Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3111
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorROZAL, Edilene Farias-
dc.date.accessioned2012-10-31T16:18:08Z-
dc.date.available2012-10-31T16:18:08Z-
dc.date.issued2007-03-16-
dc.identifier.citationROZAL, Edilene Farias. Modelagem matemática e os temas transversais na educação de jovens e adultos. 2007. 164 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2007. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3111-
dc.description.abstractThis paper had as objective to investigate in what terms Mathematical Modeling associated to the transverse themes can contribute to improve the students' teaching-learning process in Mathematics, especially in the Education of Youth and Adults (EJA). A research of qualitative nature was accomplished, in the participant observation, with data collected starting from contextualized activities and modeling activities, questionnaires, semi-structured interviews and field trip report. The present paper shows the methodological directions of the research that was accomplished in a public school, with a group of EJA, that is, youth and adult education (4th stage), in the Municipal District of Castanhal-Pará, where activities involving the transverse themes were applied, such as health, work and consumption and environment. Through speeches, behaviors and attitudes of the subjects involved in the activities, and exchange of experiences with the teacher-researcher, it was collected data for later analyses based in theoretical references. The results show that, in spite of the initial difficulties in the process, the students, subject of the research, improved in the learning of mathematical contents. It was concluded that these results show the importance of inserting Modeling as a teaching strategy, and despite some obstacles for its implement in the teaching, it can provide to the student of EJA, acquisition of mathematical contents and possibilities of turning him/her into a critical and reflexive citizen.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2012-10-22T22:46:03Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_ModelagemMatematicaTemas.pdf: 3144449 bytes, checksum: ed884b25c5c94c7a7a5a4f4024013bc2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Rosa Silva(arosa@ufpa.br) on 2012-10-31T16:18:08Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_ModelagemMatematicaTemas.pdf: 3144449 bytes, checksum: ed884b25c5c94c7a7a5a4f4024013bc2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2012-10-31T16:18:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_ModelagemMatematicaTemas.pdf: 3144449 bytes, checksum: ed884b25c5c94c7a7a5a4f4024013bc2 (MD5) Previous issue date: 2007en
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectCastanhal - PApt_BR
dc.subjectPará - Estadopt_BR
dc.subjectAmazônia brasileirapt_BR
dc.titleModelagem matemática e os temas transversais na educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Educação Matemática e Científica-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
dc.contributor.advisor1ESPÍRITO SANTO, Adilson Oliveira do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5870609258842071-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8204601223905648-
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo investigar em que termos a Modelagem Matemática, associada aos temas transversais, pode contribuir para melhorar o ensino-aprendizagem dos alunos em Matemática, na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tal, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa através da observação participante, com dados coletados a partir de atividades contextualizadas e atividades de Modelagem, questionários, entrevistas semiestruturadas e diário de campo. O referido trabalho mostra os encaminhamentos metodológicos da pesquisa que foi realizada em uma escola pública, em uma turma de EJA (4ª etapa), no município de Castanhal (PA), onde foram aplicadas atividades envolvendo os temas transversais: saúde, trabalho e consumo e meio ambiente. Através de falas, comportamentos e atitudes dos sujeitos nas atividades, e trocas de experiências com a professora-pesquisadora, coletou-se os dados para posteriores análises com base em referenciais teóricos. Os resultados apontam que, apesar das dificuldades iniciais no processo, os alunos, sujeitos da pesquisa, evoluíram na aprendizagem de conteúdos matemáticos. Concluiu-se que estes resultados apontam para a importância da inserção da Modelagem como estratégia de ensino, e que apesar de alguns obstáculos para a sua implementação no ensino, ela pode proporcionar ao aluno da EJA, aquisição de conteúdos matemáticos e possibilidades de torná-lo um cidadão crítico e reflexivo.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas-
Aparece en las colecciones: Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_ModelagemMatematicaTemas.pdf3,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons