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dc.creatorLIMA, Layse Rafaele Furtado-
dc.date.accessioned2025-08-21T16:37:19Z-
dc.date.available2025-08-21T16:37:19Z-
dc.date.issued2025-06-13-
dc.identifier.citationLIMA, Layse Rafaele Furtado. Efeito da taxa de armadura existente e do sistema de ancoragem na resistência à flexão de consolos curtos de concreto armado reforçados com laminados de PRFC. Orientador: Maurício de Pina Ferreira. 2025. 128 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Infraestrutura e Desenvolvimento Energético) – Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia, Universidade Federal do Pará, Tucuruí, 2025. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17656. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17656-
dc.description.abstractShort corbels are elements used in bridges and buildings to support beams, stringers or concentrated loads of great intensity, and are characterized by having a span-to-height ratio of less than one. Over the course of their useful life, these structures can fail to meet basic safety requirements for reasons such as design error, material degradation, overload or change in use, requiring reinforcement techniques that can be applied quickly and efficiently. With this in mind, this work seeks to experimentally analyze short reinforced concrete beams reinforced externally in bending with Carbon Fiber Reinforced Polymer (CFRP) laminates. To this end, six specimens were analyzed, three with a 0.18% flexural reinforcement rate and three with a 0.47% rate. All the models have the same geometry, with the presence of horizontal and vertical stirrups. The reinforcement was positioned on both sides of the cantilever and anchored at the ends, checking the influence of two systems. The first anchoring system is made up of steel plates and bolts, while the second is made up of overlapping laminates, with transverse bonding in the last layer. As a result, it was possible to analyze that the reinforcement proved to be efficient in terms of increased resistance, which ranged from 14,5% to 50,3%, with the hybrid anchorage standing out as having the highest loading value.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Melissa Feitosa (melissa.feitosa@tucurui.ufpa.br) on 2025-08-20T17:26:06Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_EfeitoTaxaArmadura.pdf: 11170023 bytes, checksum: f9784f7ed4d6d63535f0bd3298acdc89 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Mayara Menezes (mayara@ufpa.br) on 2025-08-21T16:37:19Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_EfeitoTaxaArmadura.pdf: 11170023 bytes, checksum: f9784f7ed4d6d63535f0bd3298acdc89 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-21T16:37:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_EfeitoTaxaArmadura.pdf: 11170023 bytes, checksum: f9784f7ed4d6d63535f0bd3298acdc89 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2025-06-13en
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source.uriDisponível na internet via Sagittapt_BR
dc.subjectConsolo curto de concretopt_BR
dc.subjectReforço ligado externamentept_BR
dc.subjectPolímero reforçado com fibra de carbonopt_BR
dc.subjectSistema de ancoragempt_BR
dc.subjectConcrete short corbelpt_BR
dc.subjectExternally bonded reinforcementpt_BR
dc.subjectCarbon fiber reinforced polymerpt_BR
dc.subjectAnchoring systempt_BR
dc.titleEfeito da taxa de armadura existente e do sistema de ancoragem na resistência à flexão de consolos curtos de concreto armado reforçados com laminados de PRFCpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNúcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia - NDAE/Tucuruípt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURAS::ESTRUTURAS DE CONCRETOpt_BR
dc.contributor.advisor1FERREIRA, Maurício de Pina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4242041552985485pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4563134120381502pt_BR
dc.description.resumoConsolos curtos são elementos utilizados em pontes e edifícios para suportar vigas, longarinas ou cargas concentradas de grande intensidade, sendo caracterizados por apresentarem uma relação vão-altura menor que um. Ao longo de sua vida útil, essas estruturas podem deixar de atender aos requisitos básicos de segurança por razões como erro de projeto, degradação do material, sobrecarga ou mudança na utilização, sendo necessárias técnicas de reforço que sejam aplicadas com rapidez e de forma eficiente. Nesse sentido, este trabalho busca analisar experimentalmente consolos curtos de concreto armado reforçados externamente à flexão com laminados de Polímeros Reforçados com Fibra de Carbono (PRFC). Para isso, foram analisados seis espécimes, sendo três com taxa de armadura de flexão de 0,18% e três com taxa de 0,47%. Todos os modelos possuem a mesma geometria, com a presença de estribos horizontais e verticais. O reforço foi posicionado em ambas as faces do consolo e ancorado nas extremidades, sendo verificado a influência de dois sistemas. A primeira ancoragem é composta por chapa de aço e parafusos, enquanto a segunda é formada por sobreposições de laminados, com colagem transversal em sua última camada. Com isso, foi possível analisar que o reforço se mostrou eficiente em termos de incremento de resistência, que variaram de 14,5% a 50,3%, com destaque para a ancoragem híbrida, que proporcionou o maior valor de carregamento.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Infraestrutura e Desenvolvimento Energéticopt_BR
dc.subject.linhadepesquisaESTRUTURASpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoINFRAESTRUTURApt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-8619-4632pt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-8905-9479pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Engenharia de Infraestrutura e Desenvolvimento Energético (Mestrado) - PPGINDE/NDAE/Tucuruí

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