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metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 13-Dec-2021
metadata.dc.creator: RODRIGUES, Igor Florentino
metadata.dc.contributor.advisor1: DIAS, Carmen Gilda Barroso Tavares
Title: Análise de um vaso de pressão pós-incidente
Citation: RODRIGUES, Igor Florentino. Análise de um vaso de pressão pós-incidente. Orientadora: Carmen Gilda Barroso Tavares Dias. 2021. 78 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Industrial) - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17453. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Materiais compósitos possuem inúmeras aplicações nas mais variadas áreas da engenharia como offshore, indústria de petróleo e gás, indústrias navais, aeronáutica e automobilística. Utilizados devido as vantagens de alta rigidez e resistência específica, proteção a corrosão e flexibilidade estrutural. O trabalho está focado na análise dos materiais de um vaso de pressão de fibra de vidro com matriz epóxi (FV) e de polietileno de alta densidade (PEAD) uma década pós incidente. A abordagem foi baseada em duas etapas, primeiro no relato da investigação ocorrida a bordo de uma plataforma de perfuração do tipo semissubmersível que opera em regime offshore com capacidade de perfuração de 7500 metros de profundidade e lâmina d’água de 2500 metros, neste local ocorreu a explosão de uma linha de alta pressão que interligada a uns reservatórios de ar feito de material compósito pertencente ao sistema de alta pressão denominado compensador de movimentos CMC (crowm mounted compensator). Numa segunda etapa, foram analisadas as amostradas retiradas destes vasos, onde foram realizados ensaios de impacto (Charpy) conforme norma ASTM D6110-10, ensaios de flexão conforme norma ASTM D790-17, ensaios de DSC (Calorimetria Exploratória Diferencial) conforme ASTM D3418-12, MEV (Microscopia Eletrônica de Varredura) e TG (Termogravimetria) de forma a termos um estudo mais detalhado sobre os materiais que constituem os vasos, sendo eles o PEAD e o compósito de FV com matriz epóxi. Apresentase o resultado da investigação e finaliza-se o trabalho com os resultados dos ensaios dos materiais que se mostraram eficazes mesmo após 10 anos de fabricação e intercorrências durante a utilização dos vasos.
Abstract: Composite materials have numerous applications in the most varied areas of engineering as offshore, oil and gas industry, marine industries, aeronautics, and automaker. Used because they bring high rigidity and specific resistance, due to the advantages of being resistant to corrosion and having structural flexibility. The work is focused on fiberglass composites with epoxy matrix (FG) and no high-density polyethylene (HDPE) a decade after the incident. The approach was based in two stage, first on an investigation that took place on board of a semisubmersible drilling rig that operates offshore with a drilling capacity of 7500 meters in depth and a water depth of 2500 meters. a high pressure line that is connected to CAPV (composite air pressure vessel) that is part of to the high pressure system of the CMC (Crown mounted compensator). In a second stage, was took samples from CAPV to be analyzed, where impact tests (Charpy) were performed according to ASTM D6110-10 standard, flexion tests according to ASTM D790-17 standard, differential scanning calorimetry (DSC) according to ASTM D3418-12 standard, scanning electron microscopy (SEM) and thermogravimetric to have a more detailed study on the composite materials that made up those vessels, which are PEHD and FG with matrix epoxy. Showed the results of the investigation and finish the work with material analyses assays even after 10 years of manufacture and complications during the use of the vessels.
Keywords: Reservatório compósito de ar pressurizado
Compensador de Movimentos
Polietileno de Alta Densidade
Compósito de fibra de vidro
CAPV (composite air vessel pressure)
CMC (crown mounted compensator)
PEHD (Polyethylene High Density)
Fyber Glass Composite
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: PROJETOS INDUSTRIAIS
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: CONSTRUÇÃO NAVAL
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico:bibliotecaitec@ufpa.br
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