Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17249
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorSILVA, Jessica Santos-
dc.date.accessioned2025-04-16T15:46:13Z-
dc.date.available2025-04-16T15:46:13Z-
dc.date.issued2024-08-26-
dc.identifier.citationSILVA, Jessica Santos. Por trás dos objetos históricos: a presença dos artífices indígenas nas oficinas do Colégio de Santo Alexandre (1703-1759). Orientador: Décio Marco Antônio de Alencar Guzmán. 2024. 131 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17249. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17249-
dc.description.abstractInaugurated in 1719, the Church of Santo Alexandre, located in the historic part of Belém, is one of the most beautiful examples of missionary art made by the religious of the Society of Jesus in the Amazon. Founded by the sculptor brother João Xavier Traer, the sculpture workshop of the College of the same name was responsible for producing the pieces that adorn the church, with indigenous craftsmen as the main workforce. Among the carvings is that of the Chapel of St. Michael the Archangel. The aim of this dissertation is to analyze the carved face in the Chapel of St. Michael the Archangel and find out who were the indigenous artisans who took part in the College's sculpture workshop and who were the possible authors of the chapel's altarpiece. During this production, in addition to labor, the indigenous craftsmen's knowledge of the products of the land (wood, resins and pigments) was used, as well as the usual tools used to make the pieces of their culture. However, even with the application of these materials and techniques, the pieces produced belong to the imagery of Catholicism, classifying them as a mestizo art, with knowledge from different cultures.en
dc.description.provenanceSubmitted by Carlos Rocha (carlosrocha@ufpa.br) on 2025-04-16T15:24:20Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Jessica Silva.pdf: 3537245 bytes, checksum: effdab3cc1f1008dc1101ffba95ffc68 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Adriana Costa (adrianabcosta@ufpa.br) on 2025-04-16T15:46:13Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Jessica Silva.pdf: 3537245 bytes, checksum: effdab3cc1f1008dc1101ffba95ffc68 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-16T15:46:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Jessica Silva.pdf: 3537245 bytes, checksum: effdab3cc1f1008dc1101ffba95ffc68 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2024-08-26en
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source.uriDisponível na internet via correio eletrônico: ifchbiblioteca@gmail.compt_BR
dc.subjectColégio e Igreja de Santo Alexandrept_BR
dc.subjectArtífices indígenaspt_BR
dc.subjectJesuítaspt_BR
dc.subjectOficinaspt_BR
dc.subjectArte mestiçapt_BR
dc.subjectSaint Alexander's College and Churchen
dc.subjectIndigenous craftsmenen
dc.subjectJesuitsen
dc.subjectWorkshopsen
dc.subjectMestizo arten
dc.titlePor trás dos objetos históricos: a presença dos artífices indígenas nas oficinas do Colégio de Santo Alexandre (1703-1759)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.contributor.advisor1GUZMÁN, Décio Marco Antônio de Alencar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0656841754619406pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6236897368941107pt_BR
dc.description.resumoInaugurada em 1719, a Igreja de Santo Alexandre, localizada na parte histórica de Belém, é um dos mais belos exemplares da arte missioneira realizada pelos religiosos da Companhia de Jesus na Amazônia. Fundada pelo irmão escultor João Xavier Traer, a oficina de escultura do Colégio homônimo, foi responsável pela fábrica das peças que adornam a Igreja, tendo como principal mão de obra os artífices indígenas. Entre os entalhes temos o da Capela de São Miguel Arcanjo. O intuito desta dissertação é a partir da análise do rosto entalhado na Capela de São Miguel Arcanjo, desvendar quem foram os artífices indígenas que participantes da oficina de escultura Colégio e possíveis autores do retábulo da capela. Durante esta produção, além da mão de obra, foram utilizados os conhecimentos dos artífices indígenas sobre os produtos da terra (madeira, resinas e pigmentos), assim como as ferramentas habituais manuseadas na confecção das peças da sua cultura. Contudo, mesmo com a aplicação desses materiais e técnicas, as peças produzidas pertencem ao imaginário do catolicismo, as classificando como uma arte mestiça, com saberes de culturas diferentes.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.subject.linhadepesquisaETNICIDADE E TERRITORIALIDADES: USOS E REPRESENTAÇÕESpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoHISTÓRIA SOCIAL DA AMAZÔNIApt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-3219-4404pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações em História (Mestrado) - PPHIST/IFCH

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_ObjetosHistoricosPresenca.pdf3,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons