Espalhamento elástico em meios anisotrópicos estratificados

Carregando...
Imagem de Miniatura

Tipo

Data

1994-06-09

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Citação

PROTÁZIO, João dos Santos. Espalhamento elástico em meios anisotrópicos estratificados. 1994. 108 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Geociências, Belém, 1994. Curso de Pós-Graduação em Geofísica.

DOI

A análise de AVO constitui-se, atualmente, numa importante ferramenta para a extração de informações litológicas a partir de dados sísmicos, através do uso dos contrastes de impedância acústica nas interfaces que separam diferentes litologias. A hipótese usual de isotropia deixa de valer, em muitos casos, após o advento de arranjos de grande afastamento e geofones com multi-superfície. Para a interpretação destes dados, a análise de AVO deve incluir anisotropia. Este trabalho apresenta uma teoria de AVO e resultados numéricos para um meio anisotrópico estratificado. Esta tese contém três contribuições. Inicialmente, é apresentada uma nova abordagem para o estudo da reflexão-transmissão através de interface plana que separam dois meios anisotrópicos com pelo menos um plano horizontal de simetria especular. As equações de Zoeppritz são generalizadas para incluir anisotropia, através da introdução das chamadas matrizes de impedância, o que simplifica bastante o formalismo anterior. Posteriormente, é descrito o estudo da reflexão de ondas P através de interface entre um meio isotrópico e outro transversalmente isotrópico (TI). É mostrado que a reflexão de ondas P, neste tipo de experimento, não fornece informações sobre a presença de anisotropia do semi-espaço TI, pelo menos em incidência pré-crítica. Finalmente, é discutido o comportamento da reflexão e transmissão de pulsos, em incidência pós-crítica, através de meios anisotrópicos estratificados. Observa-se que o comportamento pós-crítico dos pulsos espalhados carregam valiosa informações sobre a anisotropia dos meios atravessados por eles.

Agência de Fomento

UFPA - Universidade Federal do Pará, PETROBRAS - Petróleo Brasileiro S.A., FADESP - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa, CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos, CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

PROTÁZIO, João dos Santos. Espalhamento elástico em meios anisotrópicos estratificados. 1994. 108 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Geociências, Belém, 1994. Curso de Pós-Graduação em Geofísica.