Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6411
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMORAES, Élcio Aláudio Silva de-
dc.date.accessioned2015-03-12T15:57:53Z-
dc.date.available2015-03-12T15:57:53Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationMORAES, Élcio Aláudio Silva de. A educação jurídica positivista e as diretrizes do ensino jurídico: currículo e prática pedagógica no curso de direito da UFPA no horizonte das competências e habilidades, Pará. 2012. 194 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Jurídicas, Belém, 2012. Programa de Pós-Graduação em Direito.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6411-
dc.description.abstractThis thesis discusses the contemporary legal education from the perspective of the influence of the theoretical and methodological legacy of legal positivism on the organization of the law curriculum in Brazil. Specifically, it examines the political-pedagogical project of the UFPA law school and its curriculum, which is attached to theoretical dogmatism, clearly observed by the disciplines that follow the written law and by the unilateral pedagogy developed in class, predominantly based on lectures. The research focuses on the critical analysis of the National Curriculum Guidelines of Legal Education, which opted for critical, reflective and humanists abilities and skills, in contrast with the UFPA political-pedagogical project of its law course, organized in the traditional sense, in which persist dogmatic pedagogical practices, the teaching as transmission of knowledge, as verbalization of a content that prioritizes the formal rules and procedures, and that forgot the learning for emancipation.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Diego Barros (diegobbarros@ufpa.br) on 2015-03-10T11:39:30Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) Tese_EducacaoJuridicaPositivista.pdf: 1111814 bytes, checksum: a0a0eaad08216a53961c51a2943142af (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br), reason: O autor não corresponde ao conteúdo do documento. on 2015-03-11T12:12:12Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Diego Barros (diegobbarros@ufpa.br) on 2015-03-11T12:27:25Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) Tese_EducacaoJuridicaPositivista.pdf: 1111814 bytes, checksum: a0a0eaad08216a53961c51a2943142af (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Rosa Silva (arosa@ufpa.br) on 2015-03-12T15:57:53Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) Tese_EducacaoJuridicaPositivista.pdf: 1111814 bytes, checksum: a0a0eaad08216a53961c51a2943142af (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-03-12T15:57:53Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) Tese_EducacaoJuridicaPositivista.pdf: 1111814 bytes, checksum: a0a0eaad08216a53961c51a2943142af (MD5) Previous issue date: 2012en
dc.description.sponsorshipFIDESA - Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia-
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectDireitopt_BR
dc.subjectPositivismo jurídicopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectCurso de Direitopt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.subjectBelém - PApt_BR
dc.subjectPará - Estadopt_BR
dc.subjectAmazônia brasileirapt_BR
dc.titleA educação jurídica positivista e as diretrizes do ensino jurídico: currículo e prática pedagógica no curso de direito da UFPA no horizonte das competências e habilidadespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Jurídicas-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO-
dc.contributor.advisor1COSTA, Paulo Sérgio Weyl Albuquerque-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4135075517359609-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5014866599274325-
dc.description.resumoO presente trabalho discute a educação jurídica contemporânea tomando por base a influência do legado teórico e metodológico do positivismo jurídico sobre a organização do currículo dos cursos de direito do Brasil. Analisa especificamente o projeto político-pedagógico do curso de direito da Ufpa e o currículo dele decorrente, que está adstrito aos pressupostos teóricos do dogmatismo, nitidamente observado pela escolha de disciplinas que seguem o roteiro do direito legislado e pela pedagogia unilateral desenvolvida em classe, baseada predominantemente em aulas expositivas. A pesquisa privilegia a análise crítica das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Jurídico, que optou por competências e habilidades críticas, reflexivas e humanistas, no contraponto com o projeto político-pedagógico do curso da Ufpa, organizado no sentido mais tradicional como grade curricular, onde persistem as práticas pedagógicas dogmáticas, o ensino como transmissão de conhecimento, como verbalização de conteúdos formais que prioriza regras e procedimentos e que sonega as aprendizagens para a emancipação.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Direito-
dc.description.resumeLe travail présent discute la prise d‟education juridique contemporaine pour la base l‟influence de l‟heritage théorique et méthodologique du positivisme juridique sur l‟organisation du progamme d‟études des cours de directement du Brésil. Il analyse spécifiquement le projet politique-pédagogique du cours de directement d‟Ufpa et le progamme d‟études de lui le courant, qu‟il est lié avec les présuppositions théoriques du dogmatisme, observe brusquement par le choix de disciplines que ils suivez l‟itinéraire du droit légiféré et pour la pédagogie unilatérale développée dans la classe, basée principalement sur des classes descriptives. La recherche favorise l‟analyse critique des Directives Curriculares national de l‟Enseignement Juridique, qu‟il a opté pour des compétences et des capacités critiques, réfléchies et des humanistes, dans le contrepoint avec le projet politique-pédagogique du cours d‟Ufpa, organisé dans le sens le plus traditionnel comme râpant curricular, où ils persistent les pratiques pédagogiques dogmatiques, l‟enseignement comme la transmission de connaissance, comme la verbosité de contenu formel qui priorise aux règles et des procédures et cela dissimule les études pour l‟émancipation.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses em Direito (Doutorado) - PPGD/ICJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_EducacaoJuridicaPositivista.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons