de Mestrado Profissional em Artes, e outros Cursos de Mestrados Profissionais nas diversas mesorregiões do Estado do Pará.Tese Acesso aberto (Open Access) MOVE: um facilitador da pesquisa em música para estudantes com privações sensoriais, intelectuais e motoras(Universidade Federal do Pará, 2020-06-22) RODRIGUES, Jessika Castro; FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de; http://lattes.cnpq.br/9902320223569217A contemporaneidade indica a necessidade de promoção de suporte tecnológico de caráter inovador e relevante para melhorar condições de autonomia e independência de estudantes com privações sensoriais, intelectuais e motoras. Portanto, a pesquisadora objetiva investigar como a tecnologia assistiva pode facilitar o processo de pesquisa dos estudantes de música com privações sensoriais, intelectuais e motoras. Este objetivo se desdobra especificamente em dois, quais sejam: (a) Criar um protótipo como ferramenta de visualização estratégica do movimento de pesquisa para auxiliar estudantes de música com privações sensoriais, intelectuais e motoras no desenvolvimento de projeto de pesquisa; (b) Testar e avaliar a tecnologia de visualização estratégica do movimento de pesquisa para auxiliar estudantes de música com privações sensoriais, intelectuais e motoras no desenvolvimento de projeto de pesquisa. Para o alcance dos objetivos propostos, adotaram-se a Pesquisa Bibliográfica e a Pesquisa Experimental. A Experimental são os procedimentos para a criação, os testes e as avaliações do dispositivo protótipo. Foi realizado um projeto piloto − com estudantes do Curso de Especialização em Nível Médio da Escola de Música da Universidade Federal do Pará, bem como houve uma intervenção com estudantes de graduação em Licenciatura Plena em Música na Universidade do Estado do Pará e na Universidade Federal do Pará. Os participantes foram estudantes com privação sensorial, intelectual e/ou motora e sem privações. A aplicação dos Testes centrou-se na utilização da ferramenta de visualização estratégica do movimento de pesquisa MOVE para a construção do projeto de pesquisa pelos participantes. Os testes aconteceram em seis encontros e a avaliação se encaminhou de duas maneiras: (a) a primeira pelos estudantes participantes que responderam a um questionário utilizando a escala tipo Likert de 10-pontos, apresentando três justificativas e sugestões para avaliar a funcionalidade do dispositivo; (b) e a segunda foi a avaliação dos projetos de pesquisas em pares por juízes independentes que seguiram a escala para avaliação de projetos acadêmicos, dando nota na escala de 0 a 10 para cada item avaliado. Os dados coletados foram analisados quantitativamente e suas representações foram expressas por tabelas e gráficos, que foram comparados com a análise documental e serviram de suporte visual para projetar os resultados e suscitar reflexões e contribuições. Em geral, nota-se, nas respostas, que mais de 85% dos participantes Concordam Totalmente com o facilitador da pesquisa em música para estudantes com privações sensoriais, intelectuais e/ou motoras. O estudo revelou a importância fundamental da equipe multidisciplinar para obtenção de resultados eficientes. Foi observado que a facilitação promovida pela ferramenta MOVE geralmente esteve relacionada à dificuldade apresentada no perfil de cada estudante. A pesquisa confirmou que a ferramenta MOVE não exclui a necessidade de um orientador, mas oferece autonomia e independência para que o estudante organize as suas ideias a fim de manter a coerência e não fugir ao tema.Tese Acesso aberto (Open Access) Como Estrela és David: um Miguel da cor de breu(Universidade Federal do Pará, 2020-07-10) PUGET, Dayse Maria Pamplona; CHADA, Sonia Maria Moraes; http://lattes.cnpq.br/1004865944722134David Miguel dos Santos, compositor paraense nascido no bairro do Jurunas, em Belém do Pará, em 29 de dezembro de 1926, e falecido nesta mesma cidade, em 19 de fevereiro de 2000, é o objeto desta pesquisa. Este compositor foi um cronista do cotidiano e um cantador da periferia de Belém. Investigar os fatores que incidem no seu processo criativo a partir de uma perspectiva etnomusicológica foi o objetivo geral desta pesquisa. Os objetivos específicos foram: fornecer informações contextualizadas sobre este compositor, prover um catálogo comentado das suas obras, descrever o seu processo criativo e analisar os sambasenredo deste compositor. Para alcançar os objetivos propostos realizei levantamento bibliográfico, discográfico, imagético e audiovisual em diversos acervos; lancei mão de pressupostos da História Oral (entrevistas semiestruturadas, depoimentos e narrativas), interpretação e análises dos dados coletados e registrados, entre as quais: históricas, contextuais, cognitivas, estruturais, textuais e musicais, tendo como suporte teórico autores da Etnomusicologia e da Antropologia, entre outros, Béhague (1992), Blacking (2000), Merriam (1964), Nettl (2005) e Durand (2012). David Miguel, pela importância da sua obra, está inserido no lugar que lhe é de direito: a Música Popular Paraense.Tese Acesso aberto (Open Access) Poéticas Nômades: pesquisa-criação do espetáculo tentativa.doc 2.0 a partir de elementos da cena expandida e intermedial(Universidade Federal do Pará, 2020-07-27) FONSECA, José Flávio Gonçalves da; ALENCAR, Cesário Augusto Pimentel de; http://lattes.cnpq.br/0024366223698692Esta tese traz como questão central a feitura de um processo de criação cênica, onde o procedimento de investigação inclui considerações acerca do uso de elementos presentes na cena expandida e na cena intermedial como possibilitadores de um acontecimento teatral tecnopoético. A pesquisa entende a noção de tecnopoética consoante a sua delimitação conceitual, segundo o que se define como faculdade criadora obtida por meio da materialização de uma sensibilidade maquínica. Tal ideia tem por fundamentação as proposições de tecnoestética desenvolvidas por Gilbert Simondon e discutidas por seus comentadores, e por pressupostos os aspectos ontológicos da obra de arte técnica/tecnológica a partir da virada maquínica da sensibilidade ocorrida após a primeira revolução industrial. Em sequenciamento, o trabalho se contextualiza no campo de estudo das poéticas cênicas contemporâneas, especificamente dos modos de pesquisa fundamentados na prática, a exemplo da pesquisa performativa ou guiada-pela-prática – performative research - postulada por Brad Haseman, a prática como pesquisa - practice as research, defendida por Robin Nelson, tese-criação, por Sylvie Fortin e Pierre Gosselin e pesquisa-criação - recherche creation por Losco-Lena. Assim, a pesquisa busca desenvolver procedimentos e protocolos em torno da prática realizada, por meio da criação de uma materialidade tecnopoética, acompanhada de posterior análise. A esse propósito, voltou-se o olhar para a poética presente no objeto técnico, entendido não somente como o aparato maquínico, mas também como a própria obra de arte. Deste modo a obra intitulada tentativa.doc 2.0, resultante desse processo de pesquisa-criação apresentado, se circunscreve nos territórios híbridos da cena expandida e intermedial. Sua tecnopoética tem, como disparadora composicional, a noção de nomadismo em seus múltiplos sentidos: geográficos, estéticos e poéticos, onde os performers instauram um jogo entre eles próprios, entres eles e os objetos técnicos e entre eles, objetos técnicos e espectadores, construindo, com isso, uma experiência em cada indivíduo modula um ao outro, deflagrando com isso, nas palavras de Josette Fèral, uma performatividade da tecnologia. A empreitada se conclui na capacidade de o artista lidar com dispositivos digitais além dos seus estatutos usuais enquanto acessórios, indo ao alcance da ativação, desenvolvimento e trocas de percepções dentro de um composto eminentemente presencial, ainda, ou até porque, virtual.Tese Acesso aberto (Open Access) O lugar da arte na TV: caminhos possíveis e experimentações no programa circuito(Universidade Federal do Pará, 2020-09-04) ANDRADE, Ana Paula Dias; SILVA, Joel Cardoso da; http://lattes.cnpq.br/4443040797308636A Arte, campo de conhecimento fundamental para as sociedades humanas, funciona também como um indicador do grau de desenvolvimento destas. Pensar novas formas de fortalecer este campo e ainda torná-lo mais acessível ao público são grandes desafios, que encontram voz na presente pesquisa cujo objetivo é, entre outros, associar teorias do campo da Arte com o da Comunicação para propor novas formas de abordagem e espaços para a arte na televisão aberta. A aplicação dos conceitos é testada no programa Circuito, da TV Cultura do Pará, a fim de demonstrar como esta relação teórico-prática pode ser estabelecida em produtos televisivos. Inicialmente, é realizado um levantamento sobre as produções dedicadas ao campo da Arte na TV brasileira, contribuindo com um desenho da história destes formatos local e nacionalmente. Segue-se para o estudo e associação de teorias em: Crítica de Arte, Jornalismo Cultural, Edutenimento, Arte-Educação, Mediação em Artes, Televisão e Linguagem Audiovisual. Dentre as referências essenciais para esta pesquisa estão: Américo (2010), Argan (2010), Aumont (2012), Ballerini (2015), Barbosa (1999), Bourdieu (1996), Bucci (2000), Cauquelin (2005), Leal Filho (1998), Machado (2012), Moraes (2014), Nunes (2003), Piza (2003), Salles (2006), Venturi (2007), Walldén (2004). Das teorias surgem os pilares para a sustentação de conteúdos que, posteriormente são estudados no programa Circuito, assim como para o desenvolvimento do conceito de Arte-Edutenimento Televisivo. A pesquisa traz ainda uma fotobiografia do Circuito, disponibilizando um pequeno panorama das produções artísticas paraenses nos últimos cinco anos.Tese Acesso aberto (Open Access) O Auto do Santo Preto e a bênção das três fomes: a carnavalização-afeto das festividades jurunenses de São Benedito em Belém do Pará(Universidade Federal do Pará, 2020-11-06) CHAGAS, Eduardo Wagner Nunes; SANTA BRÍGIDA JÚNIOR, Miguel de; http://lattes.cnpq.br/6889411521648199Este trabalho traduz a imersão dos últimos dez anos de minha vida nos passos das muitas procissões, festas, ladainhas, alvoradas integrantes do complexo de eventos que compõem as festividades dedicadas a São Benedito, realizadas anualmente no bairro do Jurunas, em Belém do Pará, entre o fim do mês de julho e início de agosto. Imersão vivida na carne de um carnavalesco-etno-devoto, por meio da qual percebo essas festividades como práticas culturais espetaculares, possuidoras de um vocabulário simbólico requintado tendo função de linha que borda e une memórias, pertencimento, identidades, identificações, singularidades, em um único estandarte, burlando tensões sociais; ações sustentadas pelo que nomeio de carnavalização-afeto, conceito formulado à luz dos entendimentos de carnavalização, festa e afetos, a partir de Mikhail Bakhtin, Émile Durkheim, Michel Maffesoli e Davi Le Breton. Em seu horizonte epistemológico, o trabalho é construído sobre o vislumbre do mundo como texto, pela visão de Paul Ricouer, da antropologia interpretativa, de Clifford Geertz, das sociologias compreensiva e orgiástica, de Michel Maffesoli, e da antropologia das emoções, de Davi Le Breton. Em sua perspectiva metodológica, somada a seu horizonte epistemológico, o trabalho é produto etnocenológico, trazendo a própria vivência daquele que pesquisa como ferramenta do olhar, de onde emerge o conceito de espetacularidade e o vislumbre dessas festas como Práticas e Comportamentos Humanos Espetaculares Organizados. O trabalho, por fim, traduz-se na leitura burlesca do carnaval das escolas de samba, guiando a pesquisa das procissões beneditinas pelo olhar espetacular de um enredo de escola de samba, juntando, num mesmo bordado, pesquisa, vida artística e afetações que de mim e sobre mim emanam.Tese Acesso aberto (Open Access) Arte-Educação em psicologia: a educação musical no tratamento de depressão e/ou ansiedade(Universidade Federal do Pará, 2020-11-20) SOUSA, Maria Jucilene Silva Guida de; FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de; http://lattes.cnpq.br/9902320223569217O propósito deste trabalho parte da ideia-força de que Arte-educação e Psicologia podem ser aliadas no processo psicoterápico de determinados fenômenos relacionado ao comportamento humano. Tem a assertiva de que ao serem utilizadas, ambas não perdem sua importância frente ao objeto de estudo, isto é, sem que nenhuma seja descaracterizada, subjugada ou coisificada em função da outra, nem submetida a uma mera funcionalidade. O objetivo geral da pesquisa é analisar como a Educação Musical pode ajudar na qualidade de vida dos pacientes com depressão e /ou ansiedade. Para tanto, o problema de que norteou a pesquisa, é descrito da seguinte forma: como a Educação Musical pode ajudar no tratamento de pessoas com Transtornos de Depressão e/ou Ansiedade? Diante desse problema é possível entender que o exercício da Arte-educação pela Educação Musical não é uma tarefa apenas de Educadores Musicais, dentro das salas de aula, mas pode ser também de Psicopedagogos e Psicólogos, que trabalham na área da Saúde e que buscam se qualificar na área de Educação Musical, para aplicá-la nos contextos psicopedagógicos e psicoterapêuticos, por meio de objetivos claros e definidos na promoção de saúde individual e coletiva. O estudo demonstra como é possível aplicar a Arte-educação em Psicologia, num processo interdependente e dialógico, sem perda de sua essência, já que todas elas priorizam o sujeito em suas diferenças. Para tal consecução utiliza o método Fenomenológico que busca compreender um fenômeno e não necessariamente explicá-lo. Como tipo de pesquisa, esta tese é qualitativa e fez a pesquisa Teórico-aplicada, por meio da Observação Participativa em um laboratório de experimentação no Serviço de Psicologia e Psicopedagogia da Universidade Estadual do Maranhão, em São Luís-MA, para dois grupos de pacientes com transtorno de depressão e ou ansiedade: um para intervenção com atividades em Educação Musical e outro para testagem comparativa de resultados. Obteve como resultado, a constatação de que o grupo de pacientes, que teve atividades de Educação Musical no processo de intervenção psicológica e psicopedagógica obteve 100% de melhora comportamental, de acordo com os testes e reteste aplicados e com o parecer da equipe multidisciplinar de acompanhamento, enquanto o grupo de pacientes que não teve atividades em Educação Musical obteve somente 20% de melhora. Conclui, portanto que foi confirmado a hipótese inicial de que a Educação Musical contribui para minimização de transtornos depressivos e ou de ansiedade.Tese Acesso aberto (Open Access) Saburo (三郎)(Universidade Federal do Pará, 2020-12-16) ONO, Ricardo Harada; SAMPAIO, Valzeli Figueira; http://lattes.cnpq.br/6142863342585522O presente trabalho é fruto da pesquisa na linha de “Poéticas e Processos de Atuação em Artes”, assim, intenciona ser uma obra artística. Substanciação de um ato criativo, apresenta sua gênese embasada na interseção de diferentes camadas referenciais: história, memórias, emoções e afetos, conhecimentos técnicos e empíricos, enfim, diferentes componentes de meu universo cognitivo. O resultado se divide em dois volumes, o objeto-arte em si, que se revela por meio dos quadrinhos, e este memorial, que apresenta o modo de operação e os conceitos gerados pelas interseções destes planos/camadas. A obra, fruto do processo criativo, narra um período da vida de meu avô, dos anos que antecedem sua vinda para a Amazônia até seus últimos dias, possuindo, como pano de fundo, a história da imigração japonesa, e do grupo ao qual ele pertencia. Narra suas motivações e os desafios encontrados frente à adaptação no Brasil e, paralelamente, quais as consequências sobre a trajetória de sua descendência.Tese Acesso aberto (Open Access) Entre marujas e marujos: recortes sobre o vestir no culto a São Benedito em Bragança (PA)(Universidade Federal do Pará, 2021-01-07) BAENA, Graziela Ribeiro; LIMA, Wladilene de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4769018199137074O trabalho versa sobre o vestir no culto a São Benedito em Bragança, Pará. Em mais de 220 anos de existência o culto se configurou a partir de conflitos com a igreja católica oficial, mas sobretudo pelo esforço dos membros de uma Irmandade, fundada em 1798. Neste estudo a história da cidade, da Irmandade e do culto são o pano de fundo para uma pesquisa sobre indumentária e da importância do aspecto vestimentar nos diversos momentos em que o Santo é homenageado desde o período de esmolações, até ensaios, missas, procissões e apresentações oficiais de dança. As etapas de discussão se iniciam com o levantamento bibliográfico dos estudos acadêmicos que foram publicados como livros, teses ou dissertações acerca do tema. Em seguida é feito um aprofundamento acerca do vestuário nos diversos eventos que integram o culto ao santo. Além disso, a vivência dentro dos ateliês/casas de uma artesã e de uma costureira de Bragança, que confeccionam roupas e os adereços de marujas e marujos, é um fator importante na pesquisa, sendo o ateliê observado como espaço de construção poética que neste sentido move uma escrita inspirada no ato de costurar e investigado pelo recorte da etnometodologia. A culminância se dá por meio de uma experimentação prática da autora, que confecciona sua própria roupa e chapéu, utilizando as técnicas aprendidas com estas mulheres trabalhadoras e devotas de São Benedito. Os registros das primeiras etapas de pesquisa geraram como resultado o documentário intitulado “Entre Marujas e Marujos”, produzido na imersão de campo realizada em dezembro de 2017 e que integra parte do trabalho na busca por um formato híbrido de apresentação final. Tendo o material audiovisual como suporte ao desenvolvimento do pensamento teórico e etnográfico.Tese Acesso aberto (Open Access) Território móvel: poéticas da criação a partir de memórias e cibermemórias(Universidade Federal do Pará, 2021-01-13) RABELLO, Rafaelle Ribeiro; SAMPAIO, Valzeli Figueira; http://lattes.cnpq.br/6142863342585522O presente trabalho vinculado a Linha de Pesquisa de Poéticas e Processos de Atuação em Artes apresenta os diversos movimentos de experimentação poética a partir da apropriação de imagens fotográficas de minha autoria e um álbum de fotos antigo de família configurando assim o percurso do meu processo de criação. O caminho, mediado por um dispositivo móvel, compreendeu etapas contaminadas por memórias, desejos, complexidade e uma viagem em torno da multiplicidade da imagem e resultou na apresentação de duas séries fotográficas. Ao longo do memorial serão elucidadas as camadas operacionais de construção desta pesquisa - o que fora vivenciado, o que fora materializado e o que fora pensado conceitualmente. O fruto destas três instâncias delineia a trama de um Projeto Poético configurado por atravessamentos tais como o retorno, o rizoma e ressonâncias direcionando-me para o que denomino de território móvelTese Acesso aberto (Open Access) Puta, Pistoleira, Dona de Cabaré: a espetacularidade do corpo-cavalo-travestido de Dona Rosinha Malandra no Templo de Rainha Bárbara Soeira e Toy Azaka. Icoaraci/Pa.(Universidade Federal do Pará, 2021-01-19) CARVALHO, Ana Claudia Moraes de; SANTA BRIGIDA JÚNIOR, Miguel de; http://lattes.cnpq.br/6889411521648199; CAMARGO, Giselle Guilhon Antunes; http://lattes.cnpq.br/2551648142775344Por linhas sinuosas de pensamentos aéreos tecidos por uma escritora-borboleta, escrevo sobre o corpo-cavalo de Dona Rosinha Malandra, Entidade da Esquerda umbandista. Dona Rosinha é recebida por Rosa Luyara, Mãe de Santo trans-travesti da periferia de Belém, fator preponderante para o desenvolvimento de epistemologias encruzilhadas, libertárias de cunho imoral, cujos atravessamentos poéticos foram vivenciados pela atriz-pesquisadora-bacante, na encruzilhada afetiva da Umbanda Amazônica. Sob a imagem poética da vulgaborboleta, a metodologia desenvolvida nessa tese configurou-se num processo envolvendo doces mortes para novas vidas transformadas. Por meio de um etno-método-afetivo. Pupas, vulvas quentes, casulos, estranhamentos de si na compreensão da casa-cosmos perfumada com essências de cobra, força motriz de um corpo-cavalo-travestido. Puta, Pistoleira, Dona de Cabaré revela mistérios, segredos de uma cosmovisão malandra pertencente a tempo presente, para o empoderamento social de uma comunidade. Como contribuição epistemológica para a academia, desenvolvo a noção de corpo-encostado, que se configura em uma proposta epistemo-metodológica de um corpo em processo de criação. Uma tese-borboleta. Trata-se de uma tese feminista, transformadora, transgressora, deliciosamente imoral. A pesquisa deseja alçar ardentes voos borboletários, fundamentados em noções etnocenológicas de Armindo Bião e Miguel Santa Brigida, imagens bachelardianas, no imaginário de Durand e no pensamento sensível de Maffesoli para preparar os caminhos a serem percorridos na construção identitária de gênero, de comunidade e de liberdade epistêmica-artísticaTese Acesso aberto (Open Access) Ânima trama: dança e artes mágicas como processo de autocriação.(Universidade Federal do Pará, 2021-02-01) LAVAND, Ana Rosangela Colares; SAPUCAHY, Ana Flávia Mendes; http://lattes.cnpq.br/6144243746546776Esta é uma tese memorial que tem como espaço de pesquisa o processo de criação da obra de dança contemporânea Ânima Trama, adotando como mote a dimensão feminina familiar da pesquisadora e suas relações com as poéticas manuais femininas, práticas artesanais que se utilizam de tecido, linha e agulha. A pesquisadora declara ser aranha tecelã e assume como corpo de pesquisa suas oito pernas, as quais são dimensões de percepção e análise da obra, ou espaços por onde o processo de criação se espalha. A metodologia de pesquisa é entendida como uma teia labirinto, metáfora da produção de conhecimento em arte, teia porque a matéria que a compõe é orgânica, visceral e de natureza sutil, pois advém do corpo da pesquisadora, e labirinto por suas múltiplas possibilidades de percurso, onde perder-se é sempre possibilidade. O fio condutor da pesquisa é o fio da vida aqui representado pelo cordão umbilical e a partir desta ideia de linhagem feminina, sua dimensão mágico-religiosa e suas tessituras, a pesquisadora apresenta a noção de autocriação, por afirmar que enquanto cria a obra vivencia uma série de questionamentos e ajustes de coerência frente ao mundo e a si mesma, passando a autocriar-se, sendo assim um processo de criação da obra e autocriação de si.Tese Acesso aberto (Open Access) Crônica/Memorial sobre a produção artística na Belém do final do século XX: três coleções e alguns biografemas(Universidade Federal do Pará, 2021-03-18) CHARONE, Neder Roberto; SILVA, Joel Cardoso da; http://lattes.cnpq.br/6918547599708778; SOUZA, José Afonso Medeiros; http://lattes.cnpq.br/6045766440369156Esta pesquisa caminha pela via da história e da memória para expor uma vivência participativa e observativa do campo cultural e artístico da cidade de Belém do Pará nas três últimas décadas do século XX. Este espaço de tempo cronológico é construído por uma série de fatores e atitudes que impulsionaram o campo produtivo das artes, principalmente as artes plásticas e visuais, provocados pelos sismos da década anterior (os anos de 1960) e pelo rompimento do relativo isolamento territorial e cultural. O modo como está escrito tem estrutura de egohistória e de compreensões significativas num sentido fenomenológico sobre acervo, coleções e relação entre proprietário e obra, além do espaço existencial de ambos, complementado por comentário sobre as obras em sua composição, com bases na atitude professoral dos anos de docência. O marco zero da investigação deu-se em entrevista presencial sobre a origem do conjunto, seguido de seu registro visual, sequenciado pelo mapeamento dos artistas e técnicas O aporte teórico tem ancoragem principalmente em Paul Rucouer, Araci Amaral, Francois Dosse, Peter Burke, Georges Didi-Huberman, Jacques LeGoff, Philipp Blom, Aby Warburg, Ulpiano Menezes, Philadelpho Menezes, José Afonso Medeiros Souza, Mariza Mokarzel, e Aldrin Moura de Figueiredo. Em anexo, há uma seção descritiva das décadas, com citação dos fatos e seus influxos sociais, políticos e suas possíveis ingerências no conteúdo das obras contidas nos acervos e recolhidos em jornais e periódicos que circularam na capital Belém, nas décadas estudadas, tornando-se uma fonte de suma importância buscada também em bibliotecas e acervos de instituições (como museus e teatros) para se ter a memória entendida como faculdade, mas também entendida como história da arte, tornada uma crônica de um período determinado.Tese Acesso aberto (Open Access) Cosmogonias amorosas: aberturas do caderno de encenadora n’A casa da atriz(Universidade Federal do Pará, 2021-05-31) PORTO, Luciana de Andrade Moreira; ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim; http://lattes.cnpq.br/5012937201849414Cosmogonias Amorosas: aberturas do caderno de encenadora n’A Casa da Atriz é uma cartografia afetiva e luminosa sobre o processo de descoberta de uma encenadora na casa-teatro. Pensada como um desmanche, como nominou Rosane Preciosa em Rumores discretos da Subjetividade, são composições que arriscam a se desarticular completamente. Tentativas de construções do processo criativo através de imagens e exercícios induzidos com Eugênio Barba em Queimar a Casa: Origens de um diretor são vozes múltiplas que se compõem e se esgotam. Há mudanças de tempos verbais, confusões, histórias e sonhos. Assumindo a fala de Barba quando diz que no meio do processo criativo há uma ferida e somando à voz de Jorge Dubatti em O teatro dos mortos quando diz que precisamos reconhecer nossas falhas para falhar melhor, nos coloca (no sentido de ciência e construção de sentido) em posição mais humana e verdadeira com o objeto da matéria do que escrevo: a humanidade da carne, do pensamento, do errôneo afastamento das falhas que por vezes me tornaram apenas um autômato da cena. A tese é um acordo de humanidade que faltava, de doutorar-se em época pandêmica, dos riscos que corremos e do privilégio de continuar pensando. Mesmo que de outras formas. Eliana Bertolucci em Psicologia do Sagrado e Zulma Reyo em Alquimia interior são faíscas na escuridão, para tomar consciência do processo criativo, há que dar luz, iluminar lugares ainda não conhecidos, se aproximar daquilo que não se sabe falar ao certo. Um risco concebido em três fases: Mistérios Gozosos que cria através do prazer o método de captura da escrita; Cosmos devém dos outros que habitam comigo, trocas de presença, ensaios sobre o universo da encenadora no momento de criação e Conjunções Lunares são as formas de constelar na essência como diz Hilda Hilst em Sete cantos do poeta para o anjo, implica a presença e afetação do outro na sua poética, no pensamento. Assombros.Tese Acesso aberto (Open Access) Ecologia de um Sukiya Sonoro: discurso poético polifônico na música tradicional japonesa.(Universidade Federal do Pará, 2021-06-29) CANTO, Ednésio Teixeira Pimentel; COHEN, Líliam Cristina Barros; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784A pesquisa tem por objetivo compreender discurso musical no repertório da música tradicional japonesa. Esse objetivo é desenvolvido através de uma ideia de discurso poético polifônico, observado por meio de inter-relações entre elementos de diversos domínios socioculturais nipônicos transversalizados representativamente nos dois repertórios em voga: o repertório de tsugaru shamisen e no repertório sōkyoku, para Koto. Esses aspectos constituem-se de forma orgânica como elementos de multiplicidade e diversidade que habitam diversos domínios culturais nipônicos (princípios ético-estéticos presentes na cerimônia do chá, na literatura japonesa, na música, na literatura, etc). Dessa forma a perspectiva de pesquisa almeja compreender noções e modos de organização elementais entendidas e observadas a partir de uma perspectiva em que as inter-relações podem ser observadas nos diversos domínios da cultura japonesa. A construção metodológica desenvolvida na pesquisa tem similaridade (ou mesmo atua como) a construção metodológica em processos criativos artísticos, pré estabelecendo então a Musecológica, que é definida como a concepção de pesquisa que se constrói pela busca d’uma compreensão além do conhecimento enquanto objetividade e partindo de uma organicidade construída no processo e na relação com o objeto de pesquisa, estabelecendo como elemento norteador o conhecimento do objeto a partir do exercício, da submersão, da inserção e do aprendizado não-distanciado das práticas musicais estudadas. A pesquisa opera por meio de um princípio constituído por múltiplos elementos, trazendo isso explicitamente no formato que se encerra, derivando em cadernos. Tal ideia parte das noções de Gumbrecht (2016) sobre a relação da arte com a produção de conhecimento, e alcança força máxima dentro da pesquisa ao ser utilizada como estrutura esquelética para a organização dos demais elementos desta pesquisa. Pode então ser precisada ao dizer que nessa pesquisa, mais do que construir conhecimento sistematicamente racionalizado, se almeja produzir conhecimento sensível.Tese Acesso aberto (Open Access) Educação Musical e Autismo : Análise da Educação Musical como recurso de inclusão social presente no programa Violino em Grupo em Belém do Pará(Universidade Federal do Pará, 2021-09-03) BATISTA, Antônio de Pádua Araújo; FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de; http://lattes.cnpq.br/9902320223569217Trabalhar com educação musical numa perspectiva inclusiva significa assumir compromissos com pessoas, suas famílias e a sociedade na qual se inserem, onde o fazer musical torna-se um ato social, cuja ação pode influenciar e provocar transformações. O tema ¿inclusão¿ tem ocupado um lugar de debate privilegiado na agenda das grandes conferências nacionais e internacionais, no que tange à democratização do acesso das pessoas com deficiência (PCD¿s) à educação, provocando a criação de leis voltadas às suas especificidades. Com isto, fortalecidos pelas reivindicações e pressões de diversos grupos sociais que defendem o reconhecimento desta igualdade de acesso, importantes documentos legais têm sido elaborados, a Declaração dos Direitos da Pessoa com Deficiência (1975), o Programa de Ação Mundial para Pessoas com Deficiência (1982), a Declaração de Cartagena (1992), a Declaração de Salamanca (1994), a Carta para o Terceiro Milênio (1999), a Lei no 12.764 (2012), que determina que pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) são consideradas pessoas com deficiência, o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSM-5 (2014) e a Lei no 13.146 (2015), que institui a Inclusão Social e a Cidadania da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Este estudo se justifica por abordar um tema recorrente em âmbito nacional e internacional, pois, o acesso dos alunos com TEA aos espaços educacionais se evidencia como um direito incontestável, seja em instituições de ensino regular, ensino das artes ou no meio esportivo, em caráter formal ou informal. O estudo objetivou Investigar a Educação Musical, como recurso de inclusão social de crianças com TEA, presente no programa ¿Violino em Grupo: interdisciplinaridade e inovação de linguagem em crianças com Transtorno do Espectro Autista¿, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Artes da UFPA ¿ PPGARTES. Seu desdobramento se dá em três objetivos específicos: 1) Descrever, com base em trabalhos anteriores, registros audiovisuais e relatórios, as ações pedagógicas, estratégias e recursos didáticos aplicados no laboratório do Programa de Extensão Violino em Grupo; 2) Verificar o aprendizado musical dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), participantes do programa, com base nos dados coletados e, 3) Analisar as contribuições da Educação Musical, como recurso de inclusão social da criança com TEA, por intermédio do Programa Violino em Grupo. Para a realização deste estudo foi feita uma pesquisa bibliográfica, por meio de uma revisão da literatura nacional e internacional, com abordagem Quantitativa e delineamento Quase-Experimental, tendo como fonte os dados coletados por meio de registros audiovisuais e fotográficos, relatórios, entrevistas e produção acadêmica, originados a partir das práticas pedagógicas desenvolvidas no programa. A pesquisa revelou que os alunos com TEA, quando colocados em um ambiente comum de ensino, podem aprender a tocar um instrumento musical em nível semelhante aos Neuro típicos. Revelou ainda que a Educação Musical proposta pelo Programa cumpriu seu papel de inclusão social frente aos alunos PCD¿s. Espera-se que, por intermédio do registro dos recursos pedagógicos e do material didático coletado por meio desta pesquisa, ela venha somar junto aos profissionais e instituições que fomentam a Educação Musical Inclusiva.Tese Acesso aberto (Open Access) Dança, Cabala, Espiritualidade: autoetnografia dançada em roda na Amazônia paraense(Universidade Federal do Pará, 2021-10-21) COSTA, Ana Cláudia Pinto da; CAMARGO, Giselle Guilhon Antunes; http://lattes.cnpq.br/2551648142775344Os fios que tramam a escrita desta Tese se entrelaçam aos fios de experiências vividas pela artista-pesquisadora/focalizadora-dançante Ana Cláudia Pinto da Costa, no contexto do coletivo UBUNTU, movimento de Danças Circulares Sagradas da cidade de Belém/PA. O trabalho é fruto de uma pesquisa de cunho etnográfico e autoetnográfico no campo das Artes, acerca das doze Orações Corporais, inspiradas na Cabala pela bailarina e coreógrafa Frida Zalcman. Tais danças correspondem à “tradução” dançada das orações cantadas na sinagoga. A pesquisa se insere num estudo mais amplo acerca das chamadas orações corporais, norteadas, neste caso específico, pelos preceitos da Cabala, a Árvore da Vida, levando-se em consideração seus quatro mundos e suas emanações energéticas (sefirót). Essas orações corporais são um modo de vivenciar, por meio da dança, os rituais litúrgicos do Judaísmo, favorecendo o contato do praticante com os mundos da Cabala, onde supostamente acontece o encontro com o Criador. O estudo busca compreender o sentido e o significado que os preceitos da Cabala dão à dança, tal como foi organizada e sistematizada por sua idealizadora, implícitas no contexto da performance ritual da Oração Corporal Mode Ani Lefanecha, a partir da cosmovisão das dançantes. A pesquisa se inscreve em três campos teórico-metodológicos: 1. Antropologia da Dança, campo que possibilita observar, vivenciar, e compreender a “dança” – movimentos, passos, ritmos, gestos, simbolismos, ritual, entre outros elementos – em sua relação com o contexto no qual ela é transmitida e praticada; 2. Fenomenologia da Percepção de MerleauPonty, com estudos focados na estesiologia do corpo; 3. Dança Terapia de Andrea Bardawil que se constitui na experiência com a dança, a partir do diálogo com a educação somática, a consciência corporal e a improvisação.
