Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17575
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorMACHADO, Érick André Lima-
dc.date.accessioned2025-07-07T13:08:40Z-
dc.date.available2025-07-07T13:08:40Z-
dc.date.issued2024-03-07-
dc.identifier.citationMACHADO, Érick André Lima. Matemazônia: textos estranhos que se entretecem.Orientadora: Isabel Cristina Rodrigues de Lucena.2024. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17575 . Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17575-
dc.description.provenanceSubmitted by Kátia Martins (kmartins@ufpa.br) on 2025-07-07T13:06:59Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao_MatemazoniaTextosEstranhos.pdf: 7076037 bytes, checksum: 011a60813928490aaa3e6094d3e16fc9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Kátia Martins (kmartins@ufpa.br) on 2025-07-07T13:08:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao_MatemazoniaTextosEstranhos.pdf: 7076037 bytes, checksum: 011a60813928490aaa3e6094d3e16fc9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-07T13:08:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao_MatemazoniaTextosEstranhos.pdf: 7076037 bytes, checksum: 011a60813928490aaa3e6094d3e16fc9 (MD5) Previous issue date: 2024-03-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.titleMatemazônia: textos estranhos que se entretecempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação Matemática e Científicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.contributor.advisor1LUCENA, Isabel Cristina Rodrigues de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1203845702039666pt_BR
dc.description.resumoExiste um lugar, nele há esforços para que suas fronteiras se borrem, onde a racionalidade abriu suas cancelas para novas formas de pensar e produzir conhecimentos, onde as palavras de uma hábil anciã tecem reflexões sobre multidimensionalidades, dentro de uma poética que entrelaça Matemática e Literatura, Ciência e Arte, poesia e prosa, onde uma vertente chamada Magtética expressa uma concepção epistemológica em que a vida e seus aspectos sensíveis não podem ser desconsiderados do tecido de nossa existência, esse lugar se chama Matemazônia. Perdida entre a imaginação e a realidade, Matemazônia tona-se solo deste estudo que, por meio do que foi chamado de “textos estranhos que se entretecem”, busca refletir questões relacionadas à Educação, com ênfase à Educação Matemática e suas articulações poéticas, a partir de uma perspectiva transdisciplinar, à luz do pensamento complexo, utilizando a mitologia matemazônica como fundo narrativo. De caráter qualitativo e de interface literário-matemática, esta pesquisa se caracteriza como uma ressignificação à pesquisa bibliográfica, uma vez que são adotadas, em seu método, as características do uso bibliográfico, ao mesmo tempo em que há esforços para construir uma existência científica dentro deste lugar famigerado e imaginário, expressa por meio de exercícios narrativos. Alicerçada em justificativas que perpassam aspectos da formação do próprio pesquisador, esta investigação se apoia, sobretudo, no anseio de construir novos significados na pesquisa acadêmica, lançando mão da imaginação, da estética, da criatividade. Impulsionado por autores como Morin (1999, 2005, 2015, 2020), D’Ambrosio (1991, 2001, 2005, 2008, 2019), Skovsmose (2007, 2008), Gardner (1994, 1995), Montoito (2019, 2020, 2021) e Derrida (2001), os esforços para a existência desta produção acadêmica nos propõe, em sua derradeira, a importância de subverter as fronteiras de uma ciência e de uma matemática dominante e rígida, limitantes aos horizontes de um conhecimento atravessado pela transdisciplinaridade, de modo a tornar este estudo uma possível referência a outros trabalhos e perspectivas que contemplam olhares e posturas transversais.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticaspt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_MatemazoniaTextosEstranhos.pdf6,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.