Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3781
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCHAVES, Maria Isaura de Albuquerque-
dc.date.accessioned2013-05-02T13:47:07Z-
dc.date.available2013-05-02T13:47:07Z-
dc.date.issued2012-09-21-
dc.identifier.citationCHAVES, Maria Isaura de Alburquerque. Percepções de professores sobre repercussões de suas experiências com modelagem matemática. 2012. 122 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2012. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3781-
dc.description.abstractThe present research was developed, having as the object of investigation the teaching knowledge, looking for relationships between the involvement of teacher with experiences in Mathematical Modeling and their respective professional developments. The research focused on the teacher perceptions about the repercussions of this involvement in teaching actions. Nine teachers participated of this research, all with experiences of Modeling for teaching Mathematics, obtained in courses of continued education and probation in graduation. Data referring to this research of qualitative nature and phenomenological inspiration were originated and constructed, based on teachers descriptions about they perceive the changes occurred in their practices at classroom, after involvement with Modeling. The analysis of data by means the relations between the theoretical picture of Modeling, of Tardif and Gauthier teaching knowledge and of Schütz phenomenological sociology, revealed that the teachers perceive the repercussions of their involvement with experiences of Mathematical Modeling in their teaching knowledge, synthesized in the incorporation of characteristics of this process in situations of teaching in daily practice. Questioning the traditional teaching of Mathematics and perceiving the repercussions of the Modeling process in the attitudes of students, teachers create the favorable conditions to the movement of teaching experiences with Mathematical Modeling for the classroom practices.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2013-04-30T22:30:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Tese_PercepcoesProfessoresRepercussoes.pdf: 3503134 bytes, checksum: 257bf146f01975c9edb86ab718c92c49 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Rosa Silva(arosa@ufpa.br) on 2013-05-02T13:47:07Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Tese_PercepcoesProfessoresRepercussoes.pdf: 3503134 bytes, checksum: 257bf146f01975c9edb86ab718c92c49 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-05-02T13:47:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Tese_PercepcoesProfessoresRepercussoes.pdf: 3503134 bytes, checksum: 257bf146f01975c9edb86ab718c92c49 (MD5) Previous issue date: 2012en
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEstágio (Educação)pt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectPará - Estadopt_BR
dc.subjectAmazônia brasileirapt_BR
dc.titlePercepções de professores sobre repercussões de suas experiências com modelagem matemáticapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Educação Matemática e Científica-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL-
dc.contributor.advisor1ESPÍRITO SANTO, Adilson Oliveira do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5870609258842071-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1914620696226334-
dc.description.resumoTendo como objeto de investigação o saber docente, foi desenvolvida a presente pesquisa, que buscando relações entre o envolvimento do professor com experiências de Modelagem Matemática e seu respectivo desenvolvimento profissional, focalizou as percepções do professor sobre as repercussões desse envolvimento nas ações docentes. Participaram dessa pesquisa nove professores que se envolveram com experiências de Modelagem para o ensino da Matemática, a partir de cursos de formação continuada e do estágio da graduação. Os dados referentes à pesquisa de natureza qualitativa e inspiração fenomenológica foram originados e construídos a partir das descrições dos professores acerca de como percebem as mudanças ocorridas em suas práticas de sala de aula, após envolvimento com Modelagem. A análise dos dados por meio das relações entre o quadro teórico da Modelagem, dos Saberes Docentes de Tardif e Gauthier e da sociologia fenomenológica de Schütz revelou que os professores percebem as repercussões de seu envolvimento com experiências de Modelagem Matemática em seus saberes docentes, que se resumem na incorporação de características desse processo em situações de ensino na prática cotidiana. O professor ao questionar o ensino tradicional da Matemática e perceber as repercussões do processo de Modelagem nas atitudes dos alunos, cria as condições favoráveis ao movimento das experiências docentes com Modelagem Matemática para as práticas de sala de aula.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas-
Aparece nas coleções:Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_PercepcoesProfessoresRepercussoes.pdf3,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons