Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/1827
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorOLIVEIRA, Sued Silva de-
dc.date.accessioned2011-03-23T21:19:33Z-
dc.date.available2011-03-23T21:19:33Z-
dc.date.issued2004-08-31-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Sued Silva de. Refletindo uma prática pedagógica no ensino de ciências baseada na alfabetização científica: relato de uma parceria entre professora e pesquisador. 2004. 95 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2004. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1827-
dc.description.abstractThe scientific literacy has been focused for some years as a methodological trend in science teaching. Its main objective is to educate citizens and make them take part in the science course through a clearer comprehension of its goals. However, to accomplish that, it is necessary that teachers reflect on the limitations that are imposed to the teaching practice before trying to adopt a new methodology. This way, partnerships between researchers and teachers can be more efficient in the process of conducting changes in the traditional teaching. The efficiency of these partnerships is in the reflection moments that happen on the practice shared by teachers and researchers. Furthermore, the trasnformations in teaching tend to be permanent and efficient when teachers knowledge is taken into account, which makes a more autonomous pedagogic remake for teachers possible. In this paper, the reflections of a science teacher about a pedagogic proposal based on the scientific alphabetization is shown, analyzed and discussed. It is used an action research in order to establish a partnership between the teacher and the researcher. For this purpose, first the initial teachers formation and her school daily profile are reviewed. Then, the teachers reflection about the pedagogic activity is stressed. This research aims to underline the importance of partnerships between teachers and researchers who pursues the development of teaching practice through reflection. It was verified that the effected partnership was useful, since it enabled the teacher to have a more investigating perspective about her practice, that is, it made her question it and propose new ways.-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2011-03-23T21:19:33Z (GMT). No. of bitstreams: 0en
dc.description.provenanceItem created via OAI harvest from source: http://www.bdtd.ufpa.br/tde_oai/oai2.php on 2011-03-23T21:19:33Z (GMT). Item's OAI Record identifier: oai:bdtd.ufpa.br:232en
dc.languagept-
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectAlfabetização científica-
dc.subjectPrática de ensino-
dc.subjectPesquisador-
dc.subjectProfessores-
dc.titleRefletindo uma prática pedagógica no ensino de ciências baseada na alfabetização científica: relato de uma parceria entre professora e pesquisador-
dc.title.alternativeReflecting pedagogical practical one in the education of sciences based in the scientific alfabetização: story of a partnership between teacher and researcher-
dc.typeDissertação-
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Educação Matemática e Científica-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
dc.contributor.advisor1GUIMARÃES, Diva Anelie de Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2891287458034896-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1465510457961323-
dc.description.resumoA alfabetização científica vem se destacando já há alguns anos como tendência metodológica no ensino de ciências. Seu principal objetivo é educar cidadãos para participarem dos rumos da ciência através de uma compreensão mais clara de seus fins. Todavia, para que isso ocorra é necessário que professores reflitam sobre as limitações que se impõem à prática docente antes de se aventurarem em adotar alguma nova metodologia. Nesse sentido, parcerias entre pesquisadores e professores podem se mostrar mais eficientes na condução do processo de mudança no ensino tradicional. A eficiência dessas parcerias encontra-se nos momentos de reflexão ocorridos durante a prática conjunta de pesquisadores e professores. Além disso, as transformações no ensino tendem a ser mais duradouras e eficientes quando os conhecimentos dos professores são levados em consideração, possibilitando um refazer pedagógico mais autônomo aos professores. Neste trabalho, apresentamos, discutimos e analisamos as reflexões de uma professora de ciências em torno de uma proposta pedagógica baseada na alfabetização científica. Utilizamos a pesquisa-ação como meio de efetivar uma parceria entre professora e pesquisador. Para isso, inicialmente resgatamos a formação inicial da professora e o perfil de seu cotidiano escolar. Posteriormente, destacamos as reflexões da professora sobre a atividade pedagógica. Nosso objetivo é ressaltar a importância de parcerias entre professores e pesquisadores na busca do desenvolvimento da prática de professores por meio da reflexão. Constatamos que a parceria efetuada foi útil nos termos de possibilitar à professora um olhar mais investigativo sobre sua prática, no sentido de questioná-la e propor novos encaminhamentos.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas-
Aparece en las colecciones: Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_RefletindoPraticaPedagogica.pdf537,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons