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Tipo: Dissertação
Data do documento: 31-Ago-2023
Autor(es): GAUDÊNCIO, Sandra Letícia Magalhães
Primeiro(a) Orientador(a): NUNES, Francivaldo Alves
Título: De professores civis a oficiais militares: experiências sociais de militares temporários para o magistério na Força Aérea Brasileira (2011-2019)
Agência de fomento: 
Citar como: GAUDÊNCIO, Sandra Letícia Magalhães. De professores civis a oficiais militares: experiências sociais de militares temporários para o magistério na Força Aérea Brasileira (2011-2019). Orientador: Francivaldo Alves Nunes. 2023. 172 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17191. Acesso em:.
Resumo: Esta dissertação analisa o processo de contratação temporária de professores como Oficiais Militares, considerando as demandas voltadas para o ensino básico numa estrutura militarizada. O objetivo é compreender o processo de formação e atuação dos oficiais militares temporários convocados para o quadro de ensino (magistério e pedagogia) da Força Aérea Brasileira – FAB, entre os anos de 2011 e 2019, no Colégio Tenente Rêgo Barros (CTRB). Assim sendo relevante compreender o cotidiano da formação desses Oficiais temporários, “os cotonetes” e a dinâmica de um “espírito militar” cujo alcance era determinado pelas relações sociais internas. As hipóteses levantadas são que as diversas experiências dos sujeitos sociais, homens e mulheres que atuavam nessa área perpassaram por estranhamentos, resistências, mediações, conflitos que se iniciam desde o processo de seleção até a atuação no CTRB. No que se refere às fontes, ressalta-se a relevância da oralidade a partir da utilização da técnica de entrevistas, autorizadas e gravadas através de google meet, feitas com os Oficiais temporários, suas memórias e esquecimentos, assim como, documentos oficiais, jornais, revistas e fotografias. Buscar-se-á compreender o processo de entrada dos professores civis em 2011 que se tornaram militares temporários e são profissionais da área de Ensino e Pedagogia, considerando as demandas voltadas para o ensino em uma escola assistencialista e o perfil dos profissionais que buscava alcançar convocados e formados para a “carreira” temporária na Força Aérea Brasileira-FAB, o chamado Quadro de Oficiais da Reserva de 2ª classe Convocados - QOCON.
Abstract: This dissertation analyzes the temporary hiring process of teachers as Military Officers, considering the demands related to basic education in a militarized structure. The objective is to understand the process of training and performance of temporary military officers summoned to the teaching staff (teaching and pedagogy) of the Brazilian Air Force - FAB, between the years 2011 and 2019, at Colégio Tenente Rêgo Barros (CTRB). Therefore, it is relevant to understand the daily training of these temporary officers, “the swabs” and the dynamics of a “military spirit” whose scope was determined by internal social relations. The hypotheses raised are that the various experiences of social subjects, men and women who worked in this area, permeated through strangeness, resistance, mediation, conflicts that begin from the selection process to the performance in the CTRB. With regard to the sources, the relevance of orality is highlighted based on the use of the technique of interviews, authorized and recorded through google meet, made with the temporary Officers, their memories and forgetfulness, as well as official documents, newspapers, magazines and photographs. We will seek to understand the entry process of civilian teachers in 2011 who became temporary military and are professionals in the area of Teaching and Pedagogy, considering the demands aimed at teaching in a welfare school and the profile of the professionals who sought to reach summoned and formed for a temporary “career” in the Brazilian Air Force-FAB, the so-called 2nd class Reserve Officers Squad Convocados - QOCON.
Palavras-chave: Militares
Identidade
Formação
Memória
Experiências
Military
Identity
Training
Memory
Experiences
Área de Concentração: HISTÓRIA SOCIAL DA AMAZÔNIA
Linha de Pesquisa: CIDADE, FLORESTA E SERTÃO: CULTURA, TRABALHO E PODER
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte URI: Disponível na internet via correio eletrônico: ifchbiblioteca@gmail.com
Aparece nas coleções:Dissertações em História (Mestrado) - PPHIST/IFCH

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