Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3048
Tipo: Dissertação
Data do documento: 25-Mar-2011
Autor(es): CORRÊA, Fernanda Regina Smith Neves
Primeiro(a) Orientador(a): PELAES, Evaldo Gonçalves
Primeiro(a) coorientador(a): KLAUTAU JÚNIOR, Aldebaro Barreto da Rocha
Título: Implementação em software da codificação de canal em ADSL: um estudo de caso sobre os efeitos do ruído impulsivo na transmissão de vídeo
Citar como: CORRÊA, Fernanda Regina Smith Neves. Implementação em software da codificação de canal em ADSL: um estudo de caso sobre os efeitos do ruído impulsivo na transmissão de vídeo. Orientador: Evaldo Gonçalves Pelaes; Coorientador: Aldebaro Barreto da Rocha Klautau Júnior. 2011. 91 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2011.Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3048. Acesso em:.
Resumo: Este trabalho apresenta a implementação em software da codificação de canal utilizada no padrão ADSL. A teoria da codificação de canal e descrita, bem como a codificação de canal implementada no Software Modem ADSL utilizando o ambiente de desenvolvimento Ptolemy II. A implementação de um modelo de ruído impulsivo também é apresentada. Para garantir que a implementação obedeça o padrão do ADSL, testes utilizando o analisador de sistemas DSL TraceSpan são descritos. O trabalho apresenta ainda um exemplo de aplicação do Software Modem ADSL, caracterizado por um estudo de caso sobre os efeitos do ruído impulsivo na transmissão de vídeo, analisando o impacto de alguns parâmetros da codificação de canal na correção dos erros.
Abstract: This work describes the implementation in software of the channel coding used in the ADSL standard. The theory of channel coding is described, as well as the channel coding implemented in the Software Modem ADSL using the development environment Ptolemy II. The implementation of a impulsive noise model is also presented. To ensure that the implementation meets the ADSL standard, tests using the DSL systems analyzer TraceSpan are described. This work also presents an application example of the Software Modem ADSL, characterized by a study case on the e ects of impulsive noise in the video transmission, analyzing the impact of some parameters of channel coding in the correction of errors.
Palavras-chave: Software
Modem
Linhas digitais de assinantes
Transmissão de vídeo
Ptolemy
ADSL - Asymetric digital subscriber line
Channel coding
Video transmission
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWARE
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::TELECOMUNICACOES::SISTEMAS DE TELECOMUNICACOES
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Dissertações em Engenharia Elétrica (Mestrado) - PPGEE/ITEC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_ImplementacaoSoftwareCodificacao.pdf2,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons