Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17718
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPARAGUASSU, Renan Delmontt Souza-
dc.date.accessioned2025-09-05T16:34:11Z-
dc.date.available2025-09-05T16:34:11Z-
dc.date.issued2025-07-04-
dc.identifier.citationPARAGUASSU, Renan Delmontt Souza. Fenomenologia Teatral: Da Crise ao Despertar de um Artista-Pesquisador. Orientadora: Ana Flavia Mendes. 2025. 115 f. Tese (Doutorado em Artes) - Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2025. Disponível em:https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17718. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17718-
dc.description.abstractThis thesis investigates the articulation between phenomenological experience and poetic methodology in artistic research, from the perspective of the artist-researcher. Inspired by the narrative structure of Dante Alighieri’s Divine Comedy, the work proposes a symbolic journey through affective and conceptual territories that embody the main methodological challenges faced in artistic creation. The central question is how to develop a methodology in the arts that acknowledges and values subjectivity, poetics, and the complexity of lived experience. To this end, the thesis adopts an embodied phenomenological approach that interweaves poetic writing, critical analysis, and performative experiences. Each chapter represents the overcoming of a “sin” — metaphors for the obstacles in the creative process — and proposes conceptual displacements that culminate in the formulation of seven original concepts: Scenic Nourishment, Generous Economy of the Scene, Scenic Disarmament, Floating Dramaturgy, Creative Desire, Acting as a State of Being, and Collective Acting. The results show that integrating theatrical phenomenology with poetic writing not only produces a unique methodology but also enables the emergence of an expanded creative consciousness. It concludes that artistic research can be constituted as both an aesthetic and epistemological practice, and that the method, rather than being a fixed formula, can assume a living, relational, and open form.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2025-09-05T16:30:43Z No. of bitstreams: 2 Tese_FenomenologiaTeatralArtista.pdf: 4049107 bytes, checksum: 837cd8c6e785b2ac676eb9564ec030ac (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2025-09-05T16:34:11Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Tese_FenomenologiaTeatralArtista.pdf: 4049107 bytes, checksum: 837cd8c6e785b2ac676eb9564ec030ac (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-05T16:34:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Tese_FenomenologiaTeatralArtista.pdf: 4049107 bytes, checksum: 837cd8c6e785b2ac676eb9564ec030ac (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2025-07-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.sourceVia e-mailpt_BR
dc.source.uriVia e-mailpt_BR
dc.subjectArtes cênicaspt_BR
dc.subjectFenomenologia e artept_BR
dc.subjectEscrita criativapt_BR
dc.subjectMetodologia - Artept_BR
dc.subjectPerforming artspt_BR
dc.subjectPhenomenology and artpt_BR
dc.subjectCreative writingpt_BR
dc.subjectMethodology - Artpt_BR
dc.titleFENOMENOLOGIA TEATRAL: Da Crise ao Despertar de um Artista-Pesquisadorpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Artept_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
dc.contributor.advisor1MENDES, Ana Flavia de Melo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6144243746546776pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5280244538022359pt_BR
dc.description.resumoA presente tese investiga a articulação entre experiência fenomenológica e metodologia poética na pesquisa em artes, a partir da perspectiva do pesquisador-artista. Inspirando-se na estrutura narrativa da Divina Comédia, o trabalho propõe uma travessia simbólica por territórios afetivos e conceituais que representam os principais desafios metodológicos enfrentados durante a criação artística. A problemática central reside na busca por uma metodologia em artes que reconheça e valorize a subjetividade, a poética e a complexidade da experiência vivida. Para isso, adota-se uma abordagem metodológica fenomenológica encarnada, que entrelaça escrita poética, análise crítica e experiências performativas. Cada capítulo simboliza a superação de um “pecado” — metáforas dos entraves enfrentados no percurso criativo — e propõe deslocamentos conceituais progressivos, culminando na formulação de sete conceitos originais: Nutrição Cênica, Economia Generosa da Cena, Desarme Cênico, Dramaturgia Flutuante, Desejo Criador, Atuação como estado de ser e Atuação Coletiva. Os resultados evidenciam que a integração entre fenomenologia teatral e escrita poética não apenas gera uma metodologia singular, como também permite a emergência de uma consciência criadora expandida. Conclui-se que a pesquisa em artes pode constituir-se como prática estética e epistemológica, e que o método, ao invés de ser uma fórmula fixa, pode assumir forma viva, relacional e aberta.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.subject.linhadepesquisaTEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTESpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoARTESpt_BR
Aparece nas coleções:Teses em Artes (Doutorado) - PPGARTES/ICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_FenomenologiaTeatralArtista.pdf3,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons