Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17261
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SOUZA, Luiz Humberto de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-23T00:11:51Z | - |
dc.date.available | 2025-04-23T00:11:51Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-14 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Luiz Humberto de Oliveira. Ensino e aprendizagem de História baseada em problemas: Estudo de Caso em uma turma de 9º ano da EMEIF Monte Horebe, no município do Acará-PA. Orientador: Renato Pinheiro da Costa. 2025. 143 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2025. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17261. Acesso em:. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17261 | - |
dc.description.abstract | This study investigates the use of active teaching methodologies in History classes at the Monte Horebe School, located in the municipality of Acará-Pa, based on a central concern: the traditionalist teaching approach adopted at the institution. The problem identified was the teaching practice of the History curriculum component, which is characterized by the passive transmission of content, with an emphasis on the memorization of historical facts, with no practical significance for the student's life, a practice dubbed by educator Paulo Freire as “banking education”. To address this problem, the study was carried out using qualitative research, with a focus on a case study carried out with students in the 9th year of primary school at the aforementioned school, using the methodology of participant-action research. Ethnographic elements were used, such as field observations, interviews and research diary notes. The educational product of this investigation was a workshop-class based on Problem-Based Learning (PBL), with the aim of transforming the school's pedagogical practice and overcoming the traditional model of teaching History that is still in force. | en |
dc.description.provenance | Submitted by Erik Pires (erikpires@ufpa.br) on 2025-04-23T00:11:37Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao_EnsinoAprendizagemHistoria.pdf: 11404032 bytes, checksum: a0b0bde8c6f22a956f2ed2a2da081402 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Erik Pires (erikpires@ufpa.br) on 2025-04-23T00:11:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao_EnsinoAprendizagemHistoria.pdf: 11404032 bytes, checksum: a0b0bde8c6f22a956f2ed2a2da081402 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-04-23T00:11:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao_EnsinoAprendizagemHistoria.pdf: 11404032 bytes, checksum: a0b0bde8c6f22a956f2ed2a2da081402 (MD5) Previous issue date: 2025-03-14 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.source | Disponível na internet via correio eletrônico: bbca@ufpa.br | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem em História | pt_BR |
dc.subject | Estudo de caso | pt_BR |
dc.subject | Aula | pt_BR |
dc.subject | Oficina | pt_BR |
dc.subject | Teaching History | en |
dc.subject | Active methodologies | en |
dc.subject | Historical learning | en |
dc.subject | Case studies | en |
dc.subject | Workshop | en |
dc.subject | Class | en |
dc.title | Ensino e aprendizagem de História baseada em problemas: Estudo de Caso em uma turma de 9º ano da EMEIF Monte Horebe, no Município do Acará-PA | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Universitário de Ananindeua | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | COSTA, Renato Pinheiro da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0413733044020733 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6596217554401786 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo investiga a utilização das metodologias ativas de ensino nas aulas de História da Escola Monte Horebe, localizada no município de Acará-Pa, a partir de uma inquietação central: a abordagem de ensino tradicionalista adotada na instituição. A problemática identificada foi a prática de ensino do componente curricular de História que se caracteriza pela transmissão passiva de conteúdos, com ênfase na memorização de fatos históricos, sem significado prático para a vida do educando, prática essa, batizada pelo educador Paulo Freire, como "educação bancária". Para abordar esse problema, o estudo foi desenvolvido com uma pesquisa qualitativa, com um foco em estudo de caso realizado com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da referida escola, utilizando a metodologia de pesquisa-ação participante. Foram empregados elementos etnográficos, como observações de campo, entrevistas e anotações do diário de pesquisa. O produto educacional dessa investigação foi uma aula-oficina baseada na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), com o objetivo de transformar a prática pedagógica da escola e superar o modelo tradicional de ensino de História ainda em vigor. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
dc.subject.linhadepesquisa | SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR | pt_BR |
dc.subject.areadeconcentracao | ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
dc.description.affiliation | SEMED - Secretaria de Educação do Município de Acará | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ORCID | https://orcid.org/0000-0001-7132-0579 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Ensino de História (Mestrado Profissional) - PROFHISTÓRIA/Ananindeua |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_EnsinoAprendizagemHistoria.pdf | 11,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons