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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16734
Tipo: | Tese |
Fecha de publicación : | ago-2023 |
Autor(es): | JARDIM, Naina Yuki Vieira |
metadata.dc.description.affiliation: | UEPA - Universidade do Estado do Pará |
Primer Orientador: | DINIZ, Cristovam Wanderley Picanço |
Primer Coorientador: | TORRES, Natáli Valim Oliver Bento |
Título : | Semelhanças cognitivas inesperadas entre idosos e jovens: variabilidade e desempenho cognitivo |
Citación : | JARDIM, Naina Yuki Vieira. Semelhanças cognitivas inesperadas entre idosos e jovens: variabilidade e desempenho cognitivo. Orientador: Cristovam Wanderley Picanço Diniz.; Coorientadora: Natáli Valim Oliver Bento-Torres. 2023. 85 f. Tese (Mestrado em Neurociências Biologia Celular) - Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16734. Acesso em:. |
Resumen: | O estudo da variabilidade interindividual no desempenho cognitivo pode fornecer pistas importantes sobre o declínio cognitivo multivariado relacionado à idade. No presente trabalho, investigamos a variabilidade, as semelhanças e as diferenças cognitivas entre idosos e jovens. Para isso, utilizamos a análise de cluster hierárquico e função discriminante canônica de escores cognitivos usando tarefas específicas e sensíveis da Cambridge Neuropsychology Test Automated Battery - CANTAB. Entre os 415 voluntários testados, foram encontrados três grupos cognitivos distintos, baseados principalmente nos escores de memória de trabalho e memória episódica: o grupo 1 foi composto quase que exclusivamente por adultos jovens (94% jovens), enquanto os grupos 2 (82% idosos) e 3 (95% idosos) foram compostos predominantemente por adultos idosos. Embora o grupo 1 fosse o grupo mais jovem e com maior nível de escolaridade em relação aos outros grupos, 18% dos jovens compartilhavam desempenhos semelhantes aos do grupo 2 de idosos, enquanto 5% compartilhavam semelhanças cognitivas com o grupo 3. Em comparação ao grupo 1, os grupos predominantemente de idosos 2 e 3 teve pontuações igualmente mais baixas em memória de trabalho, mas em comparação com o grupo 3, o grupo 2 apresentou melhores desempenhos em tempo de reação, atenção sustentada e memória episódica. Quando as análises de cluster hierárquico e função discriminante foram limitadas à mesma faixa etária, encontramos 4 e 5 clusters distintos entre adultos jovens e idosos, respectivamente. A memória episódica, a atenção sustentada e o tempo de reação contribuíram mais para a formação de grupos em idosos, enquanto a memória de trabalho e a atenção sustentada contribuíram para a formação de grupos de adultos jovens. A variabilidade cognitiva entre os sujeitos mostrou dispersão significativa no processamento visual rápido, memória de trabalho espacial, tempo de reação e aprendizado associado emparelhado. A análise comparativa dessas diferenças mostrou que elas não ocorrem na mesma direção e magnitude entre indivíduos, domínios cognitivos e tarefas. Constatamos que idosos com maior escolaridade e estilo de vida mais ativo devam ter maior reserva cognitiva e por isso se desviaram menos do grupo de referência de adultos jovens. Em conjunto, nossos dados destacam a importância do estudo da variabilidade como instrumento para a detecção precoce de declínios cognitivos sutis e para a interpretação de resultados que se desviam da normalidade. |
Resumen : | Interindividual variability in cognitive performances has been investigated as they may provide important clues about the multivariate age-related cognitive decline. In the present work, we searched for cognitive variability, similarities, and differences between older and young people. For this, we used hierarchical cluster and canonical discriminant function analysis of cognitive scores using specific and sensitive tasks from the Cambridge Neuropsychology Test Automated Battery - CANTAB. Among 415 tested volunteers, three distinct cognitive groups were found, mainly based on working memory and episodic memory scores: group 1 (94% young adults) was composed almost exclusively of young adults, while groups 2 (82% older adults) and 3 (95% older adults) were composed predominantly of older adults. Although group 1was the youngest group with the highest level of education compared to the other groups, 18% of young people shared similar performances with older group 2 while 5% shared cognitive similarities with group 3. As compared to group 1, predominantly older groups 2 and 3 had equally lower scores in working memory, but as compared to group 3, group 2 showed greater performances in reaction time, sustained attention, and episodic memory. When the hierarchical cluster and discriminant function analyzes were limited to the same age group, we found 4 and 5 distinct clusters among young adults and older people respectively. Episodic memory, sustained attention, and reaction time most contributed to group formation in the older, while working memory and sustained attention contributed to cluster formation of young adults. Cognitive variability across subjects showed significant dispersion in rapid visual processing, spatial working memory, reaction time, and paired associated learning. The comparative analysis of these differences showed that they do not occur in the same direction and magnitude between individuals, cognitive domains, and tasks. We found that older adults with greater education and a more active lifestyle must have greater cognitive reserve and, therefore, deviated less from the reference group of young adults. Taken together, our data highlight the importance of studying variability as an instrument for the early detection of subtle cognitive declines and to interpret results that deviate from normality. |
Palabras clave : | Cognição - fatores hetários Cognição em idosos Neuropsicologia Psicomotricidade Desempenho psicomotor Envelhecimento e saúde Neurociência cognitiva |
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: | NEUROCIÊNCIAS |
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: | NEUROFISIOLOGIA |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::FISIOLOGIA::FISIOLOGIA GERAL::NEUROFISIOLOGIA |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Ciências Biológicas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Biologia Celular |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Aparece en las colecciones: | Teses em Neurociências e Biologia Celular (Doutorado) - PPGNBC/ICB |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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Tese_SemelhancasCognitivasInesperadas.pdf | 1,9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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