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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17237
Tipo: | Dissertação |
Fecha de publicación : | 8-ago-2024 |
Autor(es): | MORAES, Marlison Souza |
Primer Orientador: | PACHECO, Agenor Sarraf |
Título : | Ser gay não é fácil, ser umbandista é mega e os dois juntos é bem difícil: afrorreligiosidade e homoafetividade nos terreiros de Umbanda em Igarapé-Açu/PA |
metadata.dc.description.sponsorship: | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
Citación : | MORAES, Marlison Souza. Ser gay não é fácil, ser umbandista é mega e os dois juntos é bem difícil: afrorreligiosidade e homoafetividade nos terreiros de Umbanda em Igarapé-Açu/PA. Orientador: Agenor Sarraf Pacheco. 2024. 160 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17237. Acesso em:. |
Resumen: | Os terreiros afro-brasileiros, segundo a bibliografia especializada sobre o assunto, constituem-se enquanto lugares mais abertos e receptivos as homossexualidades e demais orientações sexuais e identidades de gênero que fogem à heterenormatividade compulsória da sociedade. Isso porque diferente das outras religiões, a exemplo do catolicismo e do protestantismo, as manifestações afrorreligiosas não condenam abertamente a homossexualidade, possuindo, dessa forma, em suas comunidades, uma ausência da noção de pecado, constantemente atrelada a esses grupos mediante o cristianismo. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo analisar o lugar e os sentidos que as homoafetividades e identidades de gênero ocupam nas casas afrorreligiosas de Umbanda da cidade interiorana de Igarapé-Açu, município localizado no Nordeste paraense. Para isso, como recurso metodológico para o trato das fontes, foram realizadas entrevistas tanto com os chefes afrorreligiosos dos terreiros visitados mediante a utilização da história oral no tempo presente, assim como com as entidades dos templos religiosos arriadas em seus corpos justamente para entender a relação que a comunidade de terreiro estabelece com os sujeitos homossexuais participantes do sagrado da religião. Busquei ao longo do período de duração das investigações responder de que modo às experiências afrorreligiosas e homoafetivas empreendidas por esses indivíduos, no dia a dia e no convívio com o santo, auxiliavam na construção de suas identidades de gênero ligadas diretamente à r(existência) do corpo homossexual em contato com a religião afro-brasileira. Dessa forma, os resultados da pesquisa possibilitaram o entendimento de que esses corpos homoafetivos carregados com as suas sexualidades, subjetividades e histórias, potencializam os terreiros como territórios de liberdade, do encontro de diversas identidades e de resistência frente aos preconceitos historicamente destinados a essas populações. |
Palabras clave : | Afrorreligiosidade Experiência Homoafetividade Identidade Umbanda |
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: | HISTÓRIA SOCIAL DA AMAZÔNIA |
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: | ARTE, CULTURA, RELIGIÃO E LINGUAGENS |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.source.uri: | Disponível na internet via correio eletrônico: ifchbiblioteca@gmail.com |
Aparece en las colecciones: | Dissertações em História (Mestrado) - PPHIST/IFCH |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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