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Tipo: Dissertação
Data do documento: 3-Jun-2025
Autor(es): TEIXEIRA, Niceane dos Santos Figueiredo
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
Primeiro(a) Orientador(a): MONTEIRO, Dionne Cavalcante
Título: Simulador em realidade virtual para o manejo de lesão por pressão para discentes do curso de graduação em enfermagem
Citar como: TEIXEIRA, Niceane dos Santos Figueiredo. Simulador em realidade virtual para o manejo de lesão por pressão para discentes do curso de graduação em enfermagem. Orientador: Dionne Cavalcante Monteiro. 2025. 124 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2025. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17636. Acesso em:.
Resumo: Esta dissertação investigou a elaboração, desenvolvimento, testagem e os resultados de um simulador em ambiente de Realidade Virtual (RV) como abordagem pedagógica inovadora para o ensino-aprendizagem do manejo da lesão por pressão no curso de graduação em enfermagem. Para fundamentar a pesquisa, ressaltam-se as contribuições das metodologias ativas, as quais emergiram como estratégias pedagógicas centradas na promoção da aprendizagem ativa dos discentes. Nesse contexto, a realidade virtual (RV) é empregada como recurso tecnológico inovador para o ensino e aprimoramento na área da saúde, em especial, a enfermagem. A metodologia foi do tipo aplicada, com abordagem quanti-qualitativa, exploratória e descritiva. Para o embasamento teórico e contextualização, foram realizadas revisão integrativa da literatura e levantamento de dados. O software do simulador foi desenvolvido por uma equipe multiprofissional, utilizando o sistema de modelagem 3D Blender 3.5 para a criação dos elementos virtuais. A integração dessas modelagens no ambiente imersivo de realidade virtual foi efetuada através do motor de desenvolvimento de jogos Unity 3D. A testagem do produto envolveu a utilização de recursos de realidade virtual, como o Óculos Rift, consoles e sensores de movimento, juntamente com monitor e computador, proporcionando aos discentes uma experiência interativa e imersiva no cenário simulado de manejo da lesão por pressão. A pesquisa contou com a participação de especialistas e graduandos de enfermagem, sendo conduzida no Laboratory of Applied Artificial Intelligence (LAAI) da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém. A coleta de dados em cada etapa do processo de desenvolvimento e testagem utilizou instrumentos específicos. A análise dos dados obtidos envolveu a análise de conteúdo das respostas discursivas e objetivas e a interpretação de dados quantitativos apresentados em gráficos, buscando compreender a percepção dos participantes sobre o simulador. Os resultados e as discussões apresentadas nesta dissertação evidenciam que o simulador virtual desenvolvido possui potencial significativo como ferramenta potencializadora e facilitadora do processo de ensino-aprendizagem do manejo da lesão por pressão na formação em enfermagem.
Abstract: This dissertation investigated the elaboration, development, testing, and outcomes of a simulator within a virtual reality environment as an innovative pedagogical approach for the teaching-learning process of pressure injury management in an undergraduate nursing program. To substantiate this research, the contributions of active methodologies are highlighted. These have emerged as pedagogical strategies focused on promoting active student learning. In this context, virtual reality (VR) is employed as an innovative technological resource for teaching and improvement in the healthcare field, with a particular focus on nursing. The methodology was applied research, employing a quantitative-qualitative, exploratory, and descriptive approach. For theoretical grounding and contextualization, an integrative literature review and data collection were conducted. The simulator software was developed by a multidisciplinary team, utilizing the 3D modeling system Blender 3.5 for the creation of virtual elements. The integration of these models into the immersive virtual reality environment was executed through the Unity 3D game development engine. Product testing involved the utilization of virtual reality resources, such as the Oculus Rift, consoles, and motion sensors, in conjunction with a monitor and computer, thereby providing students with an interactive and immersive experience within the simulated pressure injury management scenario. The research involved the participation of nursing specialists and undergraduate students and was conducted at the Laboratory of Applied Artificial Intelligence (LAAI) of the Federal University of Pará (UFPA), located in Belém. Data collection at each stage of the development and testing process employed specific instruments. The analysis of the obtained data encompassed content analysis of discursive and objective responses, and the interpretation of quantitative data presented in graphs, aiming to understand the participants' perception of the simulator. The results and discussions presented in this dissertation demonstrate that the developed virtual simulator possesses significant potential as an empowering and facilitating tool for the teaching-learning process of pressure injury management in nursing education.
Palavras-chave: Ensino Superior
Lesão por pressão
Metodologias ativas
Realidade virtual
Simulação
Higher education
Pressure injury
Active methodologies
Virtual reality
Simulation
Área de Concentração: METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Linha de Pesquisa: INOVAÇÕES METODOLÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR (INOVAMES)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão
Programa: Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte URI: Disponível na internet via correio eletrônico: riufpabc@ufpa.br
Aparece nas coleções:Dissertações em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (Mestrado) - PPGCIMES/NITAE

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