Síntese de hidróxidos duplos lamelares do sistema Cu, Zn, Al-CO3: propriedades morfológicas, estruturais e comportamento térmico

Imagem de Miniatura

Data

01-09-2011

Afiliação

Grau

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Tema

Eixo temático

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Citar como

SANTOS, S. S. dos; CORREA, J. A. M. Síntese de hidróxidos duplos lamelares do sistema Cu, Zn, Al-CO3: propriedades morfológicas, estruturais e comportamento térmico. Cerâmica, São Paulo, v. 57, n. 343, p. 274-280, jul./set. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ce/v57n343/04.pdf>. Acesso em: 29 abr. 2015. <http://dx.doi.org/10.1590/S0366-69132011000300004>.

DOI

Hidrotalcitas são argilas aniônicas, também conhecidas como Hidróxidos Duplos Lamelares (HDLs) e possuem estrutura semelhante ao mineral brucita. Os HDLs do sistema Cu, Zn, Al-CO3 foram sintetizados em condições que favorecem a formação de cristais pequenos e de elevada área superficial. A caracterização foi feita por difração de raios X, análise termogravimétrica, espectroscopia na região do infravermelho e microscopia eletrônica de varredura. A síntese foi feita pelo método de coprecipitação em pH variável, utilizando sulfatos de cobre e zinco, soluções de alumínio e solução de hidróxido sódio. Os difratogramas de raios X mostram que os compostos sintetizados possuem alta cristalinidade; a intensidade e a largura dos picos comprovam que os materiais se apresentam bem organizados e com empilhamento das lamelas. Os espectros de infravermelho apresentaram bandas associadas ao ânion carbonato presente na região interlamelar dos HDLs.

browse.metadata.ispartofseries

Palavras-chave

Hidróxidos duplos lamelaresHidrotalcitaArgilas aniônicasSíntese

Área de concentração

Linha de pesquisa

CNPq

País

Instituição(ões)

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

Instituto

Programa

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Fonte URI