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Tipo: Dissertação
Data do documento: 31-Ago-2022
Autor(es): RABELO JÚNIOR, Fábio Alves
Afiliação do(s) Autor(es): VALE S.A
Primeiro(a) Orientador(a): QUARESMA, José Maria do Vale
Primeiro(a) coorientador(a): CARDOSO FILHO, José Carlos de Araújo
Título: Caracterização mecânica e metalúrgica de parafusos da classe 10.9, utilizados na fixação da suspensão dianteira de veículos CAT793D, aplicando tratamento termoquímico de cementação
Citar como: RABELO JÚNIOR, Fábio Alves. Caracterização mecânica e metalúrgica de parafusos da classe 10.9, utilizados na fixação da suspensão dianteira de veículos CAT793D, aplicando tratamento termoquímico de cementação. Orientador: José Maria do Vale Quaresma. 2022. 66 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Industrial) - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17447. Acesso em:.
Resumo: Quando um componente estrutural de um equipamento de grande porte vem a falhar, consequências de quebras catastróficas podem ocorrer, gerando prejuízos econômicos altamente mensuráveis, pois a falha leva a interrupção de uma linha inteira de produção e prejudica o fluxo de trabalho, o que pode resultar em atrasos e aumento dos custos de manutenção, seja preventiva ou corretiva. Além disso tem-se as condições de riscos severos impactando em perdas de vidas, em casos de acidentes catastróficos, onde são amplamente divulgados pela mídia e influenciando fortemente na conduta da estrutura de uma organização. O objetivo deste trabalho é realizar a caracterização mecânica e metalúrgica de parafusos da classe 10.9, aplicando Tratamento Termoquímico de Cementação, avaliando a influência deste na resistência mecânica. Estes componentes estruturais fazem parte do sistema de suspensão dianteira dos Caminhões “Fora-de-Estrada” Caterpillar modelo 793D que realizam o transporte de cargas pesadas de minério de ferro no complexo Ferro-Carajás, no estado do Pará. Foram realizados Tratamentos Termoquímicos e Ensaios Mecânicos de Dureza e de Tensão de Tração. As análises Fractográficas e Microestruturais foram feitas por meio de Microscopia Eletrônica de Varredura – MEV, além de Microscopia Óptica.
Abstract: When a structural component of a large piece of equipment fails, catastrophic consequences can occur, generating highly measurable economic losses, because a failure leads to an interruption of an entire production line and damage to the workflow, which can cause delays and increased maintenance costs, whether preventive or corrective. In addition, serious risk conditions affect the loss of life in cases of catastrophic accidents, where they are widely reported by the media and strongly influence an organization's conduct. The objective of this work is to carry out the mechanical and metallurgical characterization of screws of class 10.9, applying the Thermochemical Treatment of Cementation, evaluating the influence of this mechanical resistance. These components include the Caterpillar model 793D “Off-Highway” truck suspension system that carries heavy iron ore loads in the Ferro-Carajás complex, in the state of Pará. Thermo-chemical treatments and mechanical tests were carried out and Tensile Stress. Fractographic and Microstructural analyzes were performed using Scanning Electron Microscopy - SEM, in addition to Optical Microscopy.
Palavras-chave: Mineração
Fratura
Caracterização
Mining
Fracture
Characterization
Área de Concentração: PROJETOS INDUSTRIAIS
Linha de Pesquisa: MATERIAIS E PROCESSOS DE FABRICAÇÃO
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: Disponível na internet via correio eletrônico:bibliotecaitec@ufpa.br
Aparece nas coleções:Dissertações em Engenharia Industrial (Mestrado) - PPGEI/ITEC

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