Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16462
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNASCIMENTO, Antônio Seabra-
dc.date.accessioned2024-09-23T14:12:36Z-
dc.date.available2024-09-23T14:12:36Z-
dc.date.issued2024-08-16-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Antônio Seabra. Escuta aí!: tem mensagem de WhatsApp no ensino de História. Orientador: Renato Pinheiro da Costa. 2024. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16462. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16462-
dc.description.abstractThe present work aims to demonstrate the possibility of using the Whatsapp messaging application in the classroom as an important ally in student learning, especially one of its various resources: audio sending. In an increasingly technological and virtual world, this possibility becomes a necessity: the school cannot remain on the sidelines of this process, under penalty of becoming even more uninteresting for its target audience. The use of these tools is only a complements the work already done by teachers of the most varied disciplines, because I understand that the teaching-learning process necessarily goes through the bond between the one who teaches and the one who learns, marked by affection, mutual respect and companionship. The research was carried out with students of the EJA modality – Youth and Adult Education and draws attention to the fact that the authorities, in the three spheres of power, give due importance to this segment historically abandoned.en
dc.description.provenanceSubmitted by Erik Pires (erikpires@ufpa.br) on 2024-09-23T14:12:23Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_EscutaAiTem.pdf: 2901788 bytes, checksum: 1a36fe3cc6f4f68eb9b2e7110a0044b6 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Erik Pires (erikpires@ufpa.br) on 2024-09-23T14:12:36Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_EscutaAiTem.pdf: 2901788 bytes, checksum: 1a36fe3cc6f4f68eb9b2e7110a0044b6 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-23T14:12:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_EscutaAiTem.pdf: 2901788 bytes, checksum: 1a36fe3cc6f4f68eb9b2e7110a0044b6 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2024-08-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.sourceDisponível na internet via correio eletrônico: bbca@ufpa.brpt_BR
dc.subjectWhatsapppt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationen
dc.subjectBasic Educationen
dc.subjectHistory teachingen
dc.subjectTechnologyen
dc.titleEscuta aí!: tem mensagem de WhatsApp no ensino de Históriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Universitário de Ananindeuapt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEApt_BR
dc.contributor.advisor1COSTA, Renato Pinheiro da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/041373304402073pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2802143274089709pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho visa demonstrar a possibilidade de se utilizar na sala de aula o aplicativo de mensagens Whatsapp como um importante aliado no aprendizado dos alunos, especialmente um de seus variados recursos: o envio de áudio. Em um mundo cada vez mais tecnológico e virtual, essa possibilidade se converte em necessidade: a escola não pode ficar a margem desse processo, sob pena de ficar ainda mais desinteressante para seu público-alvo. O uso dessas ferramentas é apenas um complemento ao trabalho já realizado pelos professores e professoras das mais variadas disciplinas, pois compreendo que o processo ensino-aprendizagem perpassa, necessariamente, pelo vínculo entre aquele que ensina e aquele que aprende, marcado por afetividade, respeito mútuo e companheirismo. A pesquisa foi realizada com alunos da modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos e chama a atenção para que as autoridades, nas três esferas de poder, deem a devida importância para esse segmento historicamente abandonado.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
dc.subject.linhadepesquisaLINGUAGENS E NARRATIVAS HISTÓRICAS: PRODUÇÃO E DIFUSÃOpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoENSINO DE HISTÓRIApt_BR
dc.description.affiliationSEDUC - Secretaria de Estado de Educação do Parápt_BR
dc.description.affiliationSEMED/PA - Secretaria Municipal de Educaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-7132-0579pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Ensino de História (Mestrado Profissional) - PROFHISTÓRIA/Ananindeua

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_EscutaAiTem.pdf2,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons