Literatura de autoajuda, sugestão e contemporaneidade: uma leitura psicanalítica

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01-01-2018

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Contido em

Revista Polis e Psique

Citar como

PEREIRA, Mateus Abreu; SOUZA, Maurício Rodrigues de. Literatura de autoajuda, sugestão e contemporaneidade: uma leitura psicanalítica. Polis e Psique, online, v. 8, n. 2, p. 162-184, 2018. DOI: https://doi.org/10.22456/2238-152X.80294. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15912. Acesso em:.

DOI

10.22456/2238-152X.80294
Um dos fenômenos da atualidade que merece destaque é a alta popularidade da literatura de autoajuda. As obras desse gênero propõem o cultivo de práticas de influência interpessoal, que incorrem geralmente no recurso à sugestão, criticada por Freud desde antes do século XX. Com efeito, utilizando como principal referencial teórico a psicanálise freudiana, privilegiando a noção de sugestão e, de maneira complementar, a análise de conteúdo de uma obra representativa da autoajuda, o presente estudo objetivou analisar alguns dos mecanismos presentes em tal modalidade literária e discutir os fatores que influenciam na sua ampla aceitação hoje. Em termos conclusivos, aponta que a relação estabelecida entre autor e leitor na autoajuda, pautada por processos psíquicos de identificação e transferência em favor da adesão às propostas do autor, permite que este renove continuamente a promessa de conduzir o leitor ao sucesso.

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Área de concentração

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CNPq

País

Brasil

Instituição(ões)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

UFRGS

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https://seer.ufrgs.br/PolisePsique/article/view/80294