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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorFREITAS, Gizelia Maria da Silva-
dc.date.accessioned2014-02-07T13:41:51Z-
dc.date.available2014-02-07T13:41:51Z-
dc.date.issued2012-08-28-
dc.identifier.citationFREITAS, Gizelia Maria da Silva. O retorno na produção escrita e suas influências na motivação para a aprendizagem de inglês. 2012. 118 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2012. Programa de Pós-Graduação em Letras.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4735-
dc.description.abstractResearches in writing in second language teaching and learning have involved the topic related to studies on errors made by students, involving usually the why and how to provide correction to these errors. Some suggest that the correction plays a role as important as errors in learning because the way it is done can benefit or hinder the development of students. We aim at investigating the strategies used by English teachers to provide feedback on written works to their students, as well as verifying the effects of those attitudes on motivation to learn a foreign language. Thus, the theoretical framework used here is based on theories of error and feedback, second language writing (L2) and motivation and motivational feedback. We draw special attention to those theories found in Figueiredo (2001, 2005), Ferris (2004), Raimes (1991 ), and Dörnyei (2000-2011, 2001, 2010). The investigation is a non-participant, descriptive study and was conducted in an English Language group, at Universidade Federal do Pará, Maraba. The participants involved are: teachers and a group of undergraduates. As instruments of data collection, we used the classroom observation, questionnaires and students written texts. The results show that most of the corrective moves come from the teacher. However, we noticed that when students participate in the process, there is greater acceptance, which could result in possible improvements for writing and for learning the L2 itself.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cleide Dantas (cleidedantas@ufpa.br) on 2014-02-05T15:32:32Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_RetornoProducaoEscrita.pdf: 2491914 bytes, checksum: b1f80654751fc24be41ff0f2b43ea310 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Irvana Coutinho(irvana@ufpa.br), reason: De acordo com os índices do Ri, Altere o nome da orientadora: - SILVA, Walkyria Magno e Para - SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e on 2014-02-06T14:08:10Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Cleide Dantas (cleidedantas@ufpa.br) on 2014-02-06T14:26:25Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_RetornoProducaoEscrita.pdf: 2491914 bytes, checksum: b1f80654751fc24be41ff0f2b43ea310 (MD5)en
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dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectErro (Linguagem)pt_BR
dc.subjectMotivação na educaçãopt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleO retorno na produção escrita e suas influências na motivação para a aprendizagem de inglêspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Letras e Comunicação-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS-
dc.contributor.advisor1SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6129530461830312-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1844852727200026-
dc.description.resumoPesquisas na área do ensino/aprendizagem da produção escrita em língua estrangeira têm envolvido os estudos sobre o erro apresentado por alunos, incluindo, geralmente, o como e por que fornecer correção a esses erros. Alguns sugerem que a correção desempenha papel tão importante quanto os erros, na aprendizagem, pois a forma como ela é feita pode beneficiar ou prejudicar o desenvolvimento de seus alunos. No intuito de investigar a(s) forma(s) como professores de língua inglesa fornecem a correção de erros escritos a seus alunos, assim como quais os efeitos dessa intervenção na motivação para aprender uma língua estrangeira é que nos propusemos desenvolver esta pesquisa. Para tanto, o referencial teórico utilizado baseia-se nas teorias sobre erro e retorno, escrita em segunda língua (L2) e motivação e retorno motivacional, em especial naquelas encontradas em Figueiredo (2001, 2005), Ferris (2004), Raimes (1991) e Dörnyei (2000-2011, 2001, 2010). A investigação é de caráter observatório não-participante, descritiva e se deu em uma turma do curso de Letras Língua Inglesa, da Universidade Federal do Pará, campus de Marabá. São sujeitos da pesquisa professores deste curso e um grupo de estudantes da graduação. Como instrumentos de coleta de dados, utilizamos observação de aulas, questionários e produção escrita dos alunos. Os resultados obtidos nos mostram que a maior parte dos movimentos corretivos partem do professor. No entanto, percebemos que, quando os alunos participam do processo, há uma maior aceitação, o que pode resultar em possíveis melhorias para a escrita e para a aprendizagem da L2 propriamente dita.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras-
Aparece en las colecciones: Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC

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