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Tipo: Tese
Data do documento: 4-Mai-2023
Autor(es): BARRETO, Saul Rodrigo da Costa
Afiliação do(s) Autor(es): Secretaria de Educação do Estado do Pará - SEDUC / PA
Primeiro(a) Orientador(a): NUNES, José Messildo Viana
Primeiro(a) coorientador(a): ALMOULOUD, Saddo Ag
Título: Percurso de estudo e pesquisa: condições e restrições reveladas pelas teses defendidas no Brasil na área da educação matemática de 2011 a 2021
Citar como: BARRETO, Saul Rodrigo da Costa. Percurso de estudo e pesquisa: condições e restrições reveladas pelas teses defendidas no Brasil na área da educação matemática de 2011 a 2021. Orientador: Prof. Dr. José Messildo Viana Nunes. 2023. 239 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15968. Acesso em:.
Resumo: Esta pesquisa configura-se uma tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Consiste numa pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica. Para sua efetivação partimos das seguintes questões para a pesquisa “Quais as condições e restrições, mais evidenciadas, de quem aplicou um Percurso de Estudo e Pesquisa – PEP? Quais os avanços e perspectivas do PEP no contexto do ensino e da aprendizagem da Matemática? Com a finalidade de respondermos a tais questionamentos, realizamos uma revisão sistemática da literatura a partir de um protocolo de revisão sistemática e em seguida, realizamos a análise das pesquisas selecionadas a nível de doutorado no Brasil de 2011 a 2021, por meio de uma metassíntese qualitativa com enfoque em teses que fizeram uso do dispositivo didático metodológico PEP. Assumimos como hipóteses que: a) por meio dos estudos de pesquisas que utilizaram o PEP no Brasil, podemos identificar elementos característicos de pilotagem de um PEP, sendo possível revelar as condições e as restrições para seu desenvolvimento, bem como os avanços do PEP no que tange ao ensino e à aprendizagem da Matemática no Brasil; b) da caracterização dos PEP emanam perspectivas que nos permitem categorizá-los. Delineamos como objetivo geral: descrever as principais características da utilização do PEP a partir das teses na área de Educação Matemática defendidas no Brasil, no período de 2011 a 2021. Como objetivos específicos, definimos os seguintes: a) fazer um panorama das pesquisas com o PEP no Brasil a partir de sua caracterização; b) identificar os principais problemas de pesquisa das teses analisadas, buscando caracterizar os principais elementos que compõem um PEP; c) elaborar quadros comparativos de características do PEP e criar categorias. A Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Chevallard é a principal base estrutural da pesquisa, uma vez que seus elementos garantem um PEP consistente e nos fornecem subsídios para a análise desse dispositivo. Como resultados, foram elaborados quadros do estado da arte que revelam características principais que delineiam um PEP, tais como: classificação do PEP; composição dos sistemas do PEP; ponto de partida do PEP; surgimento da questão geratriz Q; dinâmica de surgimento e desdobramento da questão Q; dinâmica de construção da resposta R à questão Q a partir do estudo, desconstrução, questionamento e reconstrução de R (respostas às questões Qi geradas a partir da questão Q) e dos estudos das obras; particularidades das funções de produção: cronogênese, mesogênese e topogênese; princípios estruturantes do PEP e as dialéticas correspondentes. Assim, as análises de características nas pesquisas selecionadas, foram determinantes para revelar condições e restrições das intervenções didática e adidática por meio do dispositivo PEP, as quais contribuíram para delinear um panorama do PEP no Brasil e mais precisamente, auxiliou na categorização dos tipos de PEP.
Abstract: This research is a doctoral thesis of the Graduate Program in Science and Mathematics Education (PPGECM) of the Federal University of Pará (UFPA). It consists of qualitative bibliographical research. For its accomplishment we started from the following research questions: "What are the conditions and restrictions of those who applied a Study and Research Path - SRP? What are the advances and perspectives of SRP in the context of mathematics teaching and learning? To answer these questions, we conducted a systematic review of the literature using a systematic review protocol, and then we conducted an analysis of selected doctoral research in Brazil from 2011 to 2021, through a qualitative meta-synthesis focusing on theses that made use of the didactic methodological device SRP. We assume as hypotheses that: a) through the studies of research that used the SRP in Brazil, we can identify characteristic elements of manipulation of a SRP, being possible to reveal the conditions and constraints of its development, as well as the advances of the SRP regarding the teaching and learning of Mathematics in Brazil; b) from the characterization of SRP emanate perspectives that allow us to categorize them. The general objective of this study was to describe the main characteristics of the use of SRP in Mathematics Education theses defended in Brazil, from 2011 to 2021. As specific objectives, we defined the following: a) to make a panorama of researches with SRP in Brazil from its characterization; b) to identify the main research problems of the analyzed theses, seeking to characterize the main elements that compose a SRP; c) to elaborate comparative charts of SRP characteristics and to create categories. Chevallard's Anthropological Theory of Didactics (ATD) is the main structural basis of the research, since its elements guarantee a consistent SRP and provide us with subsidies for the analysis of this device. As results, state-of-the-art tables were elaborated that revealed main characteristics that delineate a SRP, such as: classification of the SRP; composition of the SRP systems; starting point of the WBS; emergence of the generating question Q; dynamics of emergence and unfolding of the question Q; dynamics of construction of the answer R to the question Q from the study, deconstruction, questioning and reconstruction of R (answers to the questions Qi generated from the question Q) and from the studies of the works; particularities of the production functions: chronogenesis, mesogenesis and topogenesis; structuring principles of the SRP and the corresponding dialectics. Thus, the analyses of characteristics in the selected research, was determinant to reveal conditions and restrictions of didactic and adidactic interventions through the SRP device, which contributed to reveal a panorama of SRP in Brazil and more precisely, assisted in the categorization of the types of SRP.
Palavras-chave: PEP
Caracterização
Categorização
Revisão sistemática
PEP
Characterization
Categorization
Systematic review
Área de Concentração: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Linha de Pesquisa: DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI

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