Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17421
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGANTUSS, Sarah Costa-
dc.date.accessioned2025-05-27T14:52:54Z-
dc.date.available2025-05-27T14:52:54Z-
dc.date.issued2024-11-04-
dc.identifier.citationGANTUSS, Sarah Costa. A influência do aconselhamento em aprendizagem de línguas na prática de professores de inglês da educação básica. Orientadora: Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e Silva. 2024. 108 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17421. Acesso em: .pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17421-
dc.description.abstractThis thesis analyzes the influence of advising in language learning (ALL) on the practice of English teachers who work in elementary education, specifically in public schools. The study is characterized as a case study with four English language teachers as participants who, at some point in their training, have already worked as language learning advisors. Data were collected through a questionnaire, classroom observation, a semi-structured interview, and a focus group session. The discussion was developed based on the works of Carson and Mynard (2012), Kato and Mynard (2016), Magno and Silva (2016), Mozzon-Mcpherson and Tassinari (2020), among others. The results showed that, despite difficulties such as the large number of students and the lack of adequate resources, advising in language learning influenced the teacher's classroom practices, including negotiation, fostering autonomy, and attention to affective factors. These findings highlight that, despite the challenges, advising in language learning practices can provide valuable support to enhance the learning experience in public schools.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rejane Coelho (rejanepcs@gmail.com) on 2025-05-27T14:52:29Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_InfluenciaAconselhamentoAprendizagem.pdf: 1433833 bytes, checksum: 52dc820e955feaa3130d72a12aed0368 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Coelho (rejanepcs@gmail.com) on 2025-05-27T14:52:53Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_InfluenciaAconselhamentoAprendizagem.pdf: 1433833 bytes, checksum: 52dc820e955feaa3130d72a12aed0368 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-27T14:52:54Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_InfluenciaAconselhamentoAprendizagem.pdf: 1433833 bytes, checksum: 52dc820e955feaa3130d72a12aed0368 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2024-11-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source.uriDisponível na internet via correio eletrônico: bibletras@ufpa.brpt_BR
dc.subjectAconselhamentopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLínguaspt_BR
dc.subjectPofessorespt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectAdvisingeng
dc.subjectLanguageeng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectTeacherseng
dc.subjectPublic schoolseng
dc.titleA influência do aconselhamento em aprendizagem de línguas na prática de professores de inglês da educação básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Letras e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
dc.contributor.advisor1MAGNO E SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6129530461830312pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7017575393373424pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisou a influência do aconselhamento em aprendizagem de línguas (AAL) na prática de professores de inglês que atuam na educação básica, especificamente em escolas públicas. Esta pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso, tendo como participantes quatro professores de língua inglesa que, em algum momento de sua formação, já atuaram como conselheiros em aprendizagem de línguas. Os dados foram constituídos por meio de questionário, observação de aulas, entrevista semiestruturada e grupo focal. A discussão foi desenvolvida com base nas obras de Carson e Mynard (2012), Kato e Mynard (2016), Magno e Silva (2016), Mozzon-Mcpherson e Tassinari (2020), entre outros. Os resultados mostraram que, apesar das dificuldades, como o grande número de alunos e carência de recursos adequados, o aconselhamento em aprendizagem de línguas exerceu influências sobre a prática do professor em sala de aula, tais como negociação, fomento à autonomia e a atenção a fatores afetivos. Esses achados evidenciam, que apesar dos desafios, as práticas de AAL podem oferecer subsídios para enriquecer a experiência de aprendizagem na escola pública.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.subject.linhadepesquisaENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E CULTURAS: MODELOS E AÇÕESpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoESTUDOS LINGUÍSTICOSpt_BR
dc.description.affiliationSEDUC - Secretaria de Estado de Educação do Parápt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-8572-147Xpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_InfluenciaAconselhamentoAprendizagem.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons