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dc.creatorRIBEIRO, PAULO DE CASTRO-
dc.date.accessioned2025-05-27T21:04:27Z-
dc.date.available2025-05-27T21:04:27Z-
dc.date.issued2025-03-20-
dc.identifier.citationRIBEIRO, PAULO DE CASTRO. DESENVOLVIMENTO ORIENTADO AO TRANSPORTE SUSTENTÁVEL: AVALIAÇÃO E DIRETRIZES PARA A ÁREA DE INFLUÊNCIA DO SISTEMA INTEGRADO DE TRANSPORTE METROPOLITANO, NA RODOVIA BR-316 BELÉM-PA 2025. Orientador: Gilberto de Miranda Rocha . 2025. 299 f. Tese (Doutorado em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia) - Núcleo de Meio Ambiente, Universidade Federal do Pará, Belém, 2025. Disponível em:https://www.repositorio.ufpa.br/handle/2011/17428 . Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17428-
dc.description.abstractThe Government of the State of Pará is implementing the Integrated Metropolitan Transport System, in the Metropolitan Region of Belém, which has the BR-316 Road as main corridor, in its first 11 kilometers. This project will cause profound changes in this section of the road, due to improvements in its infrastructure and in the operation of the Bus Transport System. Such changes will have a strong impact on the use and occupation of the land on the margins of the corridor and its area of influence, without effective monitoring of these changes by city halls and the state government, causing them to have negative impacts. For the transport system itself and for corridor development. Development Oriented to Sustainable Transport – Dots, is a theory that seeks to maximize the social, environmental and economic benefits in areas of influence of medium and high capacity transport corridors, based on a set of improvements in infrastructure, urban design, in addition to reviewing local urban legislation. The adoption of the Dots principles in the area of influence of the corridor, will improve the operational and economic conditions of the transport system, territorial organization and urban development in these areas. This work seeks from an in-depth assessment of the corridor to define a set of normative and programmatic guidelines, based on the principles of Sustainable Transport Oriented Development, with a view to the urban, economic, social and environmental development of the area of influence of the main corridor of the Integrated Metropolitan Transport System, on the BR Highway -316.en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source.uriDispoDisponível na internet via correio eletrônico: scia@ufpa.brnível na internet via correio eletrônico: scia@ufpa.brpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável – Dotspt_BR
dc.subjectMobilidade Urbanapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Urbanopt_BR
dc.subjectDevelopment Oriented to Sustainable Transport – Dotsen
dc.subjectUrban mobilityen
dc.subjectUrban developmenten
dc.titleDESENVOLVIMENTO ORIENTADO AO TRANSPORTE SUSTENTÁVEL: AVALIAÇÃO E DIRETRIZES PARA A ÁREA DE INFLUÊNCIA DO SISTEMA INTEGRADO DE TRANSPORTE METROPOLITANO, NA RODOVIA BR-316 BELÉM-PA 2025pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNúcleo de Meio Ambientept_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.contributor.advisor1ROCHA, GILBERTO DE MIRANDA-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2436176783315749pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1694257544057797pt_BR
dc.description.resumoO Governo do Estado do Pará está implantando o Sistema Integrado de Transporte Metropolitano – SIT, na Região Metropolitana de Belém, que tem como corredor principal a rodovia BR-316, em seus primeiros 11 quilômetros. Este projeto, irá provocar profundas alterações no citado trecho da rodovia, em função das melhorias na sua infraestrutura e na operação do Sistema de Transporte Coletivo – STC. Tais alterações irão repercutir fortemente no uso e ocupação do solo às margens do corredor e de sua área de influência, sem que haja um acompanhamento efetivo dessas alterações, por parte das prefeituras e do governo estadual, fazendo com que as mesmas, possam trazer impactos negativos para o próprio sistema de transporte e para o desenvolvimento do corredor. O Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável – Dots, é uma teoria que busca maximizar os benefícios, sociais, ambientais e econômicos em áreas de influência de corredores de transporte de média e alta capacidade, a partir de um conjunto de melhorias na infraestrutura, no desenho urbano, além da legislação urbanística. A adoção dos princípios de Dots na área de influência do corredor irá propiciar a melhoria das condições operacionais e econômicas do sistema de transporte, do ordenamento territorial e do desenvolvimento urbano nessas áreas. Este trabalho busca, a partir de uma profunda avaliação do corredor, definir um conjunto de diretrizes normativas e programáticas, baseadas nos princípios do Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável, com vistas ao desenvolvimento urbano, econômico, social e ambiental da área de influência do Sistema Integrado de Transporte Metropolitano, na rodovia BR-316.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazôniapt_BR
dc.subject.linhadepesquisaGESTÃO AMBIENTALpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoGESTÃO DOS RECURSOS NATURAIS E DESENVOLVIMENTO LOCALpt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-2363-4335pt_BR
Aparece nas coleções:Teses em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (Doutorado) - PPGEDAM/NUMA

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