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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17171
Tipo: | Tese |
Data do documento: | 29-Mai-2024 |
Autor(es): | SILVA, Ellery Henrique Barros da |
Primeiro(a) Orientador(a): | NEGREIROS, Fauston |
Título: | História da disciplina Psicologia da Educação no Piauí na formação inicial de professores: das Escolas Normais às licenciaturas em Pedagogia |
Agência de fomento: | FAPESPA - Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas |
Citar como: | SILVA, Ellery Henrique Barros da. História da disciplina Psicologia da Educação no Piauí na formação inicial de professores: das escolas normais às licenciaturas em Pedagogia. 2024. 186 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2024. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17171. Acesso em:. |
Resumo: | A tese tem como escopo investigar a disciplina Psicologia da Educação na formação inicial de professores, desde as primeiras Escolas Normais da década de 30 até os cursos de licenciatura em Pedagogia nas instituições públicas no Estado do Piauí da segunda década do séc. XXI. Assim, emergiram os seguintes objetivos específicos: analisar a interface Psicologia e Educação como disciplina na formação de professores nas primeiras Escolas Normais do Piauí na década de 30; descrever o percurso histórico, formação e trajetória de professoras(es) pioneiras(os) ao ministrar a disciplina Psicologia da Educação nos cursos de Licenciatura em Pedagogia da segunda década do séc. XXI; averiguar a partir do currículo nos cursos de graduação em Pedagogia nas instituições públicas no Estado do Piauí como são trabalhadas as disciplinas que versam sobre Psicologia da Educação. A fundamentação teórica abordou os seguintes eixos: História da Psicologia da Educação; História da Educação Brasileira; Formação de Professores. O método é de abordagem qualitativa, do tipo exploratório-descritivo, com inspiração na perspectiva da historiografia e da história oral. Desse modo, foi composto por fontes documentais: currículos, planejamentos pedagógicos e atividades escolares das primeiras Escolas Normais do Piauí; Projetos Pedagógicos dos Cursos/PPCs dos cursos de Licenciatura em Pedagogia das universidades públicas do Estado do Piauí; e fontes orais: os depoimentos orais de professores pioneiros da disciplina de Psicologia da Educação. Os instrumentos utilizados foram: fichas para identificação dos documentos historiográficos; questionário sociodemográfico; e roteiro de entrevistas semiestruturadas. Os resultados da tese estão apresentados e analisados em três estudos e revelaram que: i) durante o funcionamento das Escolas Normais no Estado do Piauí, da década de 1930 até 1990, a disciplina Psicologia da Educação apresentou uma concepção de escolarização e de prática educativa alicerçada no cognitivismo, inspiradas por um modelo biológico, com aplicações psicológicas naturalizantes, reducionistas e com práticas medicalizantes e patologizantes quanto ao aprendizado e desenvolvimento humano, focadas especialmente em questões de inteligência e conduta, com forte tendência a responsabilizar as/os estudantes, suas famílias e professores pelo fracasso escolar; ii) na investigação com os docentes universitários pioneiros no ensino de Psicologia da Educação no estado do Piauí, seus depoimentos revelaram uma predominância desde as décadas de 1970 e 1980 de uma ciência psicológica para formar professores pautada no caráter diagnóstico e de explicações em torno do não aprendizado do sujeito, atribuindo às questões herodológicas o desempenho dos estudantes. O foco da formação era marcado pela busca de explicações acerca das denominadas “dificuldades de aprendizagem” a partir das diferenças individuais. Essa compreensão acerca do papel da disciplina perdurou nas décadas subsequentes, até que discussões mais abrangentes sobre os novos estudos da Psicologia da Educação, que começaram a emergir na primeira década dos anos 2000, com a criação e participação dos professores em núcleos de estudos e pesquisas voltados para a área. Não obstante, o foco da formação docente e da prática educativa seguiram sendo predominantemente pela dimensão psicoeducativa da prática, enquanto que psicossocial seguiu incipiente; iii) Nas ementas da disciplina Psicologia da Educação nos cursos de licenciatura em Pedagogia, foi verificada a presença de estudos no campo das teorias da aprendizagem e do desenvolvimento humano, subjetividade, transtornos, distúrbios e dificuldades de aprendizagem e práticas pedagógicas; tendo a perspectiva cognitivista, positivista, construtivista e pragmática no sentido dominante nas ementas. Ademais, destacou-se entre as principais referências, uma predominância maior para autores estrangeiros, bem como estudos de autoria brasileira, porém, em ambos os casos reproduzem as teorias estadunidenses e europeias, ou seja, constata-se uma literatura que não discute a partir da realidade brasileira, nordestina e sobretudo, piauiense. Em síntese, considerando a análise historiográfica da disciplina Psicologia da Educação no Piauí, revelou-se que houve alterações sutis e sólidas conservações. Isso evidencia a importância de conceber um currículo para essa disciplina que esteja em sintonia com a história e a cultura de cada contexto social. Além disso, promover uma formação que estimule a reflexão e a criticidade por meio de práticas psicoeducativas diretamente integradas aos aspectos psicossociais do estudante, da comunidade e do chão da escola, visando desenvolvimento humano e formação cidadã, incentivando sua emancipação e contribuindo para a transformação social. Fica evidente também a necessidade de ampliar os estudos e pesquisas autorais, especialmente na realidade educacional piauiense. |
Abstract: | The thesis aims to investigate the discipline of Educational Psychology in initial teacher training, from the first Normal Schools in the 1930s to the Pedagogy degree courses in public institutions in the State of Piauí in the second decade of the 20th century. XXI. Thus, the following specific objectives emerged: to analyze the interface of Psychology and Education as a subject in teacher training in the first Normal Schools of Piauí in the 1930s; describe the historical path, training and trajectory of pioneering teachers when teaching the subject Educational Psychology in Pedagogy Degree courses in the second decade of the 20th century. XXI; to find out from the curriculum in undergraduate courses in Pedagogy in public institutions in the State of Piauí how the subjects dealing with Educational Psychology are worked on. The theoretical foundation covered the following axes: History of Educational Psychology; History of Brazilian Education; Teacher training. The method is a qualitative approach, exploratory-descriptive, inspired by the perspective of historiography and oral history. Thus, it was composed of documentary sources: curricula, pedagogical plans and school activities from the first Normal Schools in Piauí; Pedagogical Projects for Courses/PPCs of the Degree in Pedagogy courses at public universities in the State of Piauí; and oral sources: oral testimonies from pioneering teachers of the Educational Psychology discipline. The instruments used were: cards to identify historiographic documents; sociodemographic questionnaire; and semi-structured interview script. The results of the thesis are presented and analyzed in three studies and revealed that: i) during the operation of Normal Schools in the State of Piauí, from the 1930s to 1990, the discipline Educational Psychology presented a conception of schooling and educational practice based on in cognitivism, inspired by a biological model, with naturalizing, reductionist psychological applications and with medicalizing and pathologizing practices regarding learning and human development, focused especially on issues of intelligence and conduct, with a strong tendency to hold students, their families and teachers for school failure; ii) in the investigation with university professors who were pioneers in the teaching of Educational Psychology in the state of Piauí, their statements revealed a predominance since the 1970s and 1980s of a psychological science to train teachers based on the diagnostic character and explanations around the non subject's learning, attributing students' performance to herodological issues. The focus of the training was marked by the search for explanations about the so-called “learning difficulties” based on individual differences. This understanding about the role of the discipline lasted in subsequent decades, until more comprehensive discussions about new studies in Educational Psychology, which began to emerge in the first decade of the 2000s, with the creation and participation of teachers in study and research centers. facing the area. Nevertheless, the focus of teacher training and educational practice continued to be predominantly on the psychoeducational dimension of the practice, while the psychosocial dimension remained incipient; iii) In the syllabi of the Educational Psychology discipline in Pedagogy degree courses, the presence of studies in the field of theories of learning and human development, subjectivity, disorders, disorders and learning difficulties and pedagogical practices was verified; having a cognitivist, positivist, constructivist and pragmatic perspective in the dominant sense in the syllabi. Furthermore, among the main references, a greater predominance of foreign authors stood out, as well as studies by Brazilian authors, however, in both cases they reproduce American and European theories, that is, there is literature that does not discuss from of the Brazilian, Northeastern and, above all, Piauí reality. In summary, considering the historiographical analysis of the Educational Psychology discipline in Piauí, it was revealed that there were subtle changes and solid conservations. This highlights the importance of designing a curriculum for this discipline that is in tune with the history and culture of each social context. Furthermore, promote training that stimulates reflection and criticality through psychoeducational practices directly integrated into the psychosocial aspects of the student, the community and the school floor, aiming at human development and citizenship formation, encouraging their emancipation and contributing to social transformation . The need to expand authorial studies and research is also evident, especially in the educational reality of Piauí. |
Palavras-chave: | Historiografia Psicologia da Educação no Piauí Escolas Normais Pedagogia Formação de professores Historiography Educational Psychology in Piauí Normal Schools Pedagogy Teacher training |
Área de Concentração: | PSICOLOGIA |
Linha de Pesquisa: | PSICOLOGIA, SOCIEDADE E SAÚDE |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte URI: | Disponível na internet via correio eletrônico: bibhumanas@ufpa.br |
Aparece nas coleções: | Teses em Psicologia (Doutorado) - PPGP/IFCH |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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