Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15970
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 27-Abr-2023 |
Autor(es): | MARQUES, Gisele Cristiane Andrade |
Afiliação do(s) Autor(es): | UFPA - Universidade Federal do Pará |
Primeiro(a) Orientador(a): | RAMOS, Camila Carvalho |
Título: | Indicadores de desempenho como instrumento de transparência e gestão organizacional |
Citar como: | MARQUES, Gisele Cristiane Andrade. Indicadores de desempenho como instrumento de transparência e gestão organizacional. Orientadora: Camila Carvalho Ramos. 2023. 46 f. Dissertação ( Mestrado em Administração) - Programa de Pós-Graduação em Administração, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15970 . Acesso em:. |
Resumo: | O presente estudo buscou investigar a percepção de gestores públicos sobre o uso de indicadores para avaliação e monitoramento do desempenho de servidores públicos, bem como para aumento da transparência dos resultados de uma instituição pública. Para tanto, realizou-se um estudo descritivo, norteado por uma abordagem quantitativa, com aplicação de questionários junto a 72 gestores do órgão. Utilizou-se a técnica de decomposição comportamental para a criação dos indicadores, na qual 27 competências foram decompostas em 97 indicadores de desempenho. Os resultados mostraram que os gestores foram capazes de relacionar os indicadores às suas respectivas competências e reconheceram suas contribuições para aumentar a transparência dos resultados da instituição. Portanto, este estudo inova ao apresentar uma metodologia capaz de criar indicadores de desempenho para tornar mais objetivo e transparente o processo de avaliação de desempenho realizado em órgãos públicos brasileiros, evitando, assim, conflitos e contradições no processo. |
Abstract: | The present study was to investigate the perception of public managers about the use of indicators to evaluate and monitor the performance of those who work in public organizations, as well as to increase the transparency of the public institution results. For that end, a descriptive study was carried out, guided by a quantitative approach, with the application of questionnaires with 72 managers of the participating institution. The behavioral decomposition technique was used to create indicators, in which 27 competencies were decomposed into 97 performance indicators. The results showed that m anagers were able to relate the indicators to their respective competences and recognized their contributions to increasing the transparency of the institution's results. Therefore, this study innovates by presenting a methodology capable of creating performance indicators to make the performance evaluation process carried out in Brazilian public institutions more objective and transparent, thus avoiding conflicts and contradictions in the process. |
Palavras-chave: | avaliação de desempenho por competências indicadores de desempenho transparência pública decomposição comportamental administração pública performance assessment by competences performance indicators public transparency behavioral decomposition public administration |
Área de Concentração: | GESTÃO ORGANIZACIONAL |
Linha de Pesquisa: | ESTRATÉGIA E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO: |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Ciências Sociais Aplicadas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Administração |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte URI: | Disponível na internet via correio eletrônico: biblio-icsa@ufpa.br |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Administração (Mestrado) - PPGAD/ICSA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_ Indicadores DesempenhoInstrumento.pdf | 711,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons