Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6654
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMACEDO, Tatiana do Socorro Chaves Lima de-
dc.creatorPAGANO, Adriana Silvina-
dc.date.accessioned2015-05-12T13:36:00Z-
dc.date.available2015-05-12T13:36:00Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationMACEDO, Tatiana S. de; PAGANO, Adriana Silvina. Análise de citações em textos acadêmicos escritos. DELTA, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 257-288, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/delta/v27n2/a04v27n2.pdf>. Acesso em: 06 maio 2015. <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-44502011000200004>.pt_BR
dc.identifier.issn0102-4450-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6654-
dc.description.abstractThis article reports on a study of citations in academic writing from the perspective of citation analysis and genre analysis (Moravcsik & Murugesan, 1975; Swales, 1986, 1990, 2004; Bhatia, 2004). The study focuses on the use of citations by expert and novice members of the Linguistics community and presents a comparative analysis of nine research articles and thirteen student term papers in that area. The results show that the linguistic choices that guide the writing of citations are largely shared by the expert members (authors of the research articles) and the novice ones (graduate students authoring the papers) in that both tend to choose confirmative over negative citations. Unlike novices, however, expert members tend to use their own voices to confront other authors. The implications of this study reinforce the need for Language Teaching Education Programs to offer a genre-based approach to discourse aimed at developing students' rhetorical consciousness about academic writing, and consequently about the use of citations in written texts, thereby enabling novices to build up an authorial positioning within their discourse community.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2015-05-06T17:51:40Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22190 bytes, checksum: 19e8a2b57ef43c09f4d7071d2153c97d (MD5) Artigo_AnaliseCitacoesTextos.pdf: 745994 bytes, checksum: 3ed6a08925b37b6708fc703e6b5fcc9e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Rosa Silva (arosa@ufpa.br) on 2015-05-12T13:36:00Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22190 bytes, checksum: 19e8a2b57ef43c09f4d7071d2153c97d (MD5) Artigo_AnaliseCitacoesTextos.pdf: 745994 bytes, checksum: 3ed6a08925b37b6708fc703e6b5fcc9e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-12T13:36:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22190 bytes, checksum: 19e8a2b57ef43c09f4d7071d2153c97d (MD5) Artigo_AnaliseCitacoesTextos.pdf: 745994 bytes, checksum: 3ed6a08925b37b6708fc703e6b5fcc9e (MD5) Previous issue date: 2011en
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscrita acadêmicapt_BR
dc.subjectAnálise de citaçõespt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectCompetência comunicativapt_BR
dc.subjectGêneros do discursopt_BR
dc.titleAnálise de citações em textos acadêmicos escritospt_BR
dc.title.alternativeAn analysis of citations in written academic textspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta um estudo de citações em escrita acadêmica na perspectiva da análise de citações e dos estudos de gêneros do discurso (Moravcsik & Murugesan, 1975; Swales, 1986, 1990, 2004; Bhatia, 2004). O estudo enfoca o uso de citações por membros expertos e membros novatos da comunidade acadêmica de Linguística e consistiu na análise e comparação de nove artigos acadêmicos e treze trabalhos finais de disciplina. Os resultados mostram que as escolhas linguísticas que orientam a escrita das citações são em grande parte compartilhadas pelos membros expertos (autores dos artigos acadêmicos) e pelos novatos (alunos de curso de pós-graduação, autores dos trabalhos finais de disciplina), haja vista que ambos fazem uso de citações confirmativas, em detrimento de negativas. Todavia, membros expertos, ao contrário dos novatos, utilizam a própria voz para confrontar outros autores. As implicações deste estudo reiteram a necessidade de os Cursos de Letras terem uma abordagem de ensino e aprendizagem de escrita acadêmica baseada em gêneros do discurso visando desenvolver a consciência retórica dos alunos em relação à escrita acadêmica e, consequentemente, ao uso de citações em textos escritos, de maneira a empoderar os alunos a construir um posicionamento autoral em sua comunidade discursiva.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos Científicos - ILC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_AnaliseCitacoesTextos.pdf728,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons