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Tipo: Dissertação
Fecha de publicación : 29-nov-2024
Autor(es): CARVALHO, Juliana dos Santos
Primer Orientador: COSTA, Antonio Maurício Dias da
Título : "Minha divina Santa Bárbara, mãe, venha ver seu mundo": as memórias do Babassuê e do Batuque de Santa Bárbara nos terreiros da Pedreira em Belém do Pará
metadata.dc.description.sponsorship: 
Citación : CARVALHO, Juliana dos Santos. "Minha divina Santa Bárbara, mãe, venha ver seu mundo": as memórias do Babassuê e do Batuque de Santa Bárbara nos terreiros da Pedreira em Belém do Pará. Orientador: Antonio Maurício Dias da Costa. 2024. 234 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17250. Acesso em:.
Resumen: Esta dissertação de mestrado objetiva analisar as produções de memórias dos Babassuês e dos Batuques de Santa Bárbara realizadas por afrorreligiosos na comemoração do dia de Santa Bárbara nos terreiros do bairro da Pedreira, localizado na cidade de Belém do Pará. A pesquisa tem como período inicial o ano de 1938, considerando como fonte os registros da Missão de Pesquisas Folclórica a respeito da atuação de Satiro Ferreira de Barros, bem como os vestigíos sobre seu irmão Pedro Paulo Vilhena, conhecido por Pedro Satyro. A partir da carreira religiosa desses dois afrorreligiosos da Pedreira, tem-se o início do filão de memórias sobre o Babassuê. Encerro as investigações no tempo presente, quando realizei as etnografias no Terreiro de Mina Nagô Santa Bárbara nos anos de 2021, 2022 e 2023. Apresento como questão central compreender qual a importância que a divindade Santa Bárbara e a encantada Maria Bárbara Soeira sempre possuiu dentro do calendário afrorreligioso, considerada pelos afrorreligiosos como patrona da Mina Nagô. Bem como, refletir sobre quais os sentidos da memória podem ser visualizados no decorrer das gerações dos sujeitos do santo, agentes primordiais na construção identitária da Pedreira, um bairro “do samba e do amor” e da afrorreligiosidade.
Resumen : This master's thesis aims to analyze the memory productions of the Babassuê and Batuques de Santa Bárbara performed by Afro-religious practitioners during the celebration of Santa Bárbara’s day in the terreiro of the Pedreira neighborhood in Belém do Pará. The research starts in 1938, using the records from the Folkloric Research Mission regarding the work of Satiro Ferreira de Barros, as well as the traces related to his brother Pedro Paulo Vilhena, known as Pedro Satyro. The career of these two Afro-religious figures from Pedreira marks the beginning of the Babassuê memory thread. The investigation concludes in the present time, with ethnographies conducted at the Terreiro de Mina Nagô Santa Bárbara in 2021, 2022, and 2023. The central question is to understand the importance of the deity Santa Bárbara and the spirit Maria Bárbara Soeira within the Afro-religious calendar, considered by Afro-religious practitioners as the patroness of Mina Nagô. Additionally, it reflects on the meanings of memory as observed through the generations of the saint’s followers, who are key figures in the identity construction of Pedreira, a neighborhood known for its “samba and love” and Afro-religiosity.
Palabras clave : Babassuê
Batuque de Santa Bárbara
Memória
Identidade
Pedreira
Memory
Identity
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: HISTÓRIA SOCIAL DA AMAZÔNIA
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: ARTE, CULTURA, RELIGIÃO E LINGUAGENS
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: ifchbiblioteca@gmail.com
Aparece en las colecciones: Dissertações em História (Mestrado) - PPHIST/IFCH

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