Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2674
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPEREIRA, Reginaldo de Lima-
dc.date.accessioned2012-04-30T18:20:32Z-
dc.date.available2012-04-30T18:20:32Z-
dc.date.issued2010-04-23-
dc.identifier.citationPEREIRA, Reginaldo de Lima. Interpretação de textos matemáticos: dificuldades na resolução de problemas de geometria plana. 2010. 152 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2010. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2674-
dc.description.abstractThis dissertation is the result of a qualitative research which object of study is to analyze the interpretation of mathematical texts and the difficulties in solving plane geometry problems, from records produced by the researched subjects belonging to two classes of the Technical Course Integrated to High School in the form of Youth and Adults Education of the Federal Institute of Roraima in 2008, a group of Nursing and other of Laboratory. This analysis was conducted in the light of theorists such as Gilles-Gaston Granger and Ludwig Wittgenstein, which made me realize the "difficulties" found in the learning plane geometry, according to the precepts of the PCNs and noted in the analyzed records are given by through the complexity of the languages presented in the classroom, such as natural language and mathematical language. Subjects studied indicate "difficulties" in learning, when faced with the need to translate natural language to mathematical language in order to objectify through writing the solutions to the problems posed. These "difficulties" may lead them to discouragement, the withdrawal and / or truancy of study. For these reasons, I intend with this research find grants that may indicate ways to minimize this problem by encouraging them to study through research, daily reading, so that they are able to learn the math concepts with more ease and pleasure.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2012-04-30T18:20:10Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_InterpretacaoTextosMatematicos.pdf: 1836741 bytes, checksum: 046997e0e6f51fc8a0c0c49779994d61 (MD5) license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos(edisangela@ufpa.br) on 2012-04-30T18:20:32Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_InterpretacaoTextosMatematicos.pdf: 1836741 bytes, checksum: 046997e0e6f51fc8a0c0c49779994d61 (MD5) license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2012-04-30T18:20:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_InterpretacaoTextosMatematicos.pdf: 1836741 bytes, checksum: 046997e0e6f51fc8a0c0c49779994d61 (MD5) license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Previous issue date: 2010en
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectAmazônia brasileira-
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectGeometria planapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEducação de adultopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectInstituto Federal de Roraimapt_BR
dc.subjectRoraima - Estadopt_BR
dc.titleInterpretação de textos matemáticos: dificuldades na resolução de problemas de geometria planapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Educação Matemática e Científica-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA-
dc.contributor.advisor1SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3588315106445865-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0291296181368989-
dc.description.resumoA presente dissertação é o resultado de uma investigação qualitativa que tem como objeto de estudo analisar a interpretação de textos matemáticos e as dificuldades na resolução de problemas de Geometria Plana, a partir de registros produzidos pelos sujeitos pesquisados pertencentes a duas turmas do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio na modalidade de Jovens e Adultos do Instituto Federal de Roraima do ano de 2008; uma turma de Enfermagem e outra de Laboratório. Esta análise foi realizada à luz de teóricos como: Gilles-Gaston Granger e Ludwig Wittgenstein, os quais me fizeram perceber que as "dificuldades" encontradas na aprendizagem da Geometria Plana, segundo os preceitos dos PCNs e observadas nos registros analisados, se dão por meio da complexidade das linguagens apresentadas em sala de aula, tais como: a linguagem natural e a linguagem matemática. Os sujeitos pesquisados apontam "dificuldades" na aprendizagem, quando se deparam com a necessidade de traduzir da linguagem natural para a linguagem matemática, a fim de objetivar por meio da escrita as soluções dos problemas propostos. Essas "dificuldades" podem levá-las ao desestímulo pelo estudo, à desistência e/ou a evasão escolar. Por estes motivos, pretendo com esta pesquisa, encontrar subsídios que possam apontar caminhos para minimizar esta problemática, incentivando-os ao estudo por meio da pesquisa, da leitura diária, de modo que, consigam aprender os conteúdos matemáticos com mais vontade e prazer.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas-
dc.description.affiliationUFRR - Universidade Federal de Roraimapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_InterpretacaoTextosMatematicos.pdf1,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons