Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5572
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMAUÉS, Silvia de Nazaré da Costa-
dc.date.accessioned2014-09-01T17:23:42Z-
dc.date.available2014-09-01T17:23:42Z-
dc.date.issued2009-08-
dc.identifier.citationMAUÉS, Silvia de Nazaré da Costa. Sucessivas reversões de discriminações simples e a formação de classes funcionais em bebês. 2009. 50 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Belém, 2009. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5572-
dc.description.abstractThe present study aimed to investigate the formation of functional classes of stimuli in infants (children under 3 years old) by means of the training of repeated reversals of simple discrimination (RRDS). Four boxes with discriminative stimulus function were used, divided into two subgroups: A1/B1 and A2/B2. The trainings occurred in two phases. In Phase 1, the training of RRDS involved the presentation of two boxes in each session until the four boxes had functioned one time as positive stimulus (S+) and another one as negative stimulus (S-). Phase 2 simultaneously used the four boxes presented in the session: initially, two boxes had S+ function and another two Sfunction. Responses to the stimuli assigned as S+ were reinforced with toys available in the boxes. Reversals in stimuli’s function were carried out until that the infant’s response were correct from the first trials of a session. All participants learned the task of RRDS with two stimuli. As the training with the four boxes (Phase 2) took place, none of the three participants reached the learning criterion to carry out the test of functional class formation. It has been discussed variables that favor the maintenance of infants in the experimental environment and those variables that can facilitate and/or make it difficult the learning of a task.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cleide Dantas (cleidedantas@ufpa.br) on 2014-05-14T13:17:36Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_SucessivasReversoesDiscriminacoes.pdf: 3046348 bytes, checksum: 809e94403adfcd2172e26304827de0c0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Rosa Silva (arosa@ufpa.br) on 2014-09-01T17:23:42Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_SucessivasReversoesDiscriminacoes.pdf: 3046348 bytes, checksum: 809e94403adfcd2172e26304827de0c0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2014-09-01T17:23:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_SucessivasReversoesDiscriminacoes.pdf: 3046348 bytes, checksum: 809e94403adfcd2172e26304827de0c0 (MD5) Previous issue date: 2009en
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectEstímulo/respostapt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectClasse funcionalpt_BR
dc.titleSucessivas reversões de discriminações simples e a formação de classes funcionais em bebêspt_BR
dc.title.alternativeSucessive reversions of simple discriminations and the formation of functional classes in infantspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentNúcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL-
dc.contributor.advisor1SOUZA, Carlos Barbosa Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1264063598919201-
dc.description.resumoO presente estudo procurou investigar a formação de classes funcionais de estímulos em bebês (crianças com menos de 3 anos de idade) por meio do treino de sucessivas reversões de discriminação simples (SRDS). Foram utilizadas quatro caixas como estímulos discriminativos, divididas em dois subconjuntos: A1/B1 e A2/B2. O treino ocorreu em duas fases. Na Fase 1 o treino de SRDS envolveu a apresentação de duas caixas por sessão até que as quatro caixas funcionaram uma vez como estímulo positivo (S+) e outra como estímulo negativo (S-). Na Fase 2 as quatro caixas foram apresentadas simultaneamente na sessão, sendo que duas caixas funcionavam inicialmente como S+ e duas como S-. Respostas nas caixas designadas como S+ na sessão eram consequenciadas por encontrar brinquedos dentro delas. As reversões nas funções dos estímulos eram realizadas até que o participante respondesse corretamente a partir das primeiras tentativas de uma sessão. Os três participantes aprenderam a tarefa de SRDS com dois estímulos. O treino com as quatro caixas (Fase 2) ocorreu sem que nenhum dos três participantes atingisse o critério de aprendizagem para a realização do teste de formação de classes funcionais de estímulos. Discutem-se as variáveis que favorecem a manutenção de bebês no ambiente experimental e aquelas variáveis que podem facilitar e/ou dificultar a aprendizagem de uma tarefa.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento-
Aparece nas coleções:Dissertações em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Mestrado) - PPGTPC/NTPC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_SucessivasReversoesDiscriminacoes.pdf2,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons