Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2068
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorVIDAL, Claudia Valéria França-
dc.date.accessioned2011-03-30T15:43:37Z-
dc.date.available2011-03-30T15:43:37Z-
dc.date.issued2009-08-25-
dc.identifier.citationVIDAL, Claudia Valéria França. Motivação e representação cultural no ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira dos alunos da Licenciatura em Letras da UFPA. 2009. 139 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2009. Programa de Pós-Graduação em Letras.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/2068-
dc.description.abstractIn the last years cultural issues have gotten more attention in the field of language teaching and learning. Once didactic books are among the main supports in foreign language teaching and learning process, the cultural representations these materials present may influence inlearners beliefs and attitudes in relation to the target language and, consequently, in their motivation to learn it. It is understood that culture encompasses a range of different aspects, however, analyzing the didactic book of English as a foreign language Touchstone, we observed that the cultural samples presented in this material refer basically to historical and geographical aspects and touristic information. We also observed that in relation to the contact with the culture of the target language, the learners of the discipline Anglophone Cultures may have varied attitudes. Thus, this research presents reflections about the considerable limitation of cultural representation in the didactic book analyzed, taking as main focus the extent in which it affects learner’s motivation. Besides, this dissertation presents reflections about how the other’s culture may be approached in order to enhance the perception of his ones’ own culture.-
dc.description.provenanceSubmitted by Albirene Sousa (albirene@ufpa.br) on 2011-03-30T15:43:37Z No. of bitstreams: 2 VIDAL, Claudia Valéria França PPGLetras.pdf: 44821651 bytes, checksum: 49375969ff159dfb4eafcc4cd3f6bc1d (MD5) license_rdf: 22876 bytes, checksum: 0a4e855daae7a181424315bc63e71991 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2011-03-30T15:43:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 VIDAL, Claúdia Valéria França PPGLetras.pdf: 44821651 bytes, checksum: 49375969ff159dfb4eafcc4cd3f6bc1d (MD5) license_rdf: 22876 bytes, checksum: 0a4e855daae7a181424315bc63e71991 (MD5) Previous issue date: 2009en
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectEnsino-
dc.subjectLíngua (Linguística)-
dc.titleMotivação e representação cultural no ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira dos alunos da Licenciatura em Letras da UFPApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Letras e Comunicação-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS-
dc.contributor.advisor1SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6129530461830312-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1297160868350769-
dc.description.resumoNos últimos anos a questão cultural tem ganhado cada vez mais espaço nas pesquisas da área de ensino-aprendizagem de línguas. Uma vez que os materiais didáticos estão entre os principais suportes no processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, as representações de cultura que estes materiais apresentam podem influenciar nas crenças e atitudes dos aprendentes em relação à língua alvo e, consequentemente, em sua motivação para aprendê-la. Compreende-se que cultura envolve uma gama de aspectos diferentes, entretanto, ao analisar o livro didático de inglês como língua estrangeira Touchstone, observamos que as amostras de cultura apresentadas nesse material referem-se basicamente a aspectos histórico-geográficos e informações turísticas. Observamos também que, em relação ao contato com a cultura da língua alvo, os aprendentes da disciplina Culturas Anglófonas podem ter atitudes variadas. Assim, esta pesquisa apresenta reflexões acerca da considerável limitação da representação cultural no livro analisado, tendo como foco principal a maneira como esta afeta a motivação do aprendente. Além disso, esta dissertação apresenta reflexões sobre como a cultura do outro pode ser abordada de maneira a enriquecer a percepção de sua própria cultura.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras-
Aparece en las colecciones: Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_MotivacaoRepresentacaoCultural.pdf43,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons