Escrevivências compartilhadas: memórias de telenovelas e representação racial a partir do coletivo de juventude negra do CEDENPA

Imagem de Miniatura

Data

20-03-2025

Grau

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Tema

Eixo temático

Tipo de acesso

Acesso AbertoAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalaccess-logo

Contido em

Citar como

ARGÔLO, Vic. Escrevivências compartilhadas: memórias de telenovelas e representação racial a partir do coletivo de juventude negra do CEDENPA. Orientadora: Rosaly de Seixas Brito. 2025. 145 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Cultura e Amazônia) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2026. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/handle/2011/18642. Acesso em:.

DOI

O objetivo desta dissertação é escreviver sobre memórias negras a partir das telenovelas brasileiras, entendendo a teledramaturgia como uma forma de narrativa que ultrapassou a dimensão do lazer e possui dimensões de interatividade e sociabilidades específicas entre subjetividades e corporeidades negras. A pesquisa ancora-se nas escrevivências (Evaristo, 2016; 2020; 2022; 2024) por se tratar de uma experiência metodológica de caráter interdisciplinar, capaz de auxiliar nós, pessoas negras, a produzir e contar nossas narrativas vivenciadas e/ou compartilhadas. Compreendendo a teleficção como parte das construções de sentidos na vida cotidiana brasileira, este trabalho considera o conteúdo televisivo como um produto midiático que contribui para construção de imaginários sociais, que podem (re)produzir sentidos e estereótipos sobre a questão racial e os corpos racializados. Este estudo tem como sujeitos interlocutores os membros do Coletivo de Juventude Negra do Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará – Cedenpa, que entram em cena para poder discutir sobre como são personagens negros em telenovelas são representados no enredo e na narrativa, a partir de seu olhar, e que memórias essas narrativas acionam em jovens negros do coletivo. Indaga-se também em que contextos interpessoais esses jovens partilharam o ato de assistir a telenovelas. Partimos do pressuposto de que as telenovelas são ativadoras simultaneamente de memórias pessoais e coletivas. Buscamos compreender de que maneira os enredos de personagens negros provocam disputas pela interpretação de sentidos, em vista da localização social e racial dos telespectadores. Para tanto, faz-se importante analisar os contextos em que se dá a recepção de telenovelas no cotidiano e como interferem na criação de um ritual compartilhado com dimensões sensíveis e afetivas. A coleta dos dados se deu a partir dos grupos focais junto ao Coletivo de Juventude Negra do Cedenpa, com o intuito de entender que outras possibilidades de memórias sensíveis as telenovelas podem provocar em sujeitos negros Os resultados aqui apresentados nos direcionam para caminhos insurgentes de representação, que estamos traçando enquanto subjetividades negras, bem como para o entendimento de que, a despeito das reiterações de estereótipos raciais, as telenovelas ainda podem contribuir para pensar em possibilidades de outras vidas e outros mundos.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

País

Brasil

Instituição(ões)

Universidade Federal do Pará

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

UFPA

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Fonte URI

Disponível na internet via correio eletrônico: bibletras@ufpa.br