Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17577
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorARAUJO, Demetrius Gonçalves de-
dc.date.accessioned2025-07-07T13:30:06Z-
dc.date.available2025-07-07T13:30:06Z-
dc.date.issued2024-02-22-
dc.identifier.citationBRANDEMBERG,. João Cláudio. Desvendando mitos na educação matemática: como pseudo-histórias afetam o ensino. Orientador: João Cláudio Brandemberg. 2024. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17577 . Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17577-
dc.description.abstractThis research aimed to investigate the origins and emergence of Pseudo-stories in mathematics teaching. The study highlights three of the main Pseudo-histories of mathematics and analyzes how they are transmitted and perpetuated, including their dissemination in books and media. Furthermore, the work proposes measures to correct or minimize the impact of Pseudo-histories on the perception of the history of mathematics. The research covers the Pseudo-histories of mathematics that emerged from the 19th century to the present day. Secondary sources will be used, such as books, articles and published research, as well as primary sources, such as historical documents. The study will adopt a bibliographic approach, with critical analysis of the sources. The analysis method proposed by Martins (2000) will be applied to verify the veracity of Pseudo-stories, with adaptations for the cases of Archimedes' Crown, Newton's Apple and Bhaskara's Formula. In this way, the research seeks to expand knowledge about the impact of Pseudo-stories on mathematics teaching and contribute with proposals for a more accurate perception of mathematical history.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Kátia Martins (kmartins@ufpa.br) on 2025-07-07T13:29:27Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_DesvendandoMitosEducacao.pdf: 1632921 bytes, checksum: f8255f0288f2fe39337f79111082a0da (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Kátia Martins (kmartins@ufpa.br) on 2025-07-07T13:30:06Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_DesvendandoMitosEducacao.pdf: 1632921 bytes, checksum: f8255f0288f2fe39337f79111082a0da (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-07T13:30:06Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_DesvendandoMitosEducacao.pdf: 1632921 bytes, checksum: f8255f0288f2fe39337f79111082a0da (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2024-02-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectMatemática-Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectHistória da matemáticapt_BR
dc.titleDesvendando mitos na educação matemática: como pseudo-histórias afetam o ensinopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação Matemática e Científicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.contributor.advisor1BRANDEMBERG, João Cláudio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2133803992633581pt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa, objetivou-se investigar as origens e o surgimento das Pseudo-histórias no ensino de matemática. O estudo destaca três das principais Pseudo-histórias da matemática e analisa como são transmitidas e perpetuadas, incluindo sua disseminação em livros e meios de comunicação. Além disso, o trabalho propõe medidas para corrigir ou minimizar o impacto das Pseudo-histórias na percepção da História da Matemática. A pesquisa abrange as Pseudo-histórias da matemática que surgiram a partir do século XIX até os dias atuais. Serão utilizadas fontes secundárias, como livros, artigos e pesquisas já publicadas, bem como fontes primárias, como documentos históricos. O estudo adotará uma abordagem bibliográfica, com análise crítica das fontes. O método de análise proposto por Martins (2000) será aplicado para verificar a veracidade das Pseudo-histórias, com adaptações para os casos da Coroa de Arquimedes, Maçã de Newton e Fórmula de Bhaskara. Dessa forma, a pesquisa busca ampliar o conhecimento sobre o impacto das Pseudo-histórias no ensino de matemática e contribuir com propostas para uma percepção mais precisa da história matemática.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticaspt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-9268-7855pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_DesvendandoMitosEducacao.pdf1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons