Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/1762
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorBARROS, Osvaldo dos Santos-
dc.date.accessioned2011-03-23T21:19:24Z-
dc.date.available2011-03-23T21:19:24Z-
dc.date.issued2004-05-24-
dc.identifier.citationBARROS, Osvaldo dos Santos. Etnoastronomia Tembé-Tenetehara como matriz de abordagem (etno)matemática no ensino fundamental. 2004. 111 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2004. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1762-
dc.description.abstractUsing the reading of the Temb-Tenetehara culture as matrix of explanation of scientific Astronomy to consider, from its interface with the school Mathematics, strategies of approach of the school contents of Mathematics, the activities that we develop daily, in view of the dialogal joint between knowledge crated by the context of the society and the culture and scientific knowledge disseminated by the school.-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2011-03-23T21:19:24Z (GMT). No. of bitstreams: 0en
dc.description.provenanceItem created via OAI harvest from source: http://www.bdtd.ufpa.br/tde_oai/oai2.php on 2011-03-23T21:19:24Z (GMT). Item's OAI Record identifier: oai:bdtd.ufpa.br:169en
dc.languagept-
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectMatemática-
dc.subjectEtnomatemática (Indigenismo)-
dc.subjectEtnoastronomia (Indigenismo)-
dc.subjectTembé-
dc.subjectTenetehara-
dc.subjectEnsino fundamental-
dc.subjectPará - Estado-
dc.subjectAmazônia brasileira-
dc.subjectÍndio-
dc.titleEtnoastronomia Tembé-Tenetehara como matriz de abordagem (etno)matemática no ensino fundamental-
dc.title.alternativeEthnoastronomy Tembé-Tenetehara as first of (etno) mathematical approach in basic education-
dc.typeDissertação-
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Educação Matemática e Científica-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
dc.contributor.advisor1MENDES, Iran Abreu-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4490674057492872-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8886478452699437-
dc.description.resumoUtilizamos a cultura Tembé-Tenetehara de leitura do céu e seus elementos astronômicos como matriz de explicação da Astronomia científica para propormos, a partir de sua interface com a Matemática escolar, estratégias de aproximação dos conteúdos escolares de Matemática, às atividades que desenvolvemos cotidianamente, tendo em vista a articulação dialogal entre saberes gerados no contexto da sociedade e da cultura e os saberes científicos disseminados pela escola.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas-
Aparece en las colecciones: Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_EtnoastronomiaTembeTeneteharaMatriz.pdf5,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons