Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3302
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorOLIVEIRA, Lorena Maria Mourão de-
dc.creatorHAGE, Salomão Antônio Mufarrej-
dc.date.accessioned2012-12-28T14:25:40Z-
dc.date.available2012-12-28T14:25:40Z-
dc.date.issued2011-06-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Lorena Maria Mourão de; HAGE, Salomão Antonio Mufarrej. A socioterritorialidade da Amazônia e as políticas de educação do campo. Revista Ver a Educação, Belém, v. 12, n. 1, p. 141-158, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/rve/article/view/1006/1461>. Acesso em: 28 dez. 2012.pt_BR
dc.identifier.issn1413-1498-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3302-
dc.description.abstractThis article analyzes the relationship between territory, public policies and rural education within the context of the socio-territorial diversity of the Amazonian region in the state of Pará. The analysis emphasizes the centrality of the social movements’ protagonism in the region, as well as in the larger Brazilian context, the rationale being an understanding of territory that privileges relationality and complexity with respect to economic, political, cultural and ecological dimensions. Lastly, the socio-territorial diversity within the Amazonian region of Pará state is mapped, highlighting the territoriality of rivers, rural colonies, settlements, extractive reserves, ‘quilombos’, and indigenous reservations.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Samira Prince (prince@ufpa.br) on 2012-12-28T12:27:12Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Artigo_SocioterritorialidadeAmazoniaPoliticas.pdf: 637809 bytes, checksum: ae97d1ebc5987a39cb2bfe1ab4259716 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Rosa Silva(arosa@ufpa.br) on 2012-12-28T14:25:40Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Artigo_SocioterritorialidadeAmazoniaPoliticas.pdf: 637809 bytes, checksum: ae97d1ebc5987a39cb2bfe1ab4259716 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2012-12-28T14:25:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Artigo_SocioterritorialidadeAmazoniaPoliticas.pdf: 637809 bytes, checksum: ae97d1ebc5987a39cb2bfe1ab4259716 (MD5) Previous issue date: 2011-06en
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectOcupação do territóriopt_BR
dc.subjectDiversidade socioterritorialpt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectPará - Estadopt_BR
dc.subjectAmazônia brasileirapt_BR
dc.titleA socioterritorialidade da Amazônia e as políticas de educação do campopt_BR
dc.title.alternativeThe socio-territoriality of the Amazon, and the policies for rural educationpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoO artigo analisa a relação entre diversidade socioterritorial, políticas públicas e Educação do Campo, no contexto da diversidade socioterritorial da Amazônia Paraense. Ele foi elaborado por meio de um estudo bibliográfico e documental que concebe o território numa perspectiva relacional e complexa, como espaço formado por múltiplas dimensões: econômica, política, cultural e ecológica. Apresenta uma cartografia da diversidade socioterritorial do campo, na Amazônia Paraense, explicitando as territorialidades dos rios, das colônias rurais, dos assentamentos, das reservas extrativistas, dos quilombos e das áreas indígenas, e suas implicações para políticas públicas de Educação do Campo na Amazônia Paraense.pt_BR
Aparece en las colecciones: Artigos Científicos - ICED

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_SocioterritorialidadeAmazoniaPoliticas.pdf622,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons