Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2650
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDUARTE, Francisco Ednardo Barroso-
dc.date.accessioned2012-04-23T19:27:57Z-
dc.date.available2012-04-23T19:27:57Z-
dc.date.issued2010-10-30-
dc.identifier.citationDUARTE, Francisco Ednardo Barroso. Motivação e autonomia no ensino e aprendizagem da habilidade de escrita em inglês como língua estrangeira: os gêneros textuais do Orkut e as suas interfaces interacionais. 2010. 124 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2010. Programa de Pós-Graduação em Letras.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2650-
dc.description.abstractIn the educational context of teaching and learning of foreign languages, basic education or academic levels, writing activities are usually neglected at the expense of the great attention given to oral skills. Teachers often complain about difficulties and challenges they face to arouse students‟ interest related to writing activities. Moreover, we realize that students also complain about the treatment which is given to writing ability in the classroom, being uninterested and demotivated throughout the production of these activities. Therefore, this paper aims at discussing, reflecting and analyzing how this skill has been treated over the years and it proposes the genre-based approach in order to motivate and foster the autonomy of students majoring in Letras, English Language at the Universidade Federal do Pará, Campus Bragança. This approach is based on the use of e-genres in the social networking site Orkut.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2012-04-23T19:27:13Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_MotivacaoAutonomiaEnsino.pdf: 2037782 bytes, checksum: 1743892418509eea27651a61a543b0c7 (MD5) license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos(edisangela@ufpa.br) on 2012-04-23T19:27:57Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_MotivacaoAutonomiaEnsino.pdf: 2037782 bytes, checksum: 1743892418509eea27651a61a543b0c7 (MD5) license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2012-04-23T19:27:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_MotivacaoAutonomiaEnsino.pdf: 2037782 bytes, checksum: 1743892418509eea27651a61a543b0c7 (MD5) license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Previous issue date: 2010en
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.subjectBragança - PApt_BR
dc.subjectPará - Estadopt_BR
dc.subjectAmazônia brasileirapt_BR
dc.titleMotivação e autonomia no ensino e aprendizagem da habilidade de escrita em inglês como língua estrangeira: os gêneros textuais do Orkut e as suas interfaces interacionaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Letras e Comunicação-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS-
dc.contributor.advisor1SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6129530461830312-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5853144132797250-
dc.description.resumoNo contexto educacional de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, seja ele na educação básica ou no nível superior, as atividades de escrita são geralmente negligenciadas em detrimento da grande atenção dada à habilidade de oral. Professores se queixam com frequência dos desafios e dificuldades que enfrentam para despertar em seus alunos o interesse em relação às atividades de escrita. Por outro lado, percebe-se que os alunos também reclamam do tratamento que é dado à escrita em sala de aula, mostrando-se desinteressados e desmotivados quando da produção dessas atividades. Diante disso, este trabalho tem o objetivo de discutir, refletir e analisar como essa habilidade vem sendo tratada ao longo dos anos e propõe a abordagem baseada em gêneros textuais com o intuito de motivar e fomentar a autonomia dos alunos de uma turma de graduação em Letras, habilitação em Língua Inglesa da Universidade Federal do Pará, no campus de Bragança, a partir do uso de gêneros virtuais dispostos no site de relacionamentos Orkut.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras-
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_MotivacaoAutonomiaEnsino.pdf1,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons