Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17237
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.creator | MORAES, Marlison Souza | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-15T14:29:45Z | - |
dc.date.available | 2025-04-15T14:29:45Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
dc.identifier.citation | MORAES, Marlison Souza. Ser gay não é fácil, ser umbandista é mega e os dois juntos é bem difícil: afrorreligiosidade e homoafetividade nos terreiros de Umbanda em Igarapé-Açu/PA. Orientador: Agenor Sarraf Pacheco. 2024. 160 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17237. Acesso em:. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17237 | - |
dc.description.provenance | Submitted by Carlos Rocha (carlosrocha@ufpa.br) on 2025-04-15T13:24:26Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - MARLISON MORAES.pdf: 4424952 bytes, checksum: fa3eb12427fe8f5d3fd006db04fcc73c (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Orinete Souza (orinete@ufpa.br) on 2025-04-15T14:29:45Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - MARLISON MORAES.pdf: 4424952 bytes, checksum: fa3eb12427fe8f5d3fd006db04fcc73c (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-04-15T14:29:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - MARLISON MORAES.pdf: 4424952 bytes, checksum: fa3eb12427fe8f5d3fd006db04fcc73c (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2024-08-08 | en |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.source.uri | Disponível na internet via correio eletrônico: ifchbiblioteca@gmail.com | pt_BR |
dc.subject | Afrorreligiosidade | pt_BR |
dc.subject | Experiência | pt_BR |
dc.subject | Homoafetividade | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Umbanda | pt_BR |
dc.title | Ser gay não é fácil, ser umbandista é mega e os dois juntos é bem difícil: afrorreligiosidade e homoafetividade nos terreiros de Umbanda em Igarapé-Açu/PA | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | PACHECO, Agenor Sarraf | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5839293025434267 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6408226844165471 | pt_BR |
dc.description.resumo | Os terreiros afro-brasileiros, segundo a bibliografia especializada sobre o assunto, constituem-se enquanto lugares mais abertos e receptivos as homossexualidades e demais orientações sexuais e identidades de gênero que fogem à heterenormatividade compulsória da sociedade. Isso porque diferente das outras religiões, a exemplo do catolicismo e do protestantismo, as manifestações afrorreligiosas não condenam abertamente a homossexualidade, possuindo, dessa forma, em suas comunidades, uma ausência da noção de pecado, constantemente atrelada a esses grupos mediante o cristianismo. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo analisar o lugar e os sentidos que as homoafetividades e identidades de gênero ocupam nas casas afrorreligiosas de Umbanda da cidade interiorana de Igarapé-Açu, município localizado no Nordeste paraense. Para isso, como recurso metodológico para o trato das fontes, foram realizadas entrevistas tanto com os chefes afrorreligiosos dos terreiros visitados mediante a utilização da história oral no tempo presente, assim como com as entidades dos templos religiosos arriadas em seus corpos justamente para entender a relação que a comunidade de terreiro estabelece com os sujeitos homossexuais participantes do sagrado da religião. Busquei ao longo do período de duração das investigações responder de que modo às experiências afrorreligiosas e homoafetivas empreendidas por esses indivíduos, no dia a dia e no convívio com o santo, auxiliavam na construção de suas identidades de gênero ligadas diretamente à r(existência) do corpo homossexual em contato com a religião afro-brasileira. Dessa forma, os resultados da pesquisa possibilitaram o entendimento de que esses corpos homoafetivos carregados com as suas sexualidades, subjetividades e histórias, potencializam os terreiros como territórios de liberdade, do encontro de diversas identidades e de resistência frente aos preconceitos historicamente destinados a essas populações. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
dc.subject.linhadepesquisa | ARTE, CULTURA, RELIGIÃO E LINGUAGENS | pt_BR |
dc.subject.areadeconcentracao | HISTÓRIA SOCIAL DA AMAZÔNIA | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações em História (Mestrado) - PPHIST/IFCH |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_GayUmbandistaDificil.pdf | 4,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons