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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4548
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 28-Set-2012 |
Autor(es): | OLIVEIRA, Rodolfo Ronaldo Nobre |
Primeiro(a) Orientador(a): | SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da |
Título: | “Ver como”: uma vivência do olhar para a aprendizagem de geometria |
Citar como: | OLIVEIRA, Rodolfo Ronaldo Nobre. “Ver como”: uma vivência do olhar para a aprendizagem de geometria. 2012. 109 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2012. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. |
Resumo: | Este trabalho busca compreender qual(ais) a possível(eis) forma(s) assumida(s) pelo “ver” de alunos do ensino médio e como ela(s) pode(m) influenciar em seu aprendizado sobre a Geometria. O referencial teórico que guia esta pesquisa são as ideias do filósofo Ludwig Wittgenstein que abrange concepções em torno do ver, dos jogos de linguagem, das formas de vida, de regras, contextos, etc. A pesquisa tem caráter qualitativo com uma parte composta de levantamento bibliográfico e outra de campo. A pesquisa revelou formas distintas de ver dos alunos, a saber: o “ver sinóptico” e o “ver como”, como também aponta que essas formas de ver influenciam de um modo ou de outro no aprendizado do objeto visto. E desta forma os modos de ver definem a interpretação em função do contexto em que está ocorrendo à aprendizagem da Geometria. |
Abstract: | This work seeks to understand which one(s) possible(lo) form(s) taken(s) by "seeing" of high school students and how she(s) can influence on their learning about geometry. The theoretical framework guiding this research are the ideas of the philosopher Ludwig Wittgenstein covering concepts around the view, language games, forms of life, rules, settings, etc. The research is qualitative with a party composed of bibliographic and other field. The research revealed different ways of seeing the students, namely the "synoptic view" and "see how" but also points out that these ways of seeing influence in one way or another in learning the object seen. And so do the modes define the interpretation depending on the context in which learning is occurring Geometry. |
Palavras-chave: | Geometria Ensino médio Aprendizagem Jogos de imagem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI |
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