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Tipo: Tese
Data do documento: 21-Mar-2025
Autor(es): GIUSTI, DESIREE COSTA
Primeiro(a) Orientador(a): MANESCHY, ORLANDO FRANCO
Título: Travessia: Do íntimo ao político: A memória como agente de resistência na produção de livro de artista
Citar como: GIUSTI, Desiree Costa. Travessia: Do íntimo ao político a memória como agente de resistência na produção de livro de artista. Orientador: Orlando Franco Maneschy. 2025. 75 f. Tese (Doutorado em Artes) - Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, Ano de defesa. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17253. Acesso em:.
Resumo: Esta tese memorial-poética investiga o atravessamento de fronteiras geoartísticas, compreendendo tanto deslocamentos físicos de Paris para Belém, quanto deslocamentos simbólicos das narrativas íntimas às políticas, a partir de uma abordagem autoetnográfica. A pesquisa articula memória, saudade, paisagem e fotografia na construção de um livro de artista, no qual a materialidade do suporte se torna um campo expandido para experimentações poéticas e visuais. O diálogo entre o fazer artístico e a reflexão teórica se estabelece por meio de autores como Susan Sontag, que discute a fotografia como escrita do tempo, Orlando Maneschy, que pesquisa e produz arte contemporânea na Amazônia, Paes Loureiro, que reflete sobre a estética amazônica e a memória cultural, Elaine Arruda, que explora o livro de artista como campo de experimentação, e Monique Malcher, cuja escrita atravessa territórios afetivos e políticos da Amazônia. A esquisa também dialoga com a obra de François Soulages, que trata das fronteiras geoartísticas. O conceito de livro de artista é explorado em sua potência narrativa e visual, inserindo-se na tradição de obras que ressignificam o objeto livro enquanto suporte de memória e experimentação estética.
Résumé: Cette thèse mémorielle-poétique explore la traversée des frontières géoartistiques, englobant à la fois les déplacements physiques de Paris à Belém et les déplacements symboliques des récits intimes aux politiques, à travers une approche autoethnographique. La recherche articule mémoire, saudade, paysage et photographie dans la construction d’un livre d’artiste, où la matérialité du support devient un champ élargi d’expérimentations poétiques et visuelles. Le dialogue entre la pratique artistique et la réflexion théorique s’établit à travers des auteurs tels que Susan Sontag, qui envisage la photographie comme une écriture du temps, Orlando Maneschy, qui étudie et produit de l’art contemporain en Amazonie, Paes Loureiro, qui réfléchit à l’esthétique amazonienne et à la mémoire culturelle, Elaine Arruda, qui explore le livre d’artiste comme un champ d’expérimentation, et Monique Malcher, dont l’écriture traverse les territoires affectifs et politiques de l’Amazonie. La recherche dialogue également avec l’œuvre de François Soulages. Le concept de livre d’artiste est exploré dans sa puissance narrative et visuelle, s’inscrivant dans la tradition des œuvres qui reconfigurent l’objet livre comme support de mémoire et d’expérimentation esthétique.
Palavras-chave: Fotografia
Livro de artista
Amazônia
Memória
Poética
Livre d’artiste
Photographie
Mémoire
Paysage
Amazonie
Área de Concentração: ARTES
Linha de Pesquisa: POÉTICAS E PROCESSOS DE ATUAÇÃO EM ARTES
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Ciências da Arte
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Teses em Artes (Doutorado) - PPGARTES/ICA

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