Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17392
Tipo: Dissertação
Data do documento: 21-Fev-2025
Autor(es): ROSA, Emanuelle Oliveira
Primeiro(a) Orientador(a): ARAÚJO, Marcus de Souza
Título: O design de oficina pedagógica para o uso de podcast como material midiático-educacional para alunos do curso de Licenciatura Letras-Língua Inglesa
Citar como: ROSA, Emanuelle Oliveira. O design de oficina pedagógica para o uso de podcast como material midiático-educacional para alunos do curso de Licenciatura Letras-Língua Inglesa. Orientador: Marcus de Souza Araújo. 2025. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2025. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17392. Acesso em:.
Resumo: As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) têm transformado significativamente a educação, exigindo que professores integrem recursos tecnológicos às práticas pedagógicas. Diante desse cenário e do crescimento do consumo de podcasts, esta pesquisa investiga o potencial dessa mídia digital como recurso midiático-educacional na formação inicial de professores de língua inglesa. Esta pesquisa ancora-se em três eixos: oficinas pedagógicas, podcast na perspectiva de mídias digitais e podcasts no ensino e aprendizagem. Os seguintes autores compõem o referencial teórico desta dissertação no eixo de oficinas pedagógicas são: Barros, Souza e Machado (2023), Cardoso et al. (2017), Fava (2024), Franco (2016), Freire (2021), Jesus e Ribeiro (2021), Lopes (2009), Piaviani e Fontana (2009), Santos et al. (2022) e Silva (2009). Para eixo podcast na perspectiva de mídias digitais os autores são: Aguiar em Maciel (2014), Barbosa et al. (2008), Bontempo (2021), Buckingham (2022), Edirisingha e Salmon (2009), Kenski (2008), Matias (2020), Oliveira e Lacerda (2023) e Resultado Global (2023). Sob o eixo podcasts no ensino e aprendizagem os autores são: Andrade (2023), Barreto (2023), Barros, Souza e Machado (2023), Brasil (2018), Buckingham (2022), Fava (2024), Kenski (2003), Malheiro et al. (2023), Marcon et al. (2021), Matias (2020), Saidelles (2020), Soares (2017) e Souza-Neto e Mendes (2017). O estudo tem como objetivo geral apresentar um produto educacional voltado ao design de uma oficina pedagógica para fomentar práticas reflexivas e ativas no ensino da língua inglesa por meio de podcasts. Os objetivos específicos incluem a organização sistemática dos módulos da oficina, a promoção de práticas reflexivas e ativas na formação docente e a contextualização do conhecimento teórico e prático para a práxis do professor em formação. A metodologia adotada seguiu uma abordagem qualitativa, utilizando o estudo de caso como método principal. Para a coleta de dados, foram aplicados questionários aos participantes da oficina pedagógica, além de a realização de um levantamento bibliográfico sobre o uso de podcasts na educação. A oficina pedagógica foi estruturada em sete módulos, abrangendo desde conceitos básicos até a gravação e produção de podcasts, totalizando 25 horas de atividades, sendo 18 horas presenciais e 7 horas assíncronas. A validação do produto educacional foi realizada em duas etapas: por meio de questionários respondidos pelos participantes da oficina e por um painel de especialistas em ensino de inglês e tecnologias digitais. Os resultados indicam que a oficina pedagógica contribuiu significativamente para o desenvolvimento de competências docentes, ampliando a compreensão sobre o uso de podcasts como recurso midiático-educacional. A análise dos dados revelou que a experiência de criar e avaliar podcasts proporcionou um ambiente interativo e colaborativo, favorecendo a autonomia dos futuros professores. Além disso, os especialistas do Painel confirmaram a relevância e aplicabilidade do produto educacional em tela, destacando a pertinência da abordagem adotada. Conclui-se que a oficina pedagógica desenvolvida cumpre seu propósito de integrar os podcasts ao ensino de inglês, promovendo práticas inovadoras e reflexivas na formação inicial de professores. Assim sendo, a presente pesquisa contribui para a ampliação do repertório pedagógico voltado à formação docente, fortalecendo o diálogo entre mídias digitais e ensino de línguas.
Abstract: Digital information and communication technologies (DICTs) have significantly transformed education, requiring teachers to integrate technological resources into their teaching practices. Given this scenario and the growth in podcast consumption, this research investigates the potential of this digital media as a media-educational resource in the initial training of English language teachers. This research is based on three axes: pedagogical workshops, podcasts from a digital media perspective and podcasts in teaching and learning. The following authors make up the theoretical framework of this dissertation on the axis of pedagogical workshops: Barros, Souza and Machado (2023), Cardoso et al. (2017), Fava (2024), Franco (2016), Freire (2021), Jesus and Ribeiro (2021), Lopes (2009), Piaviani and Fontana (2009), Santos et al. (2022) and Silva (2009). For the podcast axis from a digital media perspective, the authors are: Aguiar in Maciel (2014), Barbosa et al. (2008), Bontempo (2021), Buckingham (2022), Edirisingha and Salmon (2009), Kenski (2008), Matias (2020), Oliveira and Lacerda (2023) and Resultado Global (2023). Under the podcasts in teaching and learning axis, the authors are: Andrade (2023), Barreto (2023), Barros, Souza and Machado (2023), Brasil (2018), Buckingham (2022), Fava (2024), Kenski (2003), Malheiro et al. (2023), Marcon et al. (2021), Matias (2020), Saidelles (2020), Soares (2017) and Souza-Neto and Mendes (2017). The overall aim of the study is to present an educational product aimed at designing a pedagogical workshop to foster reflective and active practices in English language teaching through podcasts. The overall aim of the study is to present an educational product aimed at designing a pedagogical workshop to foster reflective and active practices in English language teaching through podcasts. The specific objectives include the systematic organization of the workshop modules, the promotion of reflective and active practices in teacher training and the contextualization of theoretical and practical knowledge for the praxis of the teacher in training. The methodology adopted followed a qualitative approach, using the case study as the main method. For data collection, questionnaires were administered to the participants of the pedagogical workshop, as well as a bibliographical survey on the use of podcasts in education. The pedagogical workshop was structured into seven modules, covering everything from basic concepts to recording and producing podcasts, totaling 25 hours of activities, 18 hours of which were face-to-face and 7 hours asynchronous. The educational product was validated in two stages: through questionnaires answered by the workshop participants and by a panel of experts in English teaching and digital technologies. The results indicate that the pedagogical workshop contributed significantly to the development of teaching skills, broadening the understanding of the use of podcasts as a media-educational resource. Data analysis revealed that the experience of creating and evaluating podcasts provided an interactive and collaborative environment, favoring the autonomy of future teachers. In addition, the experts on the panel confirmed the relevance and applicability of the educational product in question, highlighting the relevance of the approach adopted. We conclude that the pedagogical workshop developed fulfills its purpose of integrating podcasts into English teaching, promoting innovative and reflective practices in initial teacher training. As such, this research contributes to expanding the pedagogical repertoire aimed at teacher training, strengthening the dialog between digital media and language teaching.
Palavras-chave: Oficina Pedagógica
Podcast
Formação Inicial de Professores
Língua Inglesa
Pedagogical Workshop
Initial Teacher Training
English Language
Área de Concentração: METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Linha de Pesquisa: INOVAÇÕES METODOLÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR (INOVAMES)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão
Programa: Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte URI: Disponível na internet via correio eletrônico: riufpabc@ufpa.br
Aparece nas coleções:Dissertações em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (Mestrado) - PPGCIMES/NITAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_DesignOficinaPedagogica.pdf2,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons