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dc.creatorMAUÉS, Olgaíses Cabral-
dc.date.accessioned2014-10-22T13:24:35Z-
dc.date.available2014-10-22T13:24:35Z-
dc.date.issued2003-03-
dc.identifier.citationMAUES, Olgaíses Cabral. Reformas internacionais da educação e formação de professores. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 118, p. 89-118, mar. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/n118/16831.pdf>. Acesso em: 07 jul. 2014. <http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742003000100005>.pt_BR
dc.identifier.issn0100-1574-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5913-
dc.description.abstractTeacher training is currently the center of events in the world of education, yielding approval and controversy, and pointing out the need for reforms in the area. Reasons for these reforms, for some, are linked to the negative results in student performance, which have not met the labor market's demands. This text analyzes teacher training reform as an international trend, linked to multilateral agencies' requirements, whose purpose is to serve the process of globalization. Based on this logic, the aim is to identify the premises of such reform, the conceptual framework and the methodological contributions which have supported the process. The text presents some axes which have sustained teacher training reforms, such as: "universitarization"/professionalization, emphasis on practical training/certification of experience, continuous training and competence-based pedagogy, analyzing the importance of each in the international context.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2014-10-14T21:58:34Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22190 bytes, checksum: 19e8a2b57ef43c09f4d7071d2153c97d (MD5) Artigo_ReformasInternacionaisEducacao.pdf: 171066 bytes, checksum: b9ba6cf2889511a885c6dfd7fbb953f3 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2014-10-22T13:24:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22190 bytes, checksum: 19e8a2b57ef43c09f4d7071d2153c97d (MD5) Artigo_ReformasInternacionaisEducacao.pdf: 171066 bytes, checksum: b9ba6cf2889511a885c6dfd7fbb953f3 (MD5) Previous issue date: 2003-03en
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectReforma do ensinopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectOrganizações internacionaispt_BR
dc.subjectGlobalizaçãopt_BR
dc.subjectCompetência profissionalpt_BR
dc.titleReformas internacionais da educação e formação de professorespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoA formação de professores está hoje no centro dos acontecimentos do mundo da educação, suscitando aprovações e divergências e apontando para a necessidade de se fazerem reformas na área. Os motivos dessas reformas estão ligados, para alguns, aos resultados negativos do desempenho escolar, que não têm atendido às exigências do mundo do trabalho. Este texto analisa a reforma na formação de professores como uma tendência internacional, ligada às exigências dos organismos multilaterais, que visam atender ao processo de globalização/mundialização. A partir dessa lógica procuram-se identificar os postulados de base da reforma, o quadro conceitual, os aportes metodológicos que vêm dando suporte ao processo. O texto apresenta alguns eixos que sustentam as reformas na formação de professores, tais como: a "universitarização" profissionalização, a ênfase na formação prática/certificação de experiências, a formação contínua e a pedagogia das competências, analisando a importância de cada um no contexto internacional.pt_BR
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