Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16346
Tipo: | Dissertação |
Fecha de publicación : | 22-mar-2024 |
Autor(es): | OLIVEIRA JUNIOR, Antonio da Silva![]() |
Primer Orientador: | LOPES, Suzana Cunha![]() |
Título : | Ciências do Mar: Curso de Extensão Universitária em uma comunidade costeira da Amazônia |
Citación : | OLIVEIRA JUNIOR, Antonio da Silva. Ciências do Mar: Curso de Extensão Universitária em uma comunidade costeira da Amazônia. Orientadora: Suzana Cunha Lopes. 2024. 159 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16346. Acesso em:. |
Resumen: | O presente trabalho apresenta a cocriação de um processo educacional que se materializou como Curso de Extensão Universitária, no âmbito do curso de Mestrado em Ensino do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, da Universidade Federal do Pará (UFPA), em correlação com os objetivos da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo desta pesquisa foi a construção de um curso de extensão, como atividade curricular do curso de Licenciatura em Ciências Naturais, que está vinculado ao Instituto de Estudos Costeiros (IECOS) da UFPA, localizado no município de Bragança, no nordeste do estado do Pará, de forma colaborativa com os estudantes do curso de Ciências Naturais e integrantes do clube de poupança feminino “Maré Alta”, da comunidade costeira Vila dos Pescadores, localizada na praia de Ajuruteua, no município de Bragança, trabalhando com temáticas das Ciências do Mar e fomentando a construção de atividades que possibilitem a sustentabilidade da comunidade local. A presente dissertação está estruturada em seis capítulos, que narram a concepção e o desenvolvimento do processo educacional, sendo estes, respectivamente: A Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, que aborda a importância de estimular pesquisas e ações sustentáveis para a preservação do Oceano e ambientes costeiros em conjunto com as populações que neles residem; a Extensão Universitária como base para se repensar a estruturação das atividades acadêmicas de extensão nos cursos de graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA); a Teoria da Aprendizagem por meio da Experiência, construída pelo filósofo John Dewey e visualizada como a energia potencial para a cocriação deste processo educacional; A Metodologia das Marés - parte um e dois, sendo um formato metodológico elaborado para este processo educacional, que compõe a experiência de planejamento da cocriação do curso extensionista e as vivências acerca do curso; Formato de Extensão para o Ambiente Costeiro que queremos, representando as análises e ponderações sobre as aprendizagens e construções de conhecimento ocorridas ao longo do curso extensionista; o sexto capítulo que descreve o plano final do curso extensionista, com o passo a passo de como outros educadores também podem desenvolver esta experiência. Em toda a exploração da metodologia cocriada, evidenciam-se os processos de avaliação e validação realizados por todos os sujeitos participantes, destacando as trocas de experiências e momentos vivenciados que serviram como base para a contextualização de conceitos, tanto físicos como demais conceitos científicos, percebidos no espaço costeiro. Pretende-se, com este curso extensionista cocriado, colaborar com o processo de curricularização da extensão no curso de Licenciatura em Ciências Naturais da UFPA, ofertado em Bragança/PA, contribuir com os objetivos e metas da Década da Ciência Oceânica e estimular os estudos de conceitos da Física e demais conceitos científicos de forma contextualizada, por meio do diálogo entre conhecimento científico e saberes locais, em vivências em um ambiente costeiro. |
Resumen : | The present work presents the co-creation of an educational process that materialized as a University Extension Course, within the scope of the Master's in Teaching course of the Postgraduate Program Creativity and Innovation in Higher Education Methodologies, at the Federal University of Pará (UFPA), in correlation with the objectives of the Decade of Ocean Science for Sustainable Development, established by the United Nations (UN). The objective of this research was the construction of an extension course, as a curricular activity of the Degree in Natural Sciences course, which is linked to the Institute of Coastal Studies (IECOS) at UFPA, located in the municipality of Bragança, in the northeast of the state of Pará. , in a collaborative way with students from the Natural Sciences course and members of the women's savings club “Maré Alta”, from the coastal community Vila dos Pescadores, located on Ajuruteua beach, in the municipality of Bragança, working with themes of Marine Sciences and encouraging the construction of activities that enable the sustainability of the local community. This dissertation is structured into six chapters, which narrate the conception and development of the educational process, which are, respectively: The Decade of Ocean Science for Sustainable Development, which addresses the importance of stimulating research and sustainable actions to preserve the Ocean and coastal environments together with the populations that reside in them; University Extension as a basis for rethinking the structuring of academic extension activities in undergraduate courses at the Federal University of Pará (UFPA); the Theory of Learning through Experience, constructed by the philosopher John Dewey and visualized as the potential energy for the co-creation of this educational process; The Tide Methodology - parts one and two, being a methodological format designed for this educational process, which makes up the experience of planning the co-creation of the extension course and the experiences surrounding the course; Extension Format for the Coastal Environment that we want, representing the analyzes and considerations on the learning and construction of knowledge that occurred throughout the extension course; the sixth chapter describes the final plan of the extension course, with step-by-step instructions on how other educators can also develop this experience. Throughout the exploration of the co-created methodology, the evaluation and validation processes carried out by all participating subjects are evident, highlighting the exchanges of experiences and lived moments that served as a basis for the contextualization of concepts, both physical and other scientific concepts, perceived in the coastal space. The aim, with this co-created extension course, is to collaborate with the process of curricularization of extension in the Degree course in Natural Sciences at UFPA, offered in Bragança/PA, contribute to the objectives and goals of the Decade of Ocean Science and stimulate studies of Physics concepts and other scientific concepts in a contextualized way, through dialogue between scientific knowledge and local knowledge, in experiences in a coastal environment. |
Palabras clave : | Amazônia Aprendizagem por Experiência Ciências do Mar Curricularização da Extensão Curso de Extensão Década da Ciência Oceânica Amazon Learning by Experience Marine Sciences Extension Curriculum Extension course Decade of Ocean Science |
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: | METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: | CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM PROCESSOS E PRODUTOS EDUCACIONAIS (CIPPE) |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.source.uri: | Disponível na internet via correio eletrônico: riufpabc@ufpa.br |
Aparece en las colecciones: | Dissertações em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (Mestrado) - PPGCIMES/NITAE |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_CienciasMarCurso.pdf | 8,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Produto_CienciasMarCurso.pdf | 123,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons