Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16276
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOUTINHO, Lucienne Ellem Martins-
dc.date.accessioned2024-03-25T16:15:09Z-
dc.date.available2024-03-25T16:15:09Z-
dc.date.issued2023-07-03-
dc.identifier.citationCOUTINHO, Lucienne Ellem Martins. Corpos alterados: gesto, performance e paixão entre torcedores do Paysandu. Orientadora: Giselle Guilhon Antunes Camargo. 2023. 147 f. Tese (Doutorado em Artes) - Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16276. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16276-
dc.description.abstractThe present Thesis has as its central theme the performance of the Paysandu’s passionate supporters. In the path I took, I worked with the notion of “restored behavior”, by Richard Schechner (2003); and with the idea of “fans as a community”, by anthropologist Roberto da Matta. I begin by making a historical retrospective of football, showing its evolution, from ancient times to the present day, when it becomes governed by rules and characterized as a sport. Historical data about the arrival of football in Belém, state of Pará, were collected in the works of Gaudêncio (2007) and Costa (2007). Aquino (2002) presents the first signs of a practice similar to what is known today as 'soccer'; Zainaghi (1998) puts us in touch with the beginnings of football in Brazil; Leal (2000) tells us about the practice of Tsuchu (2nd century), considered the oldest form of game in China; Grisard (2003) talks about handling the ball in games; Brustolin (2008) looks at football as one of the most important social and cultural phenomena of the 20th century; Carioba (2017) reflects on the dark side of football as an elitist practice in the 19th century. The heart of the work – the ethnographic description of the Paysandu’s passionate fans’ performances – is found in the chapter entitled ‘Sunday of the Passion’ [‘Domingo da Payxão’]. In it, I hypothesize how the passion of “the biggest and the best” football team in the North Region – Paysandu – was born.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2024-03-25T16:14:42Z No. of bitstreams: 2 Tese_CorposAlteradosPaysandu.pdf: 9377543 bytes, checksum: e3959c0063c6bd7438d1cdab8c711698 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2024-03-25T16:15:09Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Tese_CorposAlteradosPaysandu.pdf: 9377543 bytes, checksum: e3959c0063c6bd7438d1cdab8c711698 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-25T16:15:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Tese_CorposAlteradosPaysandu.pdf: 9377543 bytes, checksum: e3959c0063c6bd7438d1cdab8c711698 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2023-07-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectPaysandupt_BR
dc.titleCorpos alterados: gesto, performance e paixão entre torcedores do Paysandupt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Artept_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1CAMARGO, Giselle Guilhon Antunes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2551648142775344pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5172043282208635pt_BR
dc.description.resumoA presente Tese tem como tema central a performance do torcedor apaixonado do Paysandu. No caminho que trilhei, trabalhei com a noção de “comportamento restaurado”, de Richard Schechner (2003); e com a ideia de “torcida como comunidade”, do antropólogo Roberto da Matta. Começo fazendo uma retrospectiva histórica do futebol, mostrando sua evolução, desde a Idade Antiga até os dias atuais, quando passa a ser regido por regras e caracterizado como esporte. Os dados históricos acerca da chegada do futebol em Belém do Pará foram coletados nas obras de Gaudêncio (2007) e Costa (2007). Aquino (2002) apresenta os primeiros indícios de uma prática semelhante ao que hoje se conhece como ‘futebol’; Zainaghi (1998) nos coloca em contato com os primórdios do futebol no Brasil; Leal (2000) nos fala sobre a prática do Tsuchu (século II), considerada a mais antiga forma de jogo na China; Grisard (2003) discorre sobre o manejo da bola nos jogos; Brustolin (2008) lança um olhar sobre o futebol como um dos fenômenos sociais e culturais mais importantes do século XX; Carioba (2017) reflete sobre o lado sombrio do futebol enquanto prática elitista no século XIX. O coração do trabalho – descrição etnográfica das performances dos torcedores apaixonados do Paysandu – encontra se no capítulo intitulado ‘Domingo de Payxão’. Nele, levanto hipóteses de como nasceu a paixão do “maior e melhor” time de futebol da Região Norte – o Paysandu.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.subject.linhadepesquisaTEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTESpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-2662-8704pt_BR
Aparece nas coleções:Teses em Artes (Doutorado) - PPGARTES/ICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_CorposAlteradosPaysandu.pdf9,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons