Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3302
Tipo: Artigo de Periódico
Fecha de publicación : jun-2011
Autor(es): OLIVEIRA, Lorena Maria Mourão de
HAGE, Salomão Antônio Mufarrej
Título : A socioterritorialidade da Amazônia e as políticas de educação do campo
Otros títulos : The socio-territoriality of the Amazon, and the policies for rural education
Citación : OLIVEIRA, Lorena Maria Mourão de; HAGE, Salomão Antonio Mufarrej. A socioterritorialidade da Amazônia e as políticas de educação do campo. Revista Ver a Educação, Belém, v. 12, n. 1, p. 141-158, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/rve/article/view/1006/1461>. Acesso em: 28 dez. 2012.
Resumen: O artigo analisa a relação entre diversidade socioterritorial, políticas públicas e Educação do Campo, no contexto da diversidade socioterritorial da Amazônia Paraense. Ele foi elaborado por meio de um estudo bibliográfico e documental que concebe o território numa perspectiva relacional e complexa, como espaço formado por múltiplas dimensões: econômica, política, cultural e ecológica. Apresenta uma cartografia da diversidade socioterritorial do campo, na Amazônia Paraense, explicitando as territorialidades dos rios, das colônias rurais, dos assentamentos, das reservas extrativistas, dos quilombos e das áreas indígenas, e suas implicações para políticas públicas de Educação do Campo na Amazônia Paraense.
Resumen : This article analyzes the relationship between territory, public policies and rural education within the context of the socio-territorial diversity of the Amazonian region in the state of Pará. The analysis emphasizes the centrality of the social movements’ protagonism in the region, as well as in the larger Brazilian context, the rationale being an understanding of territory that privileges relationality and complexity with respect to economic, political, cultural and ecological dimensions. Lastly, the socio-territorial diversity within the Amazonian region of Pará state is mapped, highlighting the territoriality of rivers, rural colonies, settlements, extractive reserves, ‘quilombos’, and indigenous reservations.
Palabras clave : Educação rural
Ocupação do território
Diversidade socioterritorial
Educação e Estado
Pará - Estado
Amazônia brasileira
ISSN : 1413-1498
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Artigos Científicos - ICED

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_SocioterritorialidadeAmazoniaPoliticas.pdf622,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons