Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17261
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUZA, Luiz Humberto de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-04-23T00:11:51Z-
dc.date.available2025-04-23T00:11:51Z-
dc.date.issued2025-03-14-
dc.identifier.citationSOUZA, Luiz Humberto de Oliveira. Ensino e aprendizagem de História baseada em problemas: Estudo de Caso em uma turma de 9º ano da EMEIF Monte Horebe, no município do Acará-PA. Orientador: Renato Pinheiro da Costa. 2025. 143 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2025. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17261. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17261-
dc.description.abstractThis study investigates the use of active teaching methodologies in History classes at the Monte Horebe School, located in the municipality of Acará-Pa, based on a central concern: the traditionalist teaching approach adopted at the institution. The problem identified was the teaching practice of the History curriculum component, which is characterized by the passive transmission of content, with an emphasis on the memorization of historical facts, with no practical significance for the student's life, a practice dubbed by educator Paulo Freire as “banking education”. To address this problem, the study was carried out using qualitative research, with a focus on a case study carried out with students in the 9th year of primary school at the aforementioned school, using the methodology of participant-action research. Ethnographic elements were used, such as field observations, interviews and research diary notes. The educational product of this investigation was a workshop-class based on Problem-Based Learning (PBL), with the aim of transforming the school's pedagogical practice and overcoming the traditional model of teaching History that is still in force.en
dc.description.provenanceSubmitted by Erik Pires (erikpires@ufpa.br) on 2025-04-23T00:11:37Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao_EnsinoAprendizagemHistoria.pdf: 11404032 bytes, checksum: a0b0bde8c6f22a956f2ed2a2da081402 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Erik Pires (erikpires@ufpa.br) on 2025-04-23T00:11:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao_EnsinoAprendizagemHistoria.pdf: 11404032 bytes, checksum: a0b0bde8c6f22a956f2ed2a2da081402 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-23T00:11:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao_EnsinoAprendizagemHistoria.pdf: 11404032 bytes, checksum: a0b0bde8c6f22a956f2ed2a2da081402 (MD5) Previous issue date: 2025-03-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.sourceDisponível na internet via correio eletrônico: bbca@ufpa.brpt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectAprendizagem em Históriapt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectAulapt_BR
dc.subjectOficinapt_BR
dc.subjectTeaching Historyen
dc.subjectActive methodologiesen
dc.subjectHistorical learningen
dc.subjectCase studiesen
dc.subjectWorkshopen
dc.subjectClassen
dc.titleEnsino e aprendizagem de História baseada em problemas: Estudo de Caso em uma turma de 9º ano da EMEIF Monte Horebe, no Município do Acará-PApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Universitário de Ananindeuapt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASILpt_BR
dc.contributor.advisor1COSTA, Renato Pinheiro da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0413733044020733pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6596217554401786pt_BR
dc.description.resumoEste estudo investiga a utilização das metodologias ativas de ensino nas aulas de História da Escola Monte Horebe, localizada no município de Acará-Pa, a partir de uma inquietação central: a abordagem de ensino tradicionalista adotada na instituição. A problemática identificada foi a prática de ensino do componente curricular de História que se caracteriza pela transmissão passiva de conteúdos, com ênfase na memorização de fatos históricos, sem significado prático para a vida do educando, prática essa, batizada pelo educador Paulo Freire, como "educação bancária". Para abordar esse problema, o estudo foi desenvolvido com uma pesquisa qualitativa, com um foco em estudo de caso realizado com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da referida escola, utilizando a metodologia de pesquisa-ação participante. Foram empregados elementos etnográficos, como observações de campo, entrevistas e anotações do diário de pesquisa. O produto educacional dessa investigação foi uma aula-oficina baseada na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), com o objetivo de transformar a prática pedagógica da escola e superar o modelo tradicional de ensino de História ainda em vigor.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
dc.subject.linhadepesquisaSABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLARpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoENSINO DE HISTÓRIApt_BR
dc.description.affiliationSEMED - Secretaria de Educação do Município de Acarápt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-7132-0579pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Ensino de História (Mestrado Profissional) - PROFHISTÓRIA/Ananindeua

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_EnsinoAprendizagemHistoria.pdf11,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons