Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17217
Tipo: | Dissertação |
Fecha de publicación : | 17-dic-2024 |
Autor(es): | CARVALHO, Silviane Couto de |
Primer Orientador: | CARDOSO, Denise Machado |
Título : | Guardiães de saberes quilombolas da Amazônia brasileira: relações entre mulheres, território, memórias e plantas no Médio Itacuruçá |
Citación : | CARVALHO, Silviane Couto de. Guardiães de saberes quilombolas da Amazônia brasileira: relações entre mulheres, território, memórias e plantas no Médio Itacuruçá. Orientadora: Denise Machado Cardoso. 2025. 2016 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Instituto de Filosofia de Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17217. Acesso em: . |
Resumen: | Esta dissertação posiciona-se no estudo das relações que as mulheres da comunidade quilombola Igarapé São João no Médio Itacuruçá, estabelecem com as plantas e ervas por elas cultivadas. Volto-me para os conhecimentos, práticas e cosmovisões advindas historicamente do manejo e cultivo de uma diversidade de espécies de plantas e árvores frutíferas, ervas medicinais, raízes, cascas de árvores, hortaliças e verduras. Produção que fomenta a economia local e municipal, além de configurar-se como fonte de abastecimento alimentar e formas distintas de uso pelas famílias nesta comunidade. O lugar de estudo onde realizei a pesquisa etnográfica é a comunidade ribeirinha e quilombola de Igarapé São João, no Médio Itacuruçá, está situada no município de Abaetetuba, na região das ilhas, área rural no estado do Pará, Amazônia, região norte do Brasil. A etnografia é um dos caminhos da pesquisa qualitativa por compreender o estudo a partir da observação direta das práticas costumeiras de viver de um grupo particular de pessoas (Mattos, 2011). Assim, utilizei a observação participante, a etnobiografia (Gonçalves, 2012) e a escrevivência (Evaristo, 2020), com vistas a captar a experiência vivida pelas interlocutoras desta pesquisa. Entre adoecimentos, observação dos quintais, relatos sobre remédios caseiros e plantas, além de minhas lembranças de infância, experiências e convivência na comunidade quilombola do Médio Itacuruçá, percebi a diversidade de conhecimentos adquiridos e transmitidos pelas mulheres. Em face a uma crise ambiental global e o enfrentamento de conflitos ambientais (monocultivo de dendê e pecuária), o sistema de agrofloresta utilizado pelas populações tradicionais, aqui destaca-se ribeirinha e quilombola é de suma importância para a manutenção da vida e da biod iversidade. |
Resumen : | This dissertation focuses on studying the relationships that women from the quilombola community Igarapé São João in Médio Itacuruçá establish with the plants and herbs they cultivate. I turn to the knowledge, practices and worldviews historically arising from the management and cultivation of a diversity of plant species and fruit trees, medicinal herbs, roots, tree bark, vegetables and greens. Production that promotes the local and municipal economy, in addition to being a source of food supply and different forms of use by families in this community. The place of study where I carried out the ethnographic research is the riverside and quilombola community of Igarapé São João, in the Middle Itacuruçá, located in the municipality of Abaetetuba, in the region of the islands, a rural area in the state of Pará, Amazon, northern region of Brazil. Ethnography is one of the paths of qualitative research as it comprises the study based on direct observation of the customary living practices of a particular group of people (Mattos, 2011). Therefore, I used participant observation, ethnobiography (Gonçalves, 2012) and writing (Evaristo, 2020), with a view to capturing the experience lived by the interlocutors of this research. Between illnesses, observation of backyards, reports about home remedies and plants, in addition to my childhood memories, experiences and coexistence in the quilombola community of Médio Itacuruçá, I noticed the diversity of knowledge acquired and transmitted by women. In the face of a global environmental crisis and the confrontation of environmental conflicts (monoculture of oil palm and livestock), the agroforestry system used by traditional populations, including riverside and quilombola populations, is of paramount importance for the maintenance of life and biodiversity. |
Palabras clave : | Plantas ancestrais Mulheres quilombolas Etnografia Agrofloresta Amazônia Brasileira Ancestral plants Quilombola women Ethnography Agroforestry Brazilian Amazon |
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: | ANTROPOLOGIA |
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: | GÊNERO, GERAÇÃO E RELAÇÕES ETNICORRACIAIS |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.source.uri: | Disponível na internet via correio eletrônico: ifchbiblioteca@gmail.com |
Aparece en las colecciones: | Dissertações em Sociologia e Antropologia (Mestrado) - PPGSA/IFCH |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_GuardiaesSaberesQuilombolas.pdf | 1,41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons