Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5913
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Issue Date: Mar-2003
metadata.dc.creator: MAUÉS, Olgaíses Cabral
Title: Reformas internacionais da educação e formação de professores
Citation: MAUES, Olgaíses Cabral. Reformas internacionais da educação e formação de professores. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 118, p. 89-118, mar. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/n118/16831.pdf>. Acesso em: 07 jul. 2014. <http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742003000100005>.
metadata.dc.description.resumo: A formação de professores está hoje no centro dos acontecimentos do mundo da educação, suscitando aprovações e divergências e apontando para a necessidade de se fazerem reformas na área. Os motivos dessas reformas estão ligados, para alguns, aos resultados negativos do desempenho escolar, que não têm atendido às exigências do mundo do trabalho. Este texto analisa a reforma na formação de professores como uma tendência internacional, ligada às exigências dos organismos multilaterais, que visam atender ao processo de globalização/mundialização. A partir dessa lógica procuram-se identificar os postulados de base da reforma, o quadro conceitual, os aportes metodológicos que vêm dando suporte ao processo. O texto apresenta alguns eixos que sustentam as reformas na formação de professores, tais como: a "universitarização" profissionalização, a ênfase na formação prática/certificação de experiências, a formação contínua e a pedagogia das competências, analisando a importância de cada um no contexto internacional.
Abstract: Teacher training is currently the center of events in the world of education, yielding approval and controversy, and pointing out the need for reforms in the area. Reasons for these reforms, for some, are linked to the negative results in student performance, which have not met the labor market's demands. This text analyzes teacher training reform as an international trend, linked to multilateral agencies' requirements, whose purpose is to serve the process of globalization. Based on this logic, the aim is to identify the premises of such reform, the conceptual framework and the methodological contributions which have supported the process. The text presents some axes which have sustained teacher training reforms, such as: "universitarization"/professionalization, emphasis on practical training/certification of experience, continuous training and competence-based pedagogy, analyzing the importance of each in the international context.
Keywords: Reforma do ensino
Ensino
Educação
Formação de professores
Organizações internacionais
Globalização
Competência profissional
ISSN: 0100-1574
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Artigos Científicos - ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_ReformasInternacionaisEducacao.pdf167,06 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons