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Artigos Científicos - FACFIS/ICEN

URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/3216

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  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Explorando história da ciência na Amazônia: o Museu Interativo da Física
    (Universidade Federal do Pará, 2016-08) CALDAS, Jocasta; LIMA, Marcelo Costa de; CRISPINO, Luís Carlos Bassalo
    No ano de 2008, professores e alunos da Faculdade de Física da Universidade Federal do Pará realizaram uma iniciativa pioneira para divulgação de História da Ciência na Amazônia brasileira. Esta iniciativa, denominada Museu Interativo da Física, passou a atuar em parceria com a comunidade amazônida, suas organizações governamentais, outras universidades, escolas municipais e estaduais do Estado do Pará com o intuito de colaborar com o aumento da qualidade da educação científica na região. Neste artigo, abordamos as atividades do Museu Interativo da Física e o impacto da sua participação na divulgação de História da Ciência na Amazônia brasileira.
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Sobre a representação mecânica das forças elétrica, magnética e galvânica, de William Thomson: uma leitura comentada
    (Universidade Federal do Pará, 2017-03) LIMA, Marcelo Costa de; COSTA, R. S.
    Apresentamos e comentamos o artigo homônimo de William Thomson, originalmente publicado em 1847, no qual o autor explora a analogia entre os estados de deformação em um sólido elástico e as configurações das linhas de força de Faraday. Nele Thomson introduz pela primeira vez o potencial vetorial magnético, associando-o à deformação rotacional de um sólido. Apresentamos também um apanhado histórico do contexto dentro do qual o original de Thomson foi concebido.
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Divulgação científica na Amazônia: o laboratório de demonstrações da UFPA
    (Universidade Federal do Pará, 2017-01) CALDAS, Jocasta; CRISPINO, Luís Carlos Bassalo
    A divulgação científica possui um papel fundamental na democratização do acesso ao conhecimento. Nas últimas décadas, diversas iniciativas de difusão científica surgiram e se desenvolveram em meio a um processo de expansão de instituições e de investimentos. Na Amazônia brasileira, o número de ações de divulgação científica está muito aquém do necessário para contemplar satisfatoriamente sua vasta extensão territorial. O Laboratório de Demonstrações da Universidade Federal do Pará, fundado em 2004, tem atuado como um centro de ciência visando o avanço da alfabetização científica na Amazônia brasileira, assim como da difusão e popularização da ciência e tecnologia. Neste artigo apresentamos as atividades deste Laboratório de Demonstrações ao longo de mais de uma década de atuação e o impacto de suas ações educativas e de divulgação científica na Amazônia brasileira.
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    O estudo do movimento browniano com material de baixo custo
    (Universidade Federal do Pará, 2017-07) PEREZ, Silvana; MAIA, Noel das Chagas; NASCIMENTO, Cristovão Silva; CASTRO, Bárbara Fernandes do Nascimento
    O estudo do movimento browniano é visto em disciplinas de física moderna de cursos de graduação em física, seguindo uma abordagem teórica ou de laboratório, neste caso geralmente envolvendo equipamentos de razoável sofisticação. Neste trabalho é descrita uma proposta de implementação do experimento no ensino médio, pensada e desenvolvida por estudantes do último semestre do curso noturno de licenciatura em Física da Universidade Federal do Pará, como parte das atividades de uma disciplina de Física Estatística. A facilidade da montagem do experimento, aliada ao uso de tecnologias computacionais para a análise dos resultados, faz com que a técnica possa ser facilmente implementada no ensino médio, possibilitando ao estudante discutir aspectos históricos do desenvolvimento dos modelos atômicos, bem como realizar a medição experimental do número de Avogrado, visto usualmente em Química, de forma mecanizada.
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Expedição norte-americana e iconografia inédita de Sobral em 1919
    (Universidade Federal do Pará, 2017-06) CRISPINO, Luís Carlos Bassalo; LIMA, Marcelo Costa de
    Neste artigo tratamos das observações no Brasil relacionadas ao eclipse total do Sol de 29 de maio de 1919, com ênfase na menos conhecida expedição organizada pela Instituição Carnegie, liderada no Brasil pelo americano Daniel Maynard Wise. Exibimos uma seleção de fotografias inéditas obtidas por Wise durante esta sua estada no Brasil.
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Medindo a velocidade do som utilizando figuras de Lissajous
    (Universidade Federal do Pará, 2015-09) MAGNO, Fátima Nazaré Baraúna; SOUZA, João Furtado de; PEREZ, Silvana
    Existem várias técnicas para obter a velocidade do som no ar à temperatura ambiente, desde as mais simples, que envolvem a razão entre distâncias percorridas e tempos até as mais sofisticadas, associadas a fenômenos oscilatórios. Neste trabalho propomos um aparato experimental de considerável baixo custo para medir esta velocidade que envolve figuras de Lissajous e tubos ressonantes. Os fenômenos físicos envolvidos no processo possibilitam ao estudante observar e se aprofundar no entendimento de vários conceitos de física ondulatória, bem como discutir o conceito de superposição de movimentos e pode ser desenvolvido por estudantes do ciclo avançado de cursos de Física e Engenharias.
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Cálculo de velocidades em acidentes de trânsito: um software para investigação em física forense
    (Universidade Federal do Pará, 2015-12) GURGEL, Walldiney Pedra; GOMES, Luiz Moreira; FERREIRA, Fernanda Carla Lima; GESTER, Rodrigo do Monte
    Neste trabalho apresentamos e validamos o software Speed Calculations for Traffic Accidents (SCTA). Este aplicativo é voltado para a perícia forense e segue um protocolo que possibilita ao perito criminal, mesmo aquele sem formação em física, estimar as velocidades de veículos envolvidos em colisões e atropelamentos no trânsito. SCTA utiliza conceitos básicos de mecânica clássica, considera diferentes coeficientes de atrito e leva em conta as avarias e as características dos veículos envolvidos. Isso permite determinar as velocidades nas mais distintas situações de acidente. O software segue uma filosofia open source, possibilitanto implementar novas situações de acidentes. Finalmente, como dados de entrada, SCTA depende apenas de poucas medidas realizadas no momento do levantamento pericial. Isso evita observações desnecessárias, otimiza e assegura confiabilidade da perícia forense.
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Inversion method for obtaining electrical parameters for soil in the rural region in Brazil
    (2015-06) OLIVEIRA, Rômulo Augusto Nascimento de; MAGNO, Fátima Nazaré Baraúna; SOUZA, João Furtado de; COZZOLINO, Klaus; CAVALCANTE, Gervásio Protásio dos Santos
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Determinação da velocidade e sentido do fluxo de águas subterrâneas utilizando radioisótopos pela técnica do poço único
    (2008-06) NERY, José Reinaldo Cardoso; FERREIRA, Leopoldino dos Santos; MOURA, Helyelson Paredes
    Metodologia radioisotópica, através da técnica do poço único, foi empregada com o objetivo de determinar a velocidade e o sentido de deslocamento do fluxo de águas subterrâneas, utilizando traçadores radioativos, em poços piezométricos situados no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém-PA, às margens do Rio Guamá. Foi utilizado o iodo-131 como radiotraçador e a aquisição dos dados foi feita através de sistema espectrométrico, utilizando detectores de radiação. A aplicação dessa técnica na determinação conjunta da velocidade e sentido do fluxo, embora não seja usual, permitiu concluir que se trata de uma alternativa promissora que pode ser aplicada rotineiramente, proporcionando clareza e segurança nos resultados.
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Characterization of Buriti (Mauritia flexuosa L.) oil by absorption and emission spectroscopies
    (2005-12) ALBUQUERQUE, Marcos Lázaro de Souza; SILVA, Ilde Guedes da; ALCANTARA JUNIOR, Petrus Agrippino de; MOREIRA, Sanclayton Geraldo Carneiro; BARBOSA NETO, Newton Martins; CORRÊA, Daniel Souza; ZILIO, Sérgio Carlos
    Amostras de óleo obtido do fruto do Buriti (Mauritia flexuosa L.) foram caracterizadas por espectroscopia de absorção e emissão. O espectro de absorção foi obtido no intervalo de 300 a 2000 nm, enquanto o espectro de emissão foi analisado entre 400 e 800 nm, onde observamos várias bandas. Para melhor entender a complexidade destes espectros, também obtivemos os espectros de absorção e emissão dos componentes majoritários do óleo de Buriti. Correlacionando estes dados, apresentamos uma discussão sobre a origem das bandas observadas.
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Scalar source in circular motion interacting with massive klein-gordon field in Minkowski spacetime
    (2005-12) CRISPINO, Luís Carlos Bassalo; MEIRA FILHO, Damião Pedro
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Electric charge rotating around a black hole
    (2005-12) CASTIÑEIRAS RODRÍGUEZ, Jorge; CRISPINO, Luís Carlos Bassalo; FIGUEIRA, Rodrigo Murta de Andrade; MATSAS, George Emanuel Avraam
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Wheeler, Tiomno e a Física brasileira
    (2003-12) BASSALO, José Maria Filardo; FREIRE JUNIOR, Olival
    Este artigo examina as relações do físico norte-americano John Archibald Wheeler com o físico brasileiro Jayme Tiomno. A imagem de Tiomno como um dos físicos teóricos mais brilhantes de sua geração emerge amplificada; mas fica claro, também, que os prejuízos causados pelo regime militar (1964-1985) ao desenvolvimento da ciência brasileira foram ainda maiores do que os que usualmente se reconhece.
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Sir William Thomsom e a instalação do cabo telegráfico submarino entre Pernambuco e o Pará
    (2007) BASSALO, José Maria Filardo; CRISPINO, Luís Carlos Bassalo
    Neste artigo tratamos da participação de Sir William Thomson na instalação do cabo telegráfico submarino entre Pernambuco e o Pará realizada pela Western and Brazilian Telegraph Company nos meses de agosto e setembro de 1873.
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    The Linear Potential Propagator via Wave Function Expansion
    (2002-09) NASSAR, Antônio Boulhosa; BASSALO, José Maria Filardo; ALENCAR, Paulo de Tarso Santos; LOPES, José Luiz Magalhães; OLIVEIRA, José I. F. de; CATTANI, Mauro Sérgio Dorsa
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Modeling of alkynes: synthesis and theoretical properties
    (2003-06) ROSSETO, Renato; TORRES, José Celso; DEL NERO, Jordan
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Dye incorporation in polyphosphate gels: synthesis and theoretical calculations
    (2003-06) DEL NERO, Jordan; GALEMBECK, André; SILVA, Sidicleia Bezerra Costa; SILVA, José Augusto Pereira da
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Análise de metodologia baseada no sistema de ensino individualizado de Keller aplicada em um curso introdutório de eletromagnetismo
    (2011-03) ALVES, Danilo Teixeira; SOUZA, Sandro Aléssio Vidal de; PEREIRA FILHO, Silvio Carlos Ferreira; ELIAS, Walace de Sousa
    Uma das metodologias de ensino individualizado mais usadas e documentadas na década de 70 foi o Sistema Personalizado de Instrução (SPI) de Fred Keller. Diversas pesquisas sobre essa metodologia foram publicadas, as quais proveram extensa evidência empírica de seus resultados positivos. Apesar disso, a aplicação desse sistema de ensino entrou em declínio a partir da década de 80. Dentre as razões para tal declínio, podemos destacar o maior esforço requerido para a elaboração de cursos utilizando essa metodologia e para o provimento de feedback sistemático ao desempenho dos alunos, assim como o surgimento de críticas a ela devido à abordagem comportamentalista de Keller. Mesmo sendo fundamentais para a aprendizagem, o estímulo à postura ativa do estudante, o respeito ao ritmo individual de aprendizagem, as avaliações formativas e o provimento de feedback sistemático ao aluno continuam frequentemente fora das salas de aula. Uma estratégia para suprir tais carências é o ensino individualizado. Neste trabalho, propomos várias modificações ao SPI de Keller visando uma metodologia viável de ser empregada em um curso introdutório de eletromagnetismo para estudantes de física da Universidade Federal do Pará. Dentre estas modificações, destacamos: (i) o emprego de avaliações semanais, e não em todas as aulas; (ii) a correção das avaliações e provisão de feedback feitas pelo professor, e não pelos monitores; e (iii) a manutenção parcial de aulas expositivas. Com base em uma avaliação incluindo parâmetros mensuráveis, obtivemos indícios de que, apesar das modificações introduzidas, a aplicação dessa metodologia permitiu obter vários dos resultados positivos comuns na aplicação do SPI de Keller.
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Aprendizagem de eletromagnetismo via programação e computação simbólica
    (2002-06) ALVES, Danilo Teixeira; AMARAL, Jair Vaz do; MEDEIROS NETO, João Felipe de; CHEB-TERRAB, Edgardo Salomon
    Relatamos a experiência de utilizar programação em Maple como ferramenta de aprendizagem do estudante num curso básico de teoria eletromagnética. Acreditamos que este relato possa ser útil a quem desejar utilizar o computador como instrumento pedagógico no ensino de Física.